Artigo, Merval Pereira, O Globo - Sócio oculto

CLIQUE AQUI para ler, também, artigo de Bruno Boghossian na Folha, na qual cobra os nomes de quem pagou os hackers, reportando-se a declarações de Moro, segundo as quais "gente que ainda não foi paga pela Lava Jato" estaria por trás de tudo.

Ao lado, Glenn e o líder dos hackers.

Com a confissão e provável delação premiada de Walter Delgatti Neto, líder dos presos na Operação Spoofing, resta saber quem está por trás do hackeamento de mais de mil autoridades dos três poderes, pessoas ligadas a elas, e jornalistas. O sócio oculto da ação criminosa.

Se alguém pagou aos hackers pelo serviço, é preciso localizá-lo e saber qual sua intenção. Se essa pessoa repassou as informações sobre a Lava-Jato para o site Intercept Brasil, os editores não têm nada a ver com os crimes cometidos, e cumpriram sua função jornalística protegida pela Constituição.

Mesmo que alguns juristas entendam que, como esse tipo de informação só pode ser conseguido com autorização judicial, o órgão de imprensa deveria desconfiar que a origem era ilegal.

Se tiverem pago pelas informações, há uma questão ética e outra jurídica. A ética, não parece estar ligada a nenhum crime. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

15 comentários:

Mordaz disse...

A conclusão é que jornalismo não possui ética mesmo.

Anônimo disse...

Para um babaca sobre o seu comentário a respeito do meu comentário de ontem!
Reconheça que você ficou só no sapatinho!

Maurício disse...

"Se tiverem pago pelas informações, há uma questão ética e outra jurídica. A ética, não parece estar ligada a nenhum crime."
Por isso que para pessoas civilizadas existe uma moral acima da letra da lei.

Anônimo disse...

Mas o negocio não era Russo? É, a coisa vai ficar russa quando descobrirem que o verdevaldo pagou o hacker (bento carneiro) antes dele cometer o crime.

Anônimo disse...

O advogado de um dos acusados disse que o Walter queria vender o material para o PT. Depois o Walter disse que "deu" o material para o Verdevaldo.
No mês de maio o Verdevaldo fez uma entrevista com o Lula, que pediu para ele desmascarar o Moro e o procuradores.
Como disse o comissário Gordon a um detetive que foi promovido: Você está proibido de acreditar que coincidências são apenas coincidências.

Anônimo disse...

Acho que também invadiram os telefones da Folha de São Paulo, da Band, do Reinaldo Azevedo!

Anônimo disse...

O tal de Bruno pode ser até “Mestre em Ciência Política” nos EUA (para quê serve essa formação a não ser para dar pitacos e se dizer especialista em política - faz parte do mesmo grupo que disse e apostou que o Trump não iria vencer as eleições, que o Bolsonaro não ficaria nem em quinto colocado no primeiro turno de 2018, etc) mas ele demonstra NÃO ENTENDER NADA DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL e nem conhece como a mulher dele (se tiver ou se tiver marido - problema dele) investiga as relações de qualquer tipo que ele tem.
O escopo de um hacker não é necessariamente ir direto no alvo. Começa e permeia o tempo todo o círculo de amizades e contatos para encontrar “aquela foto comprometedora do indivíduo”.
Também amplia os alvos se houver comprador após o seu primeiro sucesso. Daí ter tantos “alvos” e relacionados, como os tais de “mil”, que podem ser relacionados a outros crimes menores.
Outra coisa que esse “especialista em ciência política desconhece ou se faz de ignorante: criptomoedas não tem rastreamento fácil. É mais fácil descobrir por investigação uma conta numerada em banco suíço do que conta em criptomoeda (se o dono não ajudar).
Simples assim.

Anônimo disse...

A espionagem criminosa das conversas privadas de autoridades públicas foi celebrada pelos bandidos que assaltaram o país e seus porta-vozes, que agora estão em silêncio, ou apelando a justificativas rasteiras, ou desconversando, porque, até para eles, pega mal legitimar o roubo.

Anônimo disse...

Merval sendo Merval, ou seja, cumprindo seu papel de sabujo do crime organizado.

Anônimo disse...

Aplicar a Lei Anti Terrorismo!

Anônimo disse...

Tá na cara que foi o ForodeSP. Quem mais teria interesse em atacar o governo de maneira tão ampla: Mil autoridades do governo Bolsonaro tiveram seus celulares Hackeados.

#CPIForoSPJa

Anônimo disse...

Editor, deixa de ser hipócrita. Você somente destaca a opinião do Merdal porque ele é da mesma tua laia que dá apoio incondicional aos malucos que estão no poder.

Anônimo disse...

Esse cara deveria trocar o V por D no nome. Nada presta do que escreve.

Anônimo disse...

Tá na cara que foi o ForodeSP. Quem mais teria interesse em atacar o governo de maneira tão ampla: Mil autoridades do governo Bolsonaro tiveram seus celulares Hackeados.

#CPIForoSPJa

ZAPELINO B disse...

Merdal, sempre Merdal!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/