De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), 38% dos estudantes do ensino superior não dominam habilidades básicas de leitura e escrita. Os dados foram divulgados pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa.
Para a consultora do IPM, Fernanda Curi, a existência de pessoas nessa condição se justifica por um ensino de base insuficiente. “A falta de qualidade existe desde o ensino básico”, diz. No entanto, a consultora afirma que a falta de habilidade do estudante não justifica a existência de universidades com o ensino ruim. “Não é porque um aluno está mal preparado que a instituição deve oferecer um curso ruim”, explica. Para Fernanda, a universidade deve estar preparada para auxiliar esse aluno com dificuldades e contribuir para a sua formação. “Não devemos tirar a responsabilidade da escola, mas a universidade deve ajudar o estudante, pois ele levará o nome da instituição como profissional”.
De acordo com dados produzidos pelo IBGE e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o número de brasileiros com ensino médio ou superior cresceu em quase 30 milhões na década 2000-2010.
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23 comentários:
Agradecemos a Ester Grossi.
Discordo completamente da consultora Fernanda Curi - "a universidade deve estar preparada para auxiliar esse aluno com dificuldades e contribuir para a sua formação".
A universidade não é lugar para alguém que não está completamente alfabetizado. Os alunos com falta de conhecimento básico devem ser reencaminhados ao ensino médio ou fundamental, conforme o caso. Aliás, para começar, os analfabetos funcionais não deveriam nunca ter sido admitidos para frequentar uma universidade. Estão no lugar errado. Isso é o que dá o sistema de "cotas", racista, discriminatório, e inconstitucional.
Com isso imagina o que será desta futura geração com a tal "homing schooling" . Pobre Brasil. Enquanto isso precisamos de 15 mil técnicos em programação de robôs, apesar da crise. Empresas caçando especialistas em programar robôs...
Eng. Joel Robinson
Ability Automation
Novo Hamburgo
Este é o resultado previsível com a aplicação maciça daquele lema do PT-partido-quadrilha para a educação: "É RUIM, MAIS TEM BASTANTE"!!! Nunca um LADRÃO recebeu tantos títulos de "DOUTOR HONORIS CAUSA" como o Lularápio! Só por aí já dá para imaginar o nivel rasteiro, repugnante das universidades federais que deram este titulo a um LADRÃO! Hoje receber este titulo destas universidades federais rastaqueras é motivo de desonra para qualquer cidadão honesto! E os reitores atuais delas sabem muito bem de quais universidades federais estamos falando!
Herança petralha. Se um onagro recebeu titulo de honoris causa imagine o restante.
só 38%? Pesquisa "camarada". Está mais para 50% de analfabetos funcionais, não quase!!!
Sou professora universitária aposentada e atesto: a maioria dos universitários é constituída de analfabetos funcionais! A universidade não dispõe de meios, tempo ou professores para elevar esses alunos ao nível exigido por uma universidade. E o que acontece? Com a aprovação dos programas governamentais, que desejam manter esses alunos na universidade a qualquer custo, as universidades baixam o nível para mante-los e receber o dinheiro do governo.
Com professores vermelhos fazendo greve tres meses por ano esperar o que ??? Ou os brasileiros tomem vergonha e ponham estes vermelhos no olho da rua ou sempre seremos assim...greve de professores devia ser proibida proibida.. se não estão contentes é que não são professores e caiam fora que a sociedade agradece...vadios...
Se fizessem igual pesquisa com os jornalistas o editor puxava a fila dos ineptos.
O governo do PT encheu as universidades particulares de milhares de alunos semi-anafabetos através dpo programa Prouni, gente que não sabe fazer uma regra de 3 simples, hoje é engenheiro, advogado, farmacêutico, arqueiteto...
O governo do PT também habilitou o ensino distância. Logo logo vai ter farmacêutico, químico que nunca pisou um laboratório cuidando da saúde das pessoas.
Esta tal de Fernanda Curi viajou na maionese! Quem caiu de para-quedas na universidade com conhecimentos fraquíssimos anteriores a ela QUE SE VIRE! Qualquer faculdade tem cinquenta ou mais disciplinas e ainda TERÁ QUE ASSUMIR AS RATEADAS ANTERIORES de PARA-QUEDISTAS que chegaram a universidade sempre baseados na lei do menor esforço, aquela lei que prega que a fadiga é prejudicial a saúde ???? Querer que as universidades assumam o ônus que cabe aos preguiçosos contumazes está igual ao Gilmar Mendes ser processado por ofensas que proferiu e a multa que ele recebeu ter ser paga pelos contribuintes! Vale é o dito popular "quem pariu Mateus, que embale"!!
Conheço professor de engenharia, que se queixa de que tem estudantes de engenharia " que não sabem realizar as 4(quatro) operações de matemática". Os professores se negam a ensinar estudante de engenharia como fazer as 4 operações.
Resultado de décadas de esquerdalhização do ensino brasileiro.
"Educação progressista", Sócio-construtivismo e muito Paulo Freire desde a base...
Parabéns esquerdalha, missão cumprida.
E pensar que corporações professores pelegos esquerdalhas, ainda têm a desfaçatez de promover greves para manutenção de seus privilégiso corporativos...
Deviam ser responsabilizados pelo estrago que fizeram e pagar indenização à nação.
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU COM O ANÔNIMO DAS 12:20
Se a avaliação fosse em habilidades com a Matemática e a Lógica, aposto que o resultado da pesquisa seria ainda mais desastroso.
Perfeito. O problema da educação vai ser resolvido por intelectuais do naipe do Bolsonaro, da Damares e do Weintraub.
Adam Smith e Karl Marx em uma Graduação de Relações Internacionais: qual deles é o mais 'prestigiado' entre os professores?
Olá, jornalista Políbio Adolfo Braga. Eu cursei as graduações de Gestão Pública e de Administração. E sobre esse papo recente/atual de "esquerdização" das Universidades, principalmente em professores de Humanas, não vi (no meu caso) nessas duas graduações, pois ambas têm baixa quantia de disciplinas de Humanas se comparado a outros cursos, principal e obviamente se comparados aos cursos da área de Humanas. Nessas minhas 2 primeiras graduações, tive muitas disciplinas em que a base era economia, finanças, contabilidade, legislação; enfim, 'pouco espaço' para adentrar disciplinas como história, sociologia, filosofia, etc (tive, no todo ou em parte, tais disciplinas, mas em número muito menor que as outras citadas). Onde quero chegar com essa conversa? É que, atualmente, faço um curso (Relações Internacionais) que tem muitas disciplinas que englobam conteúdos de filosofia, sociologia e, principalmente, história. Apesar de eu ter obtido a dispensa em mais de 1 ano de disciplinas (por causa das outras graduações cursadas), ainda assim tenho quase 2 anos a cursar. E no final desse ano, completo 1 ano de curso em "R.I." com disciplinas cursadas efetivamente só neste. E a maioria das disciplinas cursadas neste ano, foram de disciplinas com alta carga de conteúdo em história - e razoável carga em sociologia e filosofia. Complemento: Tanto a esquerda quanto a direita traduzem seus debates/embates em 3 campos: política (organização do Estado e sua relação com a sociedade), economia (organização dos meios de produção e sua tríade: produtores, consumidores e inclusive Estado) e moral (relações interpessoais e as relações destes com as inter-organizacionais, incluído aí o Estado também; obs.: para o espectro da direita, por vezes moral confunde-se com costumes... mas aí é assunto pra outro email...). E para cada um desse campos de debate/embate, há seus autores ou nomes de referência, tanto pra esquerda quanto pra direita. Para a esquerda, o grande referencial dela é Karl Marx (embora a sua obra de referência aos esquerdistas seja sobre as relações de meios de produção, ou seja, economia, ele ainda assim é tido como referência em política). Para a direita, talvez seja Adam Smith (referência em economia; apesar dele tratar também de política, ficou 'marcado' pelo legado de economia). Indo ao ponto: Sabe quantas vezes, neste ano(2019), eu tive uma disciplina que tratasse, ao menos uma vez, de Karl Marx? Sem exageros, em torno de 40% das disciplinas. Isso mesmo, quase a metade das disciplinas (de um total de 12). Em algumas disciplinas, tive citações breves sobre ele; já outras, tive 1 ou 2 aulas só dele (mas em Geopolítica, tive umas 3 aulas que ele, Marx, ocupava boa parte das aulas...). E Adam Smith? Sem exageros (e se minha memória não falhar), Smith foi abordado em só duas disciplinas (e repito: com as atuais, foram 12 disciplinas este ano); sendo que em uma, ele foi abordado com só uma citação breve. Veja a disparidade de apresentação de duas referências (uma da direita e outra da esquerda) durante um ano de disciplinas em uma graduação de Humanas, no caso Relações Internacionais. Depois dizem que não há doutrinação? Chamar do que isso? Orientação? Preferência?
Cordialmente, Acadêmico na Graduação de Relações Internacionais
SÓ ??? ... imagino bem mais.... beira os 70% !!!!
Se o ensino básico é deficiente então tem que bater nas portas do MEC que é o responsável. Na realidade a "consultora" quer empurrar o ensino básico para as universidades. Com o ProUni, o governo do PT empurrou um monte de aluno semianalfabeto para as universidades e hoje tem profissionais formados nessas instituições que não sabem fazer uma continha de aritmética. Como passaram? Fazendo vista grossa!
Lá atrás pelo ano 2000 o governo, sendo o Paulo Renato o ministro da educação, tentou forçar a melhora do ensino nas universidades particulares através da exigência de mais mestres e doutores e avaliando o nivel do ensino através do provão. Uma conhecida rede de ensino paulista estava entrando em colapso, reprovando repetidas vezes porque o aluno admitido nessa universidade não tinha condições e era reprovado no provão que funcionava naquela época. Essa e outras universidade apoiaram o Lula que foi eleito em 2002 que acabou com o provão e as reformas que vinham sendo feitas com relativo sucesso. A partir desse momento a educação brasileira foi ladeira abaixo. E o Fernando Haddad foi o ministro de educação por sete anos no governo do PT. Sua maior obra foi introduzir o kit gay nas escolas.
Então essa consultora, que deve ser petista, tem cobrar do MEC (petista) a melhoria do ensino e não tentar empurrar para as universidades. Quem não tem nivel infelizmente não pode ser engenheiro ou "doutor"
Somente confirmou o que vivo dizendo aqui neste Blog.
Foi por isso que criaram as cotas?
Isso é mais uma prova do desastre da deseducação tukano-PTba!!!
A tal "progressão continuada" leva analfabetos até o final do ensino médio!!!
Mas seria interessante saber em que universidades e em quais cursos se concentram esses universitários analfabetos!!!
O analfabetismo funcional é hoje uma mazela social e técnico-profissional que levará décadas para ser consertado e erradicado. Ministro Weintraub e sua equipe no MEC terão muito trabalho. O estrago socialista foi grande também na área educacional no Brasil, sem falar na própria doutrinação marxista desde o ensino fundamental. É lamentável.
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