Amauri Feres Saad, Brasil sem Medo - “Um presidente da república está limitado pela ciência.” — Mas que ciência?

Há vários e graves problemas no modo como a questão está colocada.

Um grupo de importantes professores de direito recentemente se manifestou, em artigo publicado em O Globo1, no sentido de que as ações do poder executivo federal no enfrentamento da pandemia de coronavírus não seriam legais (ou, mais ainda, constitucionais) se “contrariassem a ciência”. Confirmando o ditado de que great minds think alike, tal posicionamento foi exteriorizado em harmoniosa sincronia com pronunciamentos públicos de autoridades do legislativo2 e do Supremo Tribunal Federal3 no mesmíssimo sentido.

Em tal artigo, os autores amparam a sua tese no exemplo poético de que o presidente “não pode decretar que o sol nasça no poente e se ponha no (sic) nascente”, donde decorreria a impossibilidade de “negar evidências científicas seguras, tampouco orientar que sua administração assim o faça”. O chefe do executivo, que deve governar “para além de sua câmara de eco ou de seus robôs”, não pode contrariar a ciência “porque está limitado pela realidade”.

A discussão, é claro, não surgiu do acaso: o pano de fundo são as divergências entre o presidente da república e governadores de Estados quanto ao término ou continuidade da quarentena (e/ou outras medidas de isolamento social), e sua abrangência.

Há vários e graves problemas no modo como a questão está colocada.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

22 comentários:

Anônimo disse...

OSVALDO CRUZ, TUDO A VER COM O MOMENTO ATUAL:

Diretor-geral da Saúde Pública (1903), nomeado por José Joaquim Seabra, Ministro da Justiça, e pelo Presidente Rodrigues Alves, coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro.

A nomeação foi uma surpresa geral. Organizou os batalhões de "mata-mosquitos", encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. Convenceu Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar (1904) contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada, o que ficou conhecido como Revolta da Vacina.

A cidade era uma das mais sujas do mundo, pois dos boletins sanitários da época se lê que a Saúde Pública em um mês vistoriou 14.772 prédios, extinguiu 2.328 focos de larvas, limpou 2.091 calhas e telhados, 17.744 ralos e 28.200 tinas. Lavou 11.550 caixas automáticas e registos, 3.370 caixas d´água, 173 sarjetas, retirando 6.559 baldes de lixo e dos quintais de casas e terrenos 36 carroças de lixo, gastando 1.901 litros de petróleo (são dados do livro indicado abaixo, de Sales Guerra).

Houve um momento em que foi apontado como «inimigo do povo», nos jornais, nos discursos da Câmara e do Senado, nas caricaturas e nas modinhas de Carnaval. Houve uma revolta, tristemente célebre como a revolta do «quebra-lampeão», em que todos foram quebrados pela fúria popular, alimentada criminosamente durante meses pela demagogia de fanáticos e ignorantes.

Anônimo disse...

O que não existe na covid 19 é ciência. O RS teve estiagem, o Centro Oeste do Brasil com temperaturas altas e baixa umidade. Olhem a propagação do vírus no Centro Oeste, será que é mera coincidência as baixas taxas no Centro Oeste?

Anônimo disse...

Quando o líder é fraco, os oportunistas de plantão, sonhando sentar-se no assento " quase" vago dão pitacos para todo lado .
É o que ocorre desde o início do governo Bolsonaro!

Do " alto" da minha insignificância solto o meu pitaco:
Bolsonaro paga o preço por não chegar CHUTANDO O BALDE!
Se tivesse SUPER VALORIZADO a LAVA JATO, desde o 1° dia, deixado a moçada trabalhar à vontade, juntando provas, encarcerando os corruptos aos borbotões, hoje, talvez...talvez sobrasse ai: um ou outro babão de esquerda sem passagem policial, livre para dar pitaco. E estes ( esquerdinhas que não sejam bandidos) são tão poucos que se contam nos dedos de uma mão.
O RESTO estaria latindo de dentro da carceragem da P.F, da Papuda, do Tremembé....preocupados com os anos de "cana dura" à frente para puxar. Devolvendo alguma grana do butim, para aliviar as penas.... e essa grana o PR poderia usar na economia....

Anônimo disse...

Se há uma coisa que não está claro na Covid é a " ciência".

Anônimo disse...

Realmente, que ciência? Conhecimento científico já existe fartamente sobre os vírus da gripe , muitas dezenas de anos de estudos. Para a peste chinesa conhecida no ocidente há 4 meses, é tecnicamente impossível na atualidade poder ter algum estudo aprofundado, é humanamente não houve tempo para tanto. Tudo é chutômetro, agora se alguém usando alguma substância diminui em 15% que seja a mortalidade já é um grande achado no momento atual. Se esperarmos pelos estudos científicos ficarem prontos, a raça humana pode quase estar extinta, seja pelo vírus, seja pela fome! Ciência, que ciência? Chutometria pura de caras que falam a respeito de uma coisa que eles ainda não tem a menor ideia do que seja (aplicação de frase de Winston Churchill no combate à peste chinesa).

Anônimo disse...

A ciência do ministro PICARETTA.

Anônimo disse...


Artigo excelente, com ponderações pertinentes, sobre o uso político e midiático do vírus, de forma a distorcer toda e qualquer medida sugerida ou proposta pelo Presidente. Usam a ciência sem saber o que é ciência, mesmo assim têm a pretensão de afirmar em nome dela, os maiores absurdos em relação ao vírus. Infelizmente, o mundo está contaminado pelo pior vírus da terra: o globalismo!

Ivan Alencar disse...

- Será que os elementos citados algum dia morrerão de fome?
- Será que os elementos citados são ideologisados por alguma "religião" que quer limitar o número dos habitantes do Brasil e do mundo.
- Será que os elementos citados cientificamente acham que os milhões de eleitores do Bolsonaro merecem morrer de inanição, fome, suicídio, doenças e guerra por invasores?
- Será que os elementos citados são iludidos mercenários a soldo de alguma potência estrangeira que visa matar pelo menos a metade da população para que as terras brasileiras fiquem gratuítas para o dragão?
- Será que os elementos citados sabem o que lhes espera caso vinguem seus desejos?
- Será que os elementos citados algum dia perderão a fascinação pelas trevas?

Anônimo disse...

Estranho é como no Brasil o Presidente está limitado por tudo.

Não sei se é paciência, estrategia ou estão segurando o homem mesmo.

Não votei em Bolsonaro para assistir o Congresso e STF desgovernando.

Anônimo disse...

Não assisto a Globo! Bolsonaro tem razão.

Steve disse...

O presidente manda cada vez menos. É o parlamentarismo branco implantado pelo congresso comandado pelo DEM.

Unknown disse...

O congresso vai ser renovado de novo . E Bolsonaro saia mais forte que nunca desse embate.

Anônimo disse...

Os "especialistas" da Globo dizem que não tem evidência científica que comprovem a eficácia da Cloroquina contra o corona. Quanta besteira é dita por segundo nos jornais desta rede de TV e copiada em todas os sites e jornais anti-Brasil. Se o virus é novo, nasceu teoricamente em novembro/2019 em Wuhan, então qual remédio teria eficácia cientificamente comprovada em tão pouco tempo? Resposta direta: NENHUM, não daria tempo.
O que temos é a realidade dos médicos que conhecem a versatilidade da cloroquina para tratar diversas doenças virais e de protozoários, isto sim tem evidência científica de mais de 70 anos de pesquisa. Além do embasamenteo científico tem a realidade que Globosta não quer reconhecer, milhares de pessoas já foram curadas com estes remédios. Isto a Globo NÃO QUER MOSTRAR.

Anônimo disse...

Essas nulidades, digo, sumidades do Direito deviam se preocupar em orientar alguns governadores e prefeitos sobre ferir o direito de ir e vir da população, requisitar bens sem amparo legal, isolar a praia cuja responsabilidade é da união, além de outras arbitrariedades, deixem que o Presidente de preocupe com a "ciência", que aliás, não há nada que diga q contrariá-la é crime, talvez no máximo um contra senso, quanto ao vírus chinês o PR tem razão é distanciamento vertical para os sadios,horizontal para os grupos de risco e "muita" cloroquina ou remédio do Bolsonaro, como queiram, para os doentes.

Anônimo disse...

Gsotaria que esses tremendos "cientistas" também explicasses sobre o desastre econômico que terá resultado das suas práticas científicas, das consequências sociais.
Basicamente, mandam ficar em casa e depois comer merda!

Anônimo disse...

Esquerdista adora passar vergonha.

Quero ver se algum tem coragem de botar o nome nessa trolha !!! Duvido.

Anônimo disse...

STF e Congresso depois de lerem esse texto, deveriam ajuelharem e pedirem perdão ao Presidente Bolsonaro.

Anônimo disse...

Bando de cafajestes.

adilson disse...

É desproporcional a força que um conservador de direita tem que fazer para governar.Eles estavam acostumados no modo anterior.Aquilo é a política normal para eles.JB contrária isso e está sendo rejeitado como corpo estranho.Se não fosse quem é e o tempo de experiência já teria caído.Aquilo que eles faziam antes é levado em consideração.Opor se a isso e querer diferente deixa os agitados e hostis.Acostumaram com um executivo refém.

Anônimo disse...

Estranho é como no Brasil o Presidente está limitado por tudo.
"Não sei se é paciência, estrategia ou estão segurando o homem mesmo."

Tudo muito estranho ou tudo muito claro. Se comparado ao governo do condenado, que se autoproclamou como o homem mais honesto, não lembro que tenha tido qualquer dificuldade de aprovar o que queria no Congresso.


Anônimo disse...

13 de abril de 2020 16:55

Os elementos desconhecem o básico, mas dizer o quê? No meio médico a falta de conhecimento é um espanto.
Ver renomados médicos como Roberto Kalil, do Sírio-Libanê, David Uip infectologista do Governo de São Paulo, infectados, como???? E ainda esconderam, pode?
Se seguirmos os estudos do Dr. Cicero Galli Coimbra um renomado cientista, os dois doutores estão com deficiência de vitamina D3, na verdade um hormônio, se estivem acima de 60ng/ml o vírus chinês seria um mero resfriado.

Vitamina D3 e Corona Vírus. Entrevista Dr. Cícero Coimbra, Salutis, TV Guarulhos.
Na sexta-feira, 20 de março, tivemos o prazer de receber a maior autoridade em vitamina D3 no Brasil e no Mundo, Dr. Cícero Galli Coimbra.
Ele defende uma dose de ataque de 600.000 UI e doses de manutenção após 30 dias como importante ferramenta para a manutenção de um sistema imunológico saudável.
Absolutamente imperdível.

Dr. Cícero Coimbra é médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em medicina interna e neurologia, mestre e doutor em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado (1993) pela Universidade de Lund, Suécia.
Professor do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo, preside o Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade. Desenvolveu o Protocolo Coimbra para o Tratamento de Doenças Autoimunitárias utilizado atualmente por muitos médicos brasileiros e estrangeiros.
Entrevista do Dr. Cicero Coimbra, na TV Guarulhos é longo mas Vale cada minuto e tudo mastigadinho:
Integra:
https://www.youtube.com/watch?v=clGkGWOwQ_U

Dr cicero Galli Coimbra n vídeo abaixo fala sobre o Coronavírus e a vitamina D3 . DOSES seguras incluindo as crianças.
Explica que a D3 potencializa a imunidade inata.
São apenas 5:17 minutos que podem fazer toda a diferença na sua vida. Quem sabe entre viver e morrer.

Dr. Cicero Galli Coimbra urgente:
https://www.youtube.com/watch?v=TT1zMF76y1c


Quem sabe, sabe... e que vergonha para os medalhões.

Presidente Bolsonaro, chame Dr Cícero Galli Coimbra!

Anônimo disse...

É a ciência dos analfabetos funcionais da safra pós 1984 e piorado pela safra pós 2003.Geração Paulo Freire.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/