Depois de 30 dias de operação da dragagem do canal de
acesso ao Porto do Rio Grande, chegou nesta sexta-feira, a segunda draga
que irá operar no procedimento. A draga Kaishuu atracou por volta do meio-dia
no Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande. A embarcação tem 157 metros de comprimento por 28 metros
de largura. Ela tem capacidade de sucção de até 16 mil metros cúbicos de
sedimentos por ciclo. A Kaishuu irá operar de forma simultânea com a Pearl
River que já opera desde 29 de outubro. A nova draga deve iniciar a operação no
dia 1º de dezembro.
A operação de duas embarcações no canal de acesso não
impacta na atividade portuária.
7 comentários:
MORTE AO PT
Fora os adendos de praxe!!
A dragagem no canal de acesso ao porto de Rio Grande, é uma necessidade continua, e faz cinco anos que este serviço não é feito. Também nestes cinco anos, NUNCA mais houve chegada de lama na praia do Cassino, portanto espero que dessa vez, o descarte do material resultante da dragagem, seja descarregado na distancia certa mar adentro, para que depois não fiquem demonstrando teses ridículas de doutorado, tentando enganar as pessoas da cidade, de que a lama na praia, não era da dragagem!
370 MILHOES? O POLIBIO SE DEU POR CONTA DE QUE ISTO E'MUITO MAIS CARO DO QUE COMPRAR OS DOIS NAVIOS? SO PQ E' PAGO PELA UNIAO ISTO SIGNIFICA QUE NAO INTERESSA O PRECO?
Como engenheiro aposentado do antigo Deprc, hoje SPH, este serviço era realizado pela própria Autarquia, mas ano a ano a União deixava de repassar dinheiro para que o departamento executasse este serviço, que era sua atribuição, os equipamentos ficaram obsoletos e o pessoal que entendia de dragagem aos poucos foi se aposentado, com este dinheiro daria para se comprar uma draga de 10/15 mil m³ de cisterna, com vida útil de 20/25 anos, e o custo sairia pela metade, e poderíamos fazer este serviço de forma continua, todos os anos, mas veja, nossos preços eram fixos,e ninguém acha caro um serviço por 370 milhões, este é o nosso Rio Grande.
A dragagem devia ter 15 m de profundidade que é o que exige grandes transatlânticos de contêiner.
Alguns portos europeus tem até 20 m de profundidade.
Aqui sempre pensando pequeno.
QUANDO FALTAR GRANA, VAI PARAR .
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