Falta trabalho para 26,4 milhões de brasileiros, diz IBGE

Clique em cima das imagens para ampliar e examinar melhor. São gráficos do site G1.

Faltava trabalho para cerca de 26,4 milhões de brasileiros no quarto trimestre de 2017, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Esse número representa os trabalhadores subutilizados no país, grupo que reúne pessoas que poderiam trabalhar, mas estão desocupadas, e aqueles que trabalham menos de 40 horas semanais.

O índice de subutilização atingiu 23,6% da força de trabalho no quarto trimestre de 2017, uma queda em relação trimestre anterior, de 23,9%, mas ainda acima do registrado no mesmo período do ano passado, de 22,2%.

Estes são considerados trabalhadores subutilizados e quantos estavam nessa condição no 4º trimestre de 2017:

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.

12 comentários:

Mordaz disse...

Parece que o mito do desemprego de mulheres, pretos e pardos e jovens é um mito falso. considerando a percentagem destas pessoas se vê que estão próxima a sua representação demográfica. Assim como a principal causa de desemprego que é o despreparo escolar num país que a educação é de graça.

Anônimo disse...

Essa divulgação é bola nas costas, mais uma tramóia contra o governo Temer, urdida por setores do governo e mídia. Alguém se lembra do IBGE lançar este tipo de índice "turbinado" (juntando vários dados) em governos anteriores?
Parece coisa encomendada para que a mídia lacre manchetes e noticiários com um número 100% maior do que os 12 ou 13 milhões de desempregados que havia ao fim do governo Dilma. Aí a atual recuperação da economia, embora lenta, ficará suplantada pela "fake news" dos 26 milhões de desempregados.

Anônimo disse...

well, conclui-se que os empregadores nao gostaram do cabelo de 24 milhoes de desempregados...

deu pra entender?

Anônimo disse...

Será que já chegamos ao fim do túnel?

Anônimo disse...

Mas é importante mostrar isto. Infelizmente não dá pra identificar a quantidade que sao pessoas da geração NEM-NEM-NEM por livre escolha. NEM estudam, NEM trabalham, NEM saem da casa dos pais por casa do Wi-fi FREE.... É um fenomeno REAL e FORTE a livre escolha pela vagabundagem, hedonismo e ocio.

Anônimo disse...

Breve serao 50 milhoes? ou 70 milhoes? O PNAD considera PEA pessoas a partir de 14 anos. Quem quiser conferir, basta ir no IBGE.GOV.BR e conferir as planilhas. Entao, os garotos de 15-16 anos estudantes, sao considerados desempregados pelo IBGE.
Donas de casa por conviccao, tambem sao consideradas desempregadas. E assim a coisa vai. Pessoas com 70-75-80 anos tambem estao no rol dos desempregados
Tem que analisar as planilhas.
NO CAGED do ano 2017, mais de 500 mil pessoas foram "demitidas" acima de 55 anos, e da pra afirmar que a quase totalidade foi por aposentadoria. Coincidentemente, estas vagas o proprio caged mostra(para quem sabe ler numeros), ocupadas por jovens.

Anônimo disse...

Seja como for, se com intenção ou não de prejudicar o governo do Conde com a divulgação destes indicadores, escolhidos a dedo, o fato é que o atual governo não está conseguindo recuperar a nossa economia, como frequentemente vem aludindo o Meirelles e o próprio presidente. Dilmandioca e Conde são dois mentirosos, portanto - esta, a conclusão lógica a que se chega pela análise dos dados, pinçados ou não! Ainda bem que faltam só 10 meses para acabar este governo mentiroso! Lulladrão na Cadeia!

elias disse...

Pelo que eu vejo a minha volta, uma juventude - e nem tanto assim - pois abrange até os de 30 anos , são analfabetos funcionais e absolutamente sem ambição!
Dando pro trago, empacotador do Big, tá bom....
O que fez a esquerdalha do Gramsci com o bananão!
Prevejo a extinção de nossa raça - bananeira - em 20 anos.

Anônimo disse...

IBGE, vou contar uma coisa, por quê nos 13.,5 anos de desgovernos eram só 13 milhões?O Senador Ataides Oliveira do Tocantins cansou de subir na Tribuna e contestar os números do IBGE da época.O problema que não temos politica de Estado, só temos politica de Governos e mudam conforme o sopro do vento, somos um país de Birutas muda de acordo com a direção dos ventos.

Anônimo disse...

Polibio, o que falta e` vergonha na cara pois trabalho honesto tem e muito, mas o povinho-bunda esta mais preocupado com tagarelices e fofocas e esquece de trabalhar

Anônimo disse...

Polibio esta geracao de jovem foi formada naquele esquema do politicamente correto, eles se portam e se comporta como-se estivesse no big-brother, nas empresas se tornam os famoso atrapalhantes, so fazem bosta e nao tem preocupacao com nada, sao vazios e superficiais,

Ultra 8 disse...

Serviço da pá de cal da Dilma,Temer.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/