Artigo, Fábio Jacques - Feminicídio, o irmão gêmeo da Mulher Sapiens

Feminicídio é homicídio. Por que adjetivar de modo diferente ?

Assisti à notícia sobre um rapaz que levou a ex-namorada a um motel e a matou a facadas. O crime foi considerado “feminicídio”.

Afinal, o que vem a ser “feminicídio”?

Procurei entender um pouco mais sobre este tipo de crime, e, confesso, não cheguei a uma conclusão satisfatória, pelo menos pelas explicações da Wikipédia, fonte não muito confiável.

Em tese, feminicídio é o assassinato de uma mulher “por ser mulher”.

E se o assassinato de um homem for “por ser homem”, o que será? Mulher matando outra mulher pode ser considerado feminicídio?

Parece-me que o termo “feminicídio” foi criado para distinguir o crime do “homicídio”. Muito semelhante à criação da “mulher sapiens” para distingui-la do “homo sapiens”.

Isto não passa de uma demonstração de total ignorância por parte de quem nunca viu uma classificação científica do ser humano:
Domínio:Eukaryota
Reino:Animalia
Sub-reino:Eumetazoa

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

Anônimo disse...

Só jornalistas falam feminicídio. Os "profissionais" mais ridículos e lobotomizados que temos que aguentar....

Anônimo disse...

Os mesmos que proclamam a ideologia de gênero fazem questão de enfatizar que quando matam uma mulher é porque ela é mulher, afinal então qual é a moral dos que defendem esta ideologia se é tudo a mesma coisa?

Anônimo disse...

Pelo parágrafo segundo do artigo 121 do Código Penal, quem mata alguém por motivação fútil ou torpe comete homicídio qualificado, com pena de 12 a 30 anos de reclusão, crime hediondo. O feminicídio aplica a mesma pena do homicídio qualificado. Ou seja: uma lei que diz que "matar mulher só por ser mulher" é crime hediondo e apenado com 12 a 30 anos. Mas matar homem só por ser homem (misandria = ódio contra homens, muito comum entre feminazis) tem a mesma pena. Assim como matar negro só por ser negro, gay só por ser gay, garçom de restaurante polonês só por ser garçom de restaurante polonês... Ou seja, motivação fútil (ou torpe) torna o homicídio um crime hediondo e com pena mais alta, essa lei do feminicídio só serve mesmo para contentar feministas raivosas (misândricas).

Chico Valente disse...

Por certo tentarão gerar os termos comunicídio, inutilcídio, ptcídio e outros cídios mais.
Te cuida Gleisi.

Anônimo disse...

toda machista radical, tem uma mulherzinha q quer sair do armário, segundo a psiquiatria eheheheh

Gilson disse...

Parabéns! O articulista definiu com precisão essa nova "Classe" de delito.

Anônimo disse...

Esses significados nada mais são do que subterfúgios para distorcer os crimes e reduzir penas. E tem quem pense que será o contrário.
Por exemplo, um crime violento do marido conta mulher.
Pela Lei, o crime pode ter vários atenuantes, premeditado, estupro, sem defesa, pelas costas, com emprego de violência brutal, com uso de arma branca, tortura, cárcere privado, reincidência, forjar a cena do crime, etc... tudo isso agrava a pena pois é somado em separado no processo.
Mas se trocar tudo isso por "feminicídio" pura e simplesmente só isso, a pena pode ser reduzida pela metade ou menos da metade.
Criam um modismo novo que só favorece o bandido e criminoso, mas que aos olhos dos defensores, é um avanço jurídico.

Anônimo disse...

tambem nunca entendi essa patacoada pogreÇista...

so serviria mesmo para facilitar as estatísticas e, aos jornalistas, as buscas nos arquivos...

de resto, é tudo igual...

assassinato de homens, mulheres, gays, negros...

é tudo assassinato...

esse mundo categorizado vai cada vez mais na contramão da igualdade tao propalada pelos pogreÇistas...

Anônimo disse...

Parabéns ao Sr. Jacques! Há tempos esse tema merece atenção e ele resumiu de forma perfeita a questão. Eu acrescentaria apenas o seguinte: há um enorme risco em criarmos categorias jurídicas, especialmente neste aspecto criminal.
Isto é, ao criarmos um tipo penal para um gênero ou etnia específico estamos realizando uma valoração da vida. Ou seja, a vida de X, quando tirada, merece mais punição do que quando se tira a vida de Y. Bom, penso que todas as vidas têm o mesmo valor, independente de gênero, etnia, opção sexual. Assim a punição deve ser equânime.
Há risco nesse raciocício de relativização de algo universal (a vida de todos, repito, tem o mesmo valor): afinal na relativização, quem estabelece o parâmetro? Hoje a pena para o 'feminicídio' (com o perdão do uso da expressão) é maior do que do homicídio. Assim se está dizendo que a vida do gênero feminino vale mais do que o do masculino (quando possuem, evidentemente, o mesmo valor). Agora, e se amanhã alguém decidir o contrário? Que a pena do 'femincídio' deve ser menor do que a do homicídio?
Esse é o risco de relativizar valores universais e sociedades totalitárias, começaram assim (vide Alemanha de outrora): estabelecendo equivocadamente que umas vidas valem mais que outras.
E o o mais irônico é que a mesma esquerda que defende esse tipo de política, como feminicídio e cotas, é a primeira a acusar os outros de nazistas e fascistas....

Anônimo disse...

se a vítima for um homossexual, como fica? Afinal, um gay é homem ou mulher? Se um casal gay se desentender e houver uma violência que leve à morte. Se o H da relação for morto é Homicídio e se a M da relação morrer se feminicidio?

Anônimo disse...

é a tal da delinquencia juridica

Heloisa disse...

O artigo é ótimo e o articulista está absolutamente certo. O crime de homicídio é perfeitamente tipificado no Código Penal , contemplando os agravantes, tais como: motivo fútil ou torpe, impossibilidade de defesa da vítima, meio insidioso ou cruel, etc. Esta coisa de “ feminicídio “é ridícula . Certamente saiu da cabeça de algum( ou alguns) fã de Dilma Roussef.

Cris disse...

Sempre me pareceu meio óbvio que quem não quer ter problemas com homens violentos e suas violências deve se manter a distância de pessoas do sexo masculino que demonstrem descontrole emocional frente a pequenos detalhes como eventuais atrasos, mais de seis horas sem um telefonema ou mensagem, comprimento de saias que estão na moda (mantido , é claro , o bom senso) etc. etc...
Existem cidadãos equilibrados... e estes devem merecer a preferência...
Se tiverem a aparência do Antônio Banderas... melhor !!
E se forem chegados a presentar com pequenos pacotes com o lacre da joalheria Cartier... então você encontrou um príncipe encantado...
Mas a decisão de dizer "sim" para um tipo de homem ou para o outro ... sempre será sua...
E as consequências em sua vida... também...

Unknown disse...

Pô, gente, 6 num sabe dinada...
Homicídio mata hômi, macho.
Feminicídio mata femea, muié.
Tamém teim bichicídio, que mata bicha... Jacarécídio que é matança de jacaré.
Isso tudo é uma area da geografia das palavra que se chama semântica.
É preciso estuda muito pra sabe essas coisa.
Quando a gente aprende dilmês, a gente fica sabendo dessas coisa. Ara!

Carlos Bonasser disse...

PURA FRESCURA...REFRIGERAÇÃO JORNALISTICA E DOS AMANTES DO TAL IMBECIL POLITICAMENTE CORRETO...BOITOLAGEM DA GROSSA...É HOMICÍDIO E CHEGA DE DELONGAS...DEIXEMOS DE QUALIRAGEM...ABRAÇOS.

FELIZ ANO NOVO

Anônimo disse...

Quando ouço alguém falando feminicidio já sei que é retardado.

Anônimo disse...

Kkkk. Mas tem que ser dilmes arcaico, derivado do heterodoxo da mandioca, senão nenhum dos Fernandos saberiam!

Anônimo disse...

Homem matou mulher na frente dos filhos porque ela disse que queria sair de casa: 'Não estava feliz'.

Já vi homem matando homem pelo mesmo motivo e todos chamam de homicidio.
Quando junta um bando de idiotias deveria ser classificado como genocidio ou só idiotas mesmos comentando assuntos sem fundamento...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/