Esta reportagem faz comparação falsa entre os casos do RS e do Amazonas

Nesta reportagem de hoje do Correio do Povo, os jornalistas tentam estabelecer uma comparação entre o RS e o Amazonas, tudo para afirmar que com 120 mil casos e 3,3 mil mortes, os gaúchos já contabilizam números iguais aos dos amazonenses.

O Amazonas espantou o Brasil com o caos registrado no seu sistema hospitalar, tudo devido ao enorme número de casos e de mortes, além da falta de leitos de UTI.

A comparação é falsa, começando pela diferença de população:

RS,11,5 milhões de habitantes
Amazonas, 4,1 milhões, população igual a da Grande Porto Alegre. Porto Alegre, sozinha, tem mais leitos de UTI do que o Amazonas inteiro.

E no RS nunca faltou um só leito de UTI.



6 comentários:

RICARDO AMMIRABILE VIANNA disse...

Prezado editor, realmente o RGS não pode de maneira alguma ser comparada com Manaus(AM) , lá foi o caos absoluto, em tudo tanto politicamente como tecnicamente. Para finalizar o Prefeito de Manaus não confia no seus sistema de saúde e veio e tratar aqui em SP no Sirio Libanes , prova de má gestão , Municipal e Estadual. O RGS é um exemplo de sistema de saúde, e tanto Prefeitos e Governador estão de parabéns pelos resultados obtidos.

flavio mpinto disse...

Essa turma nem parece que é gaúcha e não sabe que, aqui, quando o inverno aperta, a temperatura cai, os hospitais enchem. Isso é histórico e faz parte da vida rio-grandense!

José Corrêa disse...

Ora, jonalizta sendo jornalizta!!!

Anônimo disse...

O que está faltando é um estudo consistente e honesto que leve em consideração todos os parâmetros que influenciam no controle desta doença. O que vemos publicado são achismos sem critério estatístico.

Anônimo disse...

Falando nisso, como ficou o caso daquele médico que assassinou diversas pessoas com super doses de cloroquina só pra desacreditar o remédio?

fecha record disse...


Mas olha em qual jornaleco saiu a notícia, o pravda do sul.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/