Fim de aposentadoria especial para políticos avança no Senado

A Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) aprovou, nesta quinta-feira, o relatório do senador Lasier Martins (PODE-RS) do projeto que pede o fim da aposentadoria especial de políticos (governadores e presidente da República). Lasier já tinha aberto mão da aposentadoria especial, mas acha que isto não deve ser coisa de iniciativa pessoal.

O texto, que obteve apoio unânime na CDH, teve participação popular: foi baseado em uma sugestão de um cidadão, Rafael Zucco, através do portal E-Cidadania.  A proposta agora tramitará no Senado como Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Lasier, assim como diz a justificativa da matéria, acredita que “a primeira reforma da previdência deve ser feita nas aposentadorias especiais, como de governadores e presidente, e todos devem seguir o regime geral da previdência do INSS, idade mínima, tempo mínimo de contribuição e o mesmo teto aplicado a todos sem distinção”. O senador gaúcho vai além. “Essa providência de acabar com aposentadorias especiais deve ser estendida a todos os detentores de mandato eletivo, como deverá ser proposto”, disse.

7 comentários:

Anônimo disse...

Só do executivo senador? E o judiciário?

Anônimo disse...

Muito bem!

antenor silva disse...

Ex-presidentes não recebem pensão ou aposentadoria. A Lei 7.474/1986 acabou com esse privilégio. O Lasier deve estar equivocado. Um abraço, Rogério Mendelski

Anônimo disse...

Sensacional! Se todos somos iguais perante as Leis brasileiras, porquê essa discrepância nas aposentadorias? E aposentadorias especiais pior ainda. É quebrar a Previdência de vez. Parabéns Senador Lasier Martins!

Anônimo disse...

Tem que acabar também com o Plano de Saúde gratuíto para políticos. Quem quiser ser atendido no Sírio Libanez que pague de seu bolso. Chega desses políticos inescrupulosos sugarem o povo.

Anônimo disse...

A esquerda só tem discursos. Prometia fazer isso, tiveram 30 anos e nada. Bastou 3 mesesa da direita no poder e já fizeram.

Anônimo disse...

A malandragem é que eles vão garantir a aposentaria dos atuais, e cortar só de quem nunca teve mandato.

Brasil, um país de tolos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/