79,21% chamam Constituinte Exclusiva no Chile. Homens e mulheres terão paridade de representação.

O povo foi para as ruas comemorar o resultado.


A convocação de uma assembleia nacional constituinte exclusiva foi aprovada por 79,21% no plebiscito realizado ontem no Chile. O próximo passo agora é a eleição marcada para o dia 11 de abril do ano que vem, que escolherá os 155 delegados constituintes, responsáveis por elaborar o novo texto, um processo que deve durar até 12 meses.

Outra decisão importante deste domingo:

Mulheres - Mulheres e homens terão paridade na Constituinte, que será eleita por voto popular. Isto é inédito no mundo.

Um projeto de lei sobre o aborto legal foi apresentado ao Congresso , mas as mulheres também buscam avançar em questões prioritárias como igualdade de remuneração, reconhecimento do trabalho doméstico e direito à vida sem violência.

24 comentários:

Anônimo disse...

É mais um povo dando corda para seus carrascos o enforcar.Vide Argentina.A Esquerda Escarlate usando meios democráticos para implantarem ditaduras do proletariado, eles não aceitam governos de direita conservadores e usam todos os métodos com chicanas para implantarem suas agendas.No Brasil isso está acontecendo via STF.

Anônimo disse...

Pesquisa sobre o Foro de São Paulo. Já tem 30 anos e ninguém fala desses grupo. Pesquisa sobre vão entender o que da América Latina está desse jeito na política.

Murilo disse...

Coitado do Chile ... entrou na mesma ladainha da América Latrina...

Anônimo disse...

Foro de São Paulo foi fundado em 1990.

A Dilma tentou fazer isso no Brasil e o povo foi as ruas até derruba-la.

Chaves e Maduro também fizeram uma nova contituinte lá.

Chile como o presidente é o Peñera, o Foro de São Paulo fez badernas nas ruas até o fim para derrubar a constituição liberal vingente.

Esses movimentos do México até o Chile tem dedo do Foro de São Paulo e cumplicidade do partido democrata dos USA.

Pesquisem sobre o Foro de São Paulo ou atualmente Grupo dele Pueblo.

Esses partidos da esquerda estão há 30 anos unidos em segredo e a mídia inteira nunca fala nada, como sempre.

Anônimo disse...

Os Chilenos nem se dão conta de que a tal "constituinte exclusiva" está sendo dirigida e dificilmente representará os interesses da maioria deles.
.
Coitados, em breve estarão dançando tango com os argentinos.

Anônimo disse...

"Cortaram, as próprias asas", pobre Chile!!!

Anônimo disse...



Bom dia, Polibio, bom dia, leitores, Yehoshua esteja com vocês.



E a nossa Constituição garantista de bandido já foi elaborada e sancionada em 1988 e o STF já foi muito bem aparelhado. Eles estão na verdade atrasados. O povo da América Latina está ferrado. Os mazistas vem preparando isso a séculos.

Anônimo disse...

Apostaria que o Chile irá entrar numa fria histórica, e que gerações lamentarão essa concessão feita aos desordeiros, travestidos de "manifestantes", na verdade criminosos sociais se utilizando de mentes imberbes e sonhadoras para implantar a sua ideologia do mal. A lamentar que o pais Latino americano com os melhores índices de desenvolvimento, tenham uma recaída para a esquerda, que irá semear o caos em breve.

Anônimo disse...

As Esquerdas não param nunca, estão sempre mentindo, fomentando discórdias, promovendo a ideologia do mal, usufruindo do bom e do melhor do capitalismo e explorando o povo até a sua morte. Abram a mente e não deixem essa turba dominá-los!!

Anônimo disse...

E as aglomerações de pessoas ? Estavam todas mantendo a distância de dois metros uma da outra ? Estavam todas usando máscaras ? Estavam tidas a não se tocar ?
Ah. A RBS de lá deve ter ficado louca de raiva ....

Anônimo disse...



Os nazistas vem preparando isso há séculos, inclusive a mente da população. Eles vem se arvorando por liberdade e democracia enquanto escraviza toda a humanidade e para isso, destruíram a Educação e ainda usa a máquina de propaganda nazista para alienar a população com mentiras. A Democracia que eles se dizem lutar é falsa, mentirosa porque todo mundo agora sabe que eles lutam por Comunismo e Comunismo não tem nada de liberdade. O Comunismo gera milhões de mortes de cristãos e miséria, nada mais que isso. Tanto que eles já registraram nas Pedras Guias da Georgia que pretendem exterminar 90% da população mundial.

Anônimo disse...

Mais uma população que nada aprendeu 1 vai voltar ao comunismo e depois vai chorar....aviso foram dados a todos os Países !
Aguardem o Uruguay.....será o próximo !

Anônimo disse...

Parece que o Foro de Sao Paulo vem conseguindo sabotar a América do Sul de maneira irremediável.

Anônimo disse...

Bolsonaro foi eleito em 2018. Já já irá terminar o segundo ano do mandato dele e até agora ninguém teve coragem de abrir a CPI do Foro de São Paulo. Fizeram o Grupo de Lima, justo. Grupo legal formado por países democráticos, eleitos pelo povo, de forma transparente para pressionar a Venezuela que vive uma ditadura desde a eleição do Chávez. Agora a CPI do Foro de São Paulo nada até agora. Todas essas CPIs como a CPI da Lava Toga e demais são consequências da CPI do Foro de São Paulo. Foro de São Paulo é uma organização ilegal e criminosa, com influências externas e internacionais. As decisões dos partidos de esquerda tanto no executivo, legislativo e judiciário são feitas lá.

Todos os governos de ESQUERDA da América Latina são submissas a um órgão EXTERNO e ILEGAL.

Essa escória vivia chorando pedindo reabertura dos casos dos regimes militares, mesmo com leis de anistia dada a todos. Mas investigar os crimes da ESQUERDA do passado remoto, passado recente e do presente não deixam de jeito algum.

Com um congresso desses, não tem país que se desenvolva a longo prazo. Todos os absurdos acontecem o tempo todo e a única coisa que todos pensam é na próxima eleição, no próximo cargo ou manter o atual cargo.

Se não fizeram uma CPI do Foro de São Paulo até 2022, o Bolsonaro poderá perde a reeleição e entregará de bandeja o país para os criminosos que destruíram o país de 1988 até 2018.

O cara é eleito para derrubar o Foro de São Paulo e até agora nada fez de concreto.

Anônimo disse...

O erro estupido de não levar em conta a capacidade de cuba em semear discordias. Eis o resultado que está se espalhando pela AL.

Anônimo disse...

Depois surge um outro Pinochet e vão ficar de mimimi...

Os comunistas estão próximos de conseguirem estabelecer a sua maior e melhor "cabeça-de-ponte": exatamente nos EUA, depois do Obama ter levantado a bola para o corte pelo Biden ! disse...

De todos os países da América do Sul, o Chile, sempre foi o mais comunista de todos e, isso, mesmo depois que Allende o tentou salvar desta tendência comunista por lá idolatrada e, como a água sempre corre para o mar, lá, no Chile, o mar será sempre a lama do comunismo ! Lembrem-se que, desde 1964, foi para lá que acorreram todos os safados traidores e criminosos brasileiros adeptos de aqui no Brasil implantar a sujeira hipócrita da "democrática" comunista e, pasmem, todos esses vendilhões e traidores da Pátria aqui ainda se encontram, a começar pelo chileno Maia, o Botafogo da Odebrecht ! Depois do Chile, todos sabem quais são os outros redutos comunistas no mundo, respectivamente, por ordem de grandeza e capacidade de lidar com gente safada e da pior espécie, Paris e Havana !

G.M disse...

Um dos países com maior IDH das américas caminhando a passos largos para o socialismo e a destruição..

Anônimo disse...


vai ser uma constituinte pior do que a nossa de 88.


a guerra fria está recém começando.


golpes militares serão a solução para países como Argentina, Chile, Bolívia, Equador etc, se o Foro de SP continuar a revolução silenciosa.

Anônimo disse...

Tem um livro que conta EXATAMENTE O QUE ACONTECEU COM O CHILE DE ALLENDE - A casa dos Espíritos de Isabel Allende. O mesmo aconteceu com a Espanha republicana em 1933, onde os comunistas, anarquistas, tomaram o poder. Em tres anos destruiram a economia da Espanha, logo logo veio a reação com as tropas de Franco. O mesmo aconteceu no Chile de Allende.

Avisa o pessoal aí, que o FORO DE SÃO PAULO, não existe mais ESSA QUADRILHA DE ESQUERDA MUDOU O NOME, AGORA É - GRUPO DE PUEBLA.

Anônimo disse...

Só estou imaginando no que isso vai dar.

Anônimo disse...

Abriram as pernas para os comunistas. O Brasil tem de cuidar da Bolivia e do Paraguai, os próximos alvos.

Vai Chile, deixa os comunistas fazer o que fizeram aqui no Brasil ! disse...

Os comunistas chilenos querem mesmo é fazer uma Constituição como a que foi feita aqui no Brasil pelos comunistas de 1988, protegendo e enriquecendo tudo o que for de terroristas, bandidos e ladrões, além de proporcionar a colocação de um bando de safados no Poder e garantindo as mais altas e melhores aposentadorias a tudo o que for de mamador já de grandes beiçolas penduradas !

Anônimo disse...

Não vi a imprensa chamar os incendios de Igrejas no Chile d eterrorismo ou crime de ódio.
E o silêncio do Papa Francisco é espantoso. O Papa é um infiltrado comunista!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/