- Este artigo foi preparado pela Inv Publicações para o blog O Antagonista. A análise justifica plenamente a decisão do governo Bolsonaro. É até estranho que o blog publique o texto, já que a publicação é inimiga feroz do governo. Leia tudo:
Ontem à noite, o ministro da Economia, Paulo Guedes, divulgou o seu plano de fechar um acordo entre o governo federal com os Estados, para cortar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis, na forma de uma PEC.
Diversos bancos viraram a noite fazendo contas com relação aos impactos diretos de tal medida sobre a arrecadação: 84 bilhões de reais até o fim do ano e 168 bilhões em 12 meses, diz o Itaú Unibanco. Já a Garde Asset diz que o corte teria impacto de 0.64 p.p. no IPCA deste ano, o que poderia se traduzir num ciclo de alta de juros mais curto.
Embora esses dados sejam interessantes e muito relevantes, vamos focar nossa discussão no aspecto macroeconômico maior e por qual razão esse tipo de medida (um corte de imposto) faz sentido.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
2 comentários:
SIM,
Paulo Guedes está certo quando diz que o imposto sobre os combustíveis deve baixar (no caso o ICMs do estados sobre o combustível).
O PROBLEMA TODO é que o governo apresentou em sua proposta o ressarcimento dos estados, para compensar a perda da arrecadação com a diminuição do IMCS... E não diz de onde sairão estes recursos para o ressarcimento! O Tesouro nacional não tem esse dinheiro (alguns bilhões de reais)...
Por outro lado, o que determina o aumento no preço dos combustíveis é a paridade com os preços internacionais (PPI). E isso não tem nada a ver com o valor do ICMs!
Já que estamos falando em dívidas...
Poderia comentar sobre este noticioso de forma clara embasada em argumentos válidos?
https://gauchazh.clicrbs.com.br/grupo-de-investigacao/noticia/2022/06/questionado-por-pagamento-de-compensacao-para-obra-privada-dmae-pede-parecer-sobre-concessao-do-beneficio-cl434lm8p004q019isk94foh3.html
Já que segundo o prefeito não tem dinheiro pra nada?
Postar um comentário