Opinião do editor - O nazismo de Hitler era de esquerda ?

Os principais jornais, sites e blogs da mídia tradicional, abrem mais espaços para discutir se o nazismo é mesmo uma vertente de esquerda politicamente tão corrupta quanto o comunismo, do que para festejar o sucesso da viagem de Bolsonaro a Israel.

É uma discussão bizantina.

Os jornalistas que acompanharam Bolsonaro em Israel, provocaram o presidente sobre o caso, levantando a discussão iniciada pelo chanceler Ernesto Araújo, que afirma que o nazismo é de esquerda.

O Partido de Hitler era o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. O livro que escreveu, Minha Luta (Mein Kampf) explica suas ideias sobre o tipo de socialismo pervertido, genocida e cruel que implantou na Alemanha, que não foi muito diferente do que os comunistas implementaram com Pol Pot no Cambodja ou Stálin na URSS. O Partido Nazista ou Nazi, foi um partido político de extrema-direita na Alemanha que esteve ativo entre 1920 e 1945. Seu antecessor, o Partido dos Trabalhadores Alemães, existiu no período entre 1919 e 1920.

40 comentários:

CARLOS Flávio disse...

Princípios do Nazismo:
1 - Anti-capitalista;
2 - Anti livre mercado (Anti-liberal);
3 - Anti liberdades individuais;
4 - Anti propriedade privada;
5 - A favor da economia planificada;
6 - Nacional socialista (nazi);
7 - Centralização do poder;
8 - Autoritarismo (Anti democrático);
9 - Coletivista baseado na ideia de raça;
10 - Anti sionista;
- ..

Quem diz que o nazismo é direita, ou não sabe o que é nazismo ou não sabe o que é direita!

Anônimo disse...

E prá variar a globolixo começou uma novela ontem, onde os palestinos são os heróis....
Falar sobre as conquistas do presidente em Israel, nem pensar.

Eles acham que somos bobos ou trouxas......

O Libertário disse...

Que cada um leia o livro com bastante atenção (que por sinal se encontra na internet, em PDF, de graça) e tire suas próprias conclusões e respeite as conclusões alheias.

Anônimo disse...

Qual a diferença entre um "gulag" soviético e um campo de concentração nazista? Na essência, diferença só geográfica. O primeiro método cruel, genocida criado para prender, isolar e trucidar inimigos do regime inspirou o segundo. Nazismo = Socialismo/Comunismo. Hitler e Stalin foram parceiros no início da Segunda Guerra Mundial. Ambos os tiranos tinham muitos interesses comuns.

Anônimo disse...

Fica complicado analisar este fato.Mas a esquerda hoje e principalmente do Brasil é uma facção criminosa.Não é uma esquerda que é pelos necessitados,pobres,trabalhadores.Eles usam estas pessoas como um trampolim para chegar ao poder e se apossar dele.As massas sempre foram ludibriadas e enganadas. O exemplo mais prático e concreto é a facção terrorista do PT.Se o PT usasse de verdade tudo o que pregava e fossem honesto,eles não deixariam mais o poder.Mas desde o início aquela luta sindical foi tudo falso,somente para tentar transformar o Brasil num socialismo comunista.Eles saquearam o Brasil.Mandarm dinheiro para países socialistas e ditadores.Não deviam nem estar presos.Pena de morte mesmo.Nem um outro país aceitaria isso.

Anônimo disse...

Sim, mas qual é a opinião do editor????? O post diz OPINIÃO DO EDITOR, no título, só que não tem nenhuma!!! Só tem narração das notícias e comentários de outros jornalistas. Cadê a opinião do editor?

Anônimo disse...

---
Sob o ponto de vista da centralização de tudo nas mãos do Estado (da mesma forma que o fascismo), o nazismo é similar à esquerda comunista. Bem como ao "tratamento" dado às divergências de opinião. Diferentemente da direita, onde o Estado é pequeno e a Economia gira na iniciativa privada. E todo mundo pode discordar de tudo, inclusive falar mal do Presidente da República muitas vezes sem o menor embasamento. Meta-se a falar mal do "Partido" na China ou do "gordinho" (Kim Jong-Un) na Coreia do Norte... (Ou do pai dele ou do avô).
Mas isso é conversa pra mais de metro. São firulas, a depender dos pontos de vista e tendências ideológicas.
---

Anônimo disse...

A midia para atacar o Bolsonaro sem motivos deve ter é muita corrução escondida como financiamentos bancários e outras tantas contas bilionárias
ilegais e prestes a serem descobertas, pois ninguém atira deste jeito para todos os lados com metralhadora giratoria só para matar cachorro morto! Isto está mais do que na vista! Um santo remédio é a PF dar uma olhadinha atenta nas movimentações financeiras destes "heróis", para descobrir os motivos reais para tanto desespero!!! Nem Santa Edviges está mais dando conta de atender tantos "cristãos novos" desesperados! Tem até comunista convicto daqueles bem a toa fazendo promessas mirabolantes para a santinha!

Anônimo disse...

Políbio, velho de guerra....
Sob o ponto de vista da centralização de tudo nas mãos do Estado (da mesma forma que o fascismo), o nazismo é similar à esquerda comunista. Bem como ao "tratamento" dado às divergências de opinião. Diferentemente da direita, onde o Estado é pequeno e a Economia gira na iniciativa privada. E todo mundo pode discordar de tudo, inclusive falar mal do Presidente da República muitas vezes sem o menor embasamento. Meta-se a falar mal do "Partido" na China ou do "gordinho" (Kim Jong-Un) na Coreia do Norte... (Ou do pai dele ou do avô).
Mas isso é conversa pra mais de metro. São firulas, a depender dos pontos de vista e tendências ideológicas.

Anônimo disse...

Na verdade, os judeus são masoquistas. 😂😂😂😂

Anônimo disse...

Hitler e Stalin eram parceiros, nada mais a comentar.

Anônimo disse...

Se era de esquerda ou de direita não tem a menor importância mas que foi uma ditadura extremamente cruel como foi a do stalinismo e a dos irmãos Castro isto foi. Não deveria jamais ser esquecida para não ser repetida. Mas infelizmente estamos assistindo aqui ao nosso lado outro tirano se perpetuando no poder à custa do sofrimento e da miséria do seu povo. Até quando?

Mordaz disse...

Existe mais semelhanças do que eventuais diferenças. Os dois almejavam criar o homem novo, o homem socialista. Não tinham nada de capitalista, liberal, multipartidário e de liberdade de imprensa. Ou seja, nada de direita.

Ariel disse...

Bem explicado! a palavra Socialismo é benvinda mas os processos para implanta-la é que falham, então, aplicam-se o TOTALITARISMO, este sim é o mal!

Anônimo disse...

O nazismo está além da minha compreensão. Inferno na Terra. O mesmo que perguntar se o Demo é de direita ou de esquerda. Ha certos homens que são a encarnação do Mal.

Ariel disse...

Repetindo comentário: Bem explicado; NAZISMO ou Comunismo foram impostos como TOTALITARISMO! OU, UM PENSAMENTO ÚNICO ou como queiram, abandonaram o Social! um se chama João e o outro Manuel mas ambos massacraram e impuseram o TERROR!

Anônimo disse...

Qualquer idiota sabe que o Nazismo foi de EXTREMA DIREITA. Essa informação consta no Museu do Holocausto e em qualquer livro de História DO MUNDO. Mas no mundo paralelo de quem repete as besteiras e sandices do "professor" Olavo de Carvalho para atacar a esquerda a vergonha e o mico são uma constante.

Anônimo disse...

A VERDADE NAO CONTADA SOBRE INTER E GREMIO.
Na verdade todos colorados sao gremistas, porque um grêmio é uma associação para fins comuns. Sendo assim, o Inter é um grêmio de atletas e torcedores. Logo todos colorados são gremistas.
Para o Nazismo ser de esquerda basta seguir o mesmo raciocinio, kkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Quem leu MK sabe que Hitler era antimarxista e anticapitalista, mas suas ideias totalitárias e de controle de toda a economia pelo estado o aproximam muito mais da esquerda do que a direita. Impossível ser de direita e ser anticapitalista. Já a esquerda existia antes do marxismo.

Anônimo disse...

Mais uma vez a turma do Bolsonaro se enforcou com a própria corda, ou seja, morreu pela própria boca falando asneiras. Incrível, mas esse Bolsonaro e seus seguidores não precisam de oposição para criarem crises. Os caras se destroem sozinhos. Isso talvez seja algo inédito na política brasileira.

Anônimo disse...

ENTÃO HISTORIADORES E OS QUE AINDA ESTÃO VIVOS, JUDEUS E ISRAELENSES, QUE SOFRERAM COM O NAZI-FASCISMO E COM O STALINISMO SÃO BANDO DE MENTIROSOS? O MAIOR HISTORIADOR DE HITLER, JOACHIM FEST, NO SEU LIVRO COM 1050 PAGINAS DEDICA 200 PAGINAS SOBRE O PARTIDO NAZISTA É OUTRO MENTIROSO? OS MUSEUS DO FASCISMO NA ITÁLIA E DO NAZISMO NA ÁUSTRIA QUE VISITEI MENTEM DESCARADAMENTE TAMBÉM?
JÁ NAÕ BASTOU POR 12 ANOS OS LULOPETISTAS DISTORCEREM A NOSSA HISTÓRIA AGORA VEM OS DIREITALHOS TAMBÉM? BUSCAR UNS PSEUDO HISTORIADORES PARA JUSTIFICAR UMA FALA IGNORANTE DEVIDO A UMA PALAVRA "SOCIALISTA".
DO BOLSONARO ATÉ RELEVO, POIS NÃO DEVE TER LIDO NADA SOBRE HISTÓRIA MUNDIAL, MAS DO CHANCELAR QUE ESTUDOU(DIPLOMACIA) AFIRMAR UMA ASNEIRA DESTAS NÃO TEM PERDÃO.
JULIO CÉSASR ENTAÕ ERA DA ESQUERDA...E O ROBIN HOOD?
JOEL ROBINSON

Anônimo disse...

Ah, editor, modere-se em sua entrega à função de puxa-saco do atual (inepto) presidente brasileiro. O nazismo perseguiu a esquerda e os judeus, dentre outros grupos. Isso é fato. Ficar tentando reinterpretar os fatos históricos, de uma maneira viesada e tosca, atribuindo a culpa ao gramscismo cultural, é estelionato intelectual e só joga contra que faz isso. A despeito dos regimes comunistas terem sido tão sanguinários quanto, o nazismo foi um movimento totalitário de direita. Assuma-se isso, sob pena de vermos seu retorno travestido em outras matizes.

Anônimo disse...

E?

Anônimo disse...

Discussão para idiotas que não sabem conduzir uma entrevista. Um Presidente de alguma coisa sempre terá algo melhor para dizer. Uma polêmica estúpida que cria discussões inúteis. É a era da mediocridade. Nazismo deve ser evitado a qualquer custo, é uma aberração inaceitável, simples assim.

Anônimo disse...

Você sabe o que é uma discussão bizantina. É aquela que não leva a nada. Alguns teólogos da cidade de Bizâncio levaram muitos anos discutindo se Adão tinha ou não tinha umbigo. É coisa que não interessa a ninguém.

Anônimo disse...

O Bozo não tem nada para falar que possa ser aproveitado. O fato é que cada vez que fala só saem impropérios que criam enorme desconforto com outros países e com a sociedade brasileira.
Bolsonaro foi a Israel fazer panfletagem, boca de urna, para Benjamin Netanyahu.
Um presidente deve fazer relação entre estados e não entre políticos.

Anônimo disse...

TODAS as teses racistas defendidas por Adolf Hitler têm origem nos escritos de Karl Marx. O Nazifascismo, tal igual ao comunismo, se caracterizou pela fortíssima intervenção estatal na economia. Portanto, são regimes primos-irmãos, as diferenças foram mínimas. Mas há imbecilóides que tentam negar que Hitler tenha sido un ícone da esquerda mundial.

ARS disse...

Comunismo e fascismo são regimes totalitários que têm a mesma raiz comum no confuso hegelianismo, do qual saíram ideólogos fanáticos pela dominação do estado sobre o indivíduo, tanto à esquerda, como à direita. Daí a semelhança entre todos esses criminosos.

Anônimo disse...

A história não.mente. os.males dessa ideologia está comprovada. Ponto.

Anônimo disse...

Não tem conversa. Tá no nome do Partido. O "Socialista dos Trabalhadores Alemães" é o batom na cueca - caíram todos os butiás dos bolsos da esquerda.

Anônimo disse...

Editor, deixe de falar a verdade, por favor. Não é discussão bizantina. É fato. Mussolini e Hitler identificaram suas ideologias como direita. Também é fato que ocorreram atrocidades na comunista União Soviética. Uma coisa não anula outra.

Cris disse...

Vai ver a cultura ocidental é oriental são burrinhas e os homens de "idéias " no melhor estilo "Chapeleiro Maluco" que transitam ao redor do Bolsonarismo são os novos "iluminados"...
Dai-nos paciência Senhor !!!

Anônimo disse...

Parabéns Polibio, faturando mais um prato de merda servido pelo Bozo.

Vai ver o Bozo sabe mais do que as vítimas do nazismo.

Dr. Façanha - INTEGRALISTA disse...

Hitler e o Marxismo não são assunto para basbaques latino-americanos.

Anônimo disse...

Políbio, porque o ponto de interrogação? Alguém conhece algum Partido Socialista de Direita?

Joel Robinson disse...

Ridículo, confunde socialismo alemão com comunismo e marxismo. Va ler o livro do Joachim Fest o maior biografo de Hitler. São 1050 paginas e 200 paginas sobre tudo isso, Va visitar na Austria o museu do Nazismo e apague todos os documento que dizem que Hitler era de direita, e aproveita e va visitar o Museu do Fascismo o mentor de Hitler. Sabe nada de história.

Anônimo disse...

Assino embaixo. E acrescento o FASCISMO, também uma ideologia de esquerda. Basta dizer que Mussolini é o criador da Carta del Lavoro, que Getúlio Vargas traduziu e implantou no Brasil sob o nome Consolidaçãodas Leis do Trabalho - CLT, celebradíssima até hoje por esquerdistas e sindicalistas.

Anônimo disse...

Por que será que o Hitler firmou vários pactos com Benito Mussolini? E um deles foi o Pacto Tripartite. Por que será que a esquerda odeia judeus? Os dois regimes, o comunista e nazista perseguiam judeus. Precisa falar mais alguma coisa? Nazistas, fascitas e comunistas trabalharam juntinhos.
Não confie em qualquer livro, principalmente se for escrito por esquerdistas.

Cris disse...

Número 4 - Errado

" Eu insisto absolutamente em proteger a propriedade privada... precisamos encorajar a iniciativa privada!"
- Hitler's Secret Conversations" traduzido por Norman Cameron e R.H. Stevens. Farrar, Straus and Young, Inc. 1953. p. 294

Como diz o Chanceler estilo "Chapeleiro Maluco" brasileiro... é preciso que se leia mais... particularmente quando se é egresso de um Curso de Letras ... pois a iniciativa privada é a base " do Capitalismo" ...

Anônimo disse...

Opinião sobre o nazista do editor: não tem um pelo no cu

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/