A Academia Brasileira de Letras, que nunca fez justiça a escritores e poetas gaúchos como Érico Veríssimo e Mário Quintana, também não fez justiça a Lya Luft.
A escritora gaúcha Lya Luft morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, em Porto Alegre. A morte da autora, que lutava contra um câncer, foi confirmada por amigos de sua família.Foi nesta madrugada. Ela estava internada, mas no Natal pediu para ir para casa, onde morreu dormindo. O câncer de que se tratava há 7 meses, tinha se transformado em metástese incontrolável.
Autora de 31 títulos, como "O quarto fechado", "As parceiras" e "Perdas e ganhos", Lya foi, durante anos, colunista da revista Veja.
A escritora foi casa com o dicionarista Celso Luft, autor do dicionário que leva seu sobrenome, mas há muitos anos estava casada com outro amor da sua vida.
O editor manteve comunicação com Lya em breves períodos e sempre a respeitou como pessoa e como escritora.
Ela e o marido também tinham residência em Gramado, RS.
CLIQUE AQUI para saber muito mais sobre a escritora e a sua obra.
21 comentários:
BRASILEIRO DE VALOR, DE VERGONHA NA CARA, DE FIBRA, QUE HONRA PAI, MÃE, FILHOS E FUTUROS NETOS...
ACONTEÇA O QUE ACONTECER EM 2022, VOTE BOLSONARO PRESIDENTE! NÃO IMITE O POVO CHILENO!!!
Caracas. Se foi a Lya. Que tristeza
Unhh sei, descobriu o câncer a 7 meses atrás, juntinho com as vacinas que salvam vidas.
Dia 26 fui em um velório de câncer tbm.
Mas Fernanda Montenegro e Gilberto Gil entraram. A academia brasileira de letras virou um antro de iletrados e de imbecis. Colocaram lá um Sarnei em detrimento do grade Mario Quintana A abl não representa mais os intelectuais brasileiros Não significa mais nada. Como a oab nacional.
Para a Academia Brasileira de Letras, Lia Luft não tinha preparo e conhecimento cultural. Por isso tem nos seus quadros um Gilberto Gil, um José Sarney, um Merval Pereira e uma toda especial Fernanda Montenegro.
Que nossa cultura um dia se livre dos Marimbondos de Fogo.
Esse negócio de pertencer a ABL é uma das maiores cafonices que tem, quase tanto quanto possuir uma residência em Gramado...
Foi em paz. A academia brasileira de letras virou lixo desde qdo admitiu Sarney. Depois até cantor baiano q nunca escreveu um livro. É a política no BRAZIU da nova república e petismo.
"A Academia Brasileira de Letras, que nunca fez justiça a escritores e poetas gaúchos como Érico Veríssimo e Mário Quintana, também não fez justiça a Lya Luft."
- Nisso você tem razão, meu impagável guru jornalista imorrível, imbrochável e incomível Políbio Bolsonaro, a Voz Afônica dos Pampas Gauchescos.
Em compensação, a ABL acata como literatos algumas antas de botina que andam por aí... Brevemente Mula e Dilma poderão ser indicados.
- Pods crer: Lia, Mário e Érico não perderam grande coisa. Eles sempre enxergaram mais longe do que o próprio umbigo. Foram realmente grandes nomes da Literatura brasileira. E não apenas meros rabiscadores. NÓS, os leitores, prestamos-lhes homenagem.
Babacas nunca leram um livro e vem falar mal da Lia.
Além de escritora era uma baita tradutora. Uma pena.
Aconteça o que acontecer? Eu heim...cada uma!
Nossa. Que gente louca. Respeite a Lya por favor e a deixe de fora da sua loucura fanatica.
Uma perda para a Cultura e para todos os brasileiros. A ABL há muito deixou de ter importância. Independente de posição política, eleger Fernanda Montenegro ( ótima atriz e boa pessoa por sinal), Gilberto Gil ( bom musico) e Sarney ( bom em que?) deixando de fora escritores de peso como Lya, Mário Quintana e outros escritores, acho muita decadência e falta de respeito aos escritores. Machado de Assis ficaria indignado.
Alienados do Brasil Lulopetista!
Mas nenhum escritor de real talento ainda tem desejo de entrar no que virou a ABL.
A abl virou um clubinho decadente!!!
ganhou uma notinha no R7 da Record...
a panelinha ABL/RJ/SP nao permite que ninguem entre no clubinho deles...
O nome da academia já mostra a qualidade de sua "estirpe". O que se esperar do Brasil?
Hum!! A crítica a ABL procede. Quanto a Gramado acredito que o anônimo das 13:21 prefira lugares mais refinados como o morro do alemão ou a favela do Vidigal
FELIZES ÉRICO VERÍSSIMO, QUE O TEMPO E O VENTO NÃO APAGARÁ; MÁRIO QUINTANA OLHANDO O MAPA DA CIDADE COMO SE FOSSE O SEU CORPO; LYA LUFT NO SEU QUARTO FECHADO, TODOS IMACULADOS, SEM SE CONTAMINAR COM A MESQUINHEZ E MEDIOCRIDADE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
MORRERAM SEM SE MISTURAR COM A FALSA CULTURA, TÃO BEM DESCRITA POR MILLÔR FERNANDES.
GRAÇAS A DEUS ESSA ACADEMIA FUNDADA POR MACHADO DE ASSIS NÃO QUIS RECONHECER O TALENTO GAÚCHO, GRAÇAS A DEUS.
PELO MENOS, NAS BIOGRAFIAS DE MÁRIO QUINTANA, ÉRICO E LYA, NÃO CONSTARÁ A MANCHA DO CONCHAVO OPORTUNISTA, DO VOTO DE CABRESTO E DA POLITICALHA RASTEIRA QUE IMPERA NAS ESCOLHAS DOS IMORTAIS. QUEM SE LEMBRA DE ALGUM ESCRITO DE MERVAL PEREIRA, FERNANDA MONTENEGRO OU GILBERTO GIL? MAS NO QUE VIROU ESSA ACADEMIA? NUM BBB DA LITERATURA? MAS O NOME NÃO É: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS? AGORA SAMBA, TEXTOS DECORADOS RECITADOS NUM PALCO, VIRARAM LITERATURA?
FOI ISSO QUE QUIS MACHADO DE ASSIS?
Acontece que para os elementos da academia,rio-grandense não é brasileiro,pois no próprio nome ,diz Academia BRASILEIRA.
E pra eles,gaúcho não é brasileiro.Somos um enclave no Brasil.
E não é só nessa área onde somos tratados com esse preconceito.Em várias outras também.
Até na previsão do tempo da Globo somos solenemente ignorados.
Pagamos o preço de um dia termos pretendido nossa independência.
Marcados na paleta para o resto dos dias.
Tem outro jornalista aí que também parece que andou flertando com a COVID nas UTi s fazendo matérias ao vivo “bem realistas” e também padece do mesmo resultado …
Triste isso … profissionais com opinião e influenciadores tem de se submeter a pauta do consórcio e baixar a cabeça !!
Né mesmo bancada das manhãs …
Postar um comentário