É preciso esclarecer o que está em jogo na questão fiscal no discurso do governo e possíveis saídas
Talvez seja útil esclarecer o que está em jogo quando o governo fala em abismo fiscal.
O Orçamento da União é composto por receitas correntes, decorrentes de impostos, contribuições e outras formas de arrecadação. O governo pode se endividar, desde que ache quem queira emprestar-lhe.
Esses recursos financiam as despesas com os salários de servidores, as aposentadorias e as políticas públicas, como segurança nacional, educação e saúde, além dos investimentos em infraestrutura.
(...)
Por essa razão, nossa legislação, como em muitos outros países, proíbe que o governo se endivide para pagar despesas correntes. Essa previsão legal é conhecida como regra de ouro.
Pois bem, desde 2017 a Secretaria do Tesouro vem alertando que as despesas obrigatórias crescem bem acima das receitas correntes e que iria faltar dinheiro até para pagar a conta de luz.
CLIQUE AQUI para ler mais e conhecer as saídas.
Um comentário:
Um bom artigo sobre o DIFICIL momento da Economia brasileira. Eu, se fosse Presidente, anunciaria, amanha, o CORTE de Veículos Oficiais para TODOS, de Jatinhos, para TODOS, , de Refeiçoes grátis,para TODOS, de Viagens desnecessárias, para TODOS, para começar... Depois apertaria os cintos em todas as áreas, até nas áreas sociais, e em TODOS os Poderes. O EXEMPLO VEM DE CIMA .!!!
TIA GLÓRIA.
Postar um comentário