A crise de super-ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre existe porque 1/3 de todas as posições são de gente de fora da Capital

O dado mais importante sobre a super-ocupação de leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre, segundo dados da própria prefeitura,  é que do total de 318 posições para doentes de coronavírus disponíveis no dia 18, último registro da SMS, 101 não são de doentes da Capital. São quase 30% do total: 58 são da Grande Porto Alegre, 28 do interior e 11 de outros Estados. 

Os cidadãos e os empreendimentos que exigem atividade humana, pagam o pato por destinar 1/3 de todos os leitos de UTIs para infectados por vírus chinês. São de pessoas que não têm nada a ver com a vida na Capital.

Não fosse isto, o cenário de ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre, seria um dos melhores do Brasil, mas o portoalegrense - seus cidadãos e seus empreendedores - pagam o pato por acolherem doentes de fora.

O cenário de ocupação de leitos de UTIs no sistema hospitalar de Porto Alegre é gravíssimo, porque segundo boletim de hoje da prefeitura, 96,37% das 836 posições estão ocupadas por todos os tipos de doenças.

Há um mês, dia 28 de janeiro, o sistema contava com 813 leitos, registrando 84,55% de ocupação. No total, a Capital acumulava 2.111 mortes por covid.

O editor procurou os dados de hoje da secretaria municipal da Saúde, que registra:

Índice de ocupação de leitos de UTI, 96,37%
Leitos disponíveis de UTIs, 836
Mortes acumuladas por vírus chinês, 2,290.

CLIQUE AQUI para examinar as tabelas que registram a origem de cada doente.
CLIQUE AQUI para examinar os dados de hoje.


28 comentários:

Anônimo disse...

E, principalmente, pq o GOVERNADOR MANDOU OS BILHOES DO GOVERNO FEDERAL PRAS PETS DE PELOTAS...

OLE LÊ, OLA LÁ, O LEITE VEM AI E O COVID VAI PEGÁ...

BRAXIL PAIS DE TROXAS

Anônimo disse...

Mas o importante é o Leite posar de bonzinho para se candidatar a presidente

Anônimo disse...

O mais importante é que no modelo de Cogestão a responsabilidade do rebaixamento da bandeira é exclusiva do Prefeito.

Anônimo disse...

Os recursos públicos também são concentrados na capital. Nada mais justo que receber os pacientes.

Velho ignorante.

Anônimo disse...

O Governador Eduardo Leite ao invés de proteger a população evitando o contágio da Nova Cepa do Vírus Chinês os trouxe para serem tratados aqui, disseminando o Virus para toda a população. Solidariedade ou Burrice. O Recurso que o Presidente Jair Bolsonaro mandou para o RS foi o mesmo que mandou para Manaus. O que fizeram com o dinheiro? O STF deveria investigar, já que partiu de lá a autorização de Governadores e Prefeitos administrarem o Virus Chinês e o Recurso do Governo Federal também.

Anônimo disse...

Porto Alegre acumula em seus Hospitais toda a Região Metropolitana e ainda os infectados de outros Estados, colocando em risco toda a População. Não saímos da Bandeirinha Vermelhinha e agora estamos na Pretinha. É para acabar com o nosso Estado mesmo.

Anônimo disse...

Claro, acabou os leitos do interior as pessoas se mandam para onde tem. O RS não deu atendimento Covid para pessoas de Rondônia e de Manaus, vai se negar a atender os seus?

Anônimo disse...

Liberaram geral, se continuar nessa balada se preparem que Manaus é o Rio Grande logo ali.

Anônimo disse...

Quem brigou pela da Co - gestão na Famurgs foi o Prefeito Mello, agora segura a bronca, sem piar.

Anônimo disse...

Como não existe, não são 96,37 % de ocupação dos leitos? Venham desse ou daquele município são gaúchos a procura de atendimento, o Sistema SUS é claro não tem leito em um Hospital manda para onde tem.

Enquanto tiver vaga em Porto Alegre podem vir e, nem o Governador, nem o Prefeito e nem ninguém tem competência de se negar a receber pessoas com Covid em Porto Alegre, enquanto tiver leitos disponíveis.

Anônimo disse...

O editor querendo arrumar briga entre gaúchos?

Anônimo disse...

Porto Alegre já ganha um FPM muito maior que a sua população .

José Corrêa disse...

Sr. Políbio

Investigue a ocupação dos leitos de UTI em 2019!!!

Eder disse...

Esta é uma explicação ridicula, então os Hospitais da Capital não deveriam receber ninguem que não for de Poa? E onde não tem Hospital???????

Unknown disse...

Mas quem paga pelo SUS não são somente os cidadãos de Porto Alegre e sim todos os brasileiros.

Anônimo disse...

Outro presidente dizia que não se faz Copa do Mundo com hospitais e sim com estádios. Deu no que deu e espero que no lugar das leis tipo Ruanet façam leis de incentivos para construção de hospitais, chega de pão, circo e mortadelas

Anônimo disse...



A boa e velha ambulancioterapia ...


Ao passar na frente da santa casa de manhã e ver que tem ali estacionadas umas 12/14 vans com placas de todo interior do estado !!

Não é crítica, mas opinião: Municípios têm de corresponder com seu aporte.

Recebem eles verbas federais pra saúde e a saúde mesmo é feita em Porto Alegre.

Daí não tem caixa 📦 que aguente né !



Anônimo disse...


Isto ocorre devido a ingerência política que não prioriza a saúde.
Aí é mais fácil engambelar os eleitores e comprar ambulâncias de última geração, do que construir uma estrutura de atendimento médico decente.
Diariamente vans e até ônibus de prefeituras de todo o RS, chegam lotadas na capital em busca de atendimento médico.

A.C. disse...

Usou as verbas destinadas ao combate a Covid que deveriam ter ampliado os leitos hospitalares para botar a folha de pgto do funcionalismo em dia e o resultado está aí!

Eduardo disse...

LEITE VOTEI EM VOCE POR FALTA DE CANDIDATO MELHOR.....ENTRE TU E OUTRO RUIM, ANULO VOTO

Anônimo disse...

Filipinas está ganhando "GRÁTIS" da China, a VaChina para o vírus chinês!
Mas como la, não é cá, as doses não foram entregues, porque o governo filipino quer saber quem vai INDENIZAR nos MUITOS casos de EFEITOS ADVERSOS. Além do que : estão proibidos de usar VaChina : IDOSOS acima de 59 anos e PROFISSIONAIS DE SAÚDE.!!!!!
Os cientistas deles se basearam em estudos feito na TUrquia e no Brasil (aqui se sabia, então)
Alguma dúvida do por que do aumento exponencial de infecções e mortes em São Paulo nos últimos 20 dias?

Unknown disse...

Mais da metade dos leitos estão em Poa, que tem menos 20% da população. Quem paga os leitos da capital é o contribuinte do interior.

Anônimo disse...


A crítica a esta situação não é de atender pessoas de fora de Porto Alegre. Porto Alegre é um grande centro hospitalar então é normal que pessoas de outros locais venham para cá para serem atendidas.
O problema é que o prefeito anterior não entendeu este problema e fechou a cidade quando o problema maior estava em outros locais.
Porto Alegre pagou a conta do fechamento por conta de internados de outros locais.
JC Machado

Anônimo disse...

São brasileiros, São pessoas do RS que pagam impostos e tem direito de procurar os hospitais da Capital. Vai agora construir um muro ao redor de Porto Alegre?

Unknown disse...

Porque não usam os leitos vagos dos hospitais militares? Segregação contra os civis?

Cosip disse...

Não entendeu a reportagem. É sobre as restrições, não contra os atendimentos pois as pessoas não circularam ou se contaminaram em Porto Alegre.

Anônimo disse...

Por isso tem que acabar com esse monte de prefeituras. Imagine as cidadezinhas que não tem hospital. Com salário do prefeito, vice e vereadores daria para equipar o prédio da prefeitura e contratar médicos e enfermeiros.
E ainda sobra para transformar a Câmara em uma escola!
Cadê o mais Brasil menos Brasília???

Anônimo disse...

Isso é um escândalo, enquanto isso recebemos pacientes lá de Manaus, outro escândalo. A RBS "ficaemcazista" MANDA no LEITE.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/