Artigo, Júlio Brunet, Zero Hora - Problemas no futuro do RS

Acima das urgências das finanças públicas, o RS tem neste século, dois problemas estruturais: o decréscimo populacional; e, uma agroindústria exportadora em um sistema tributário que penaliza os exportadores.

Por que nossas famílias desistiram de ter filhos se as condições de renda e bem estar melhoraram?

No primeiro caso, o RS exibe taxas de decréscimo da natalidade superiores à brasileira, em um contexto em que Argentina e EUA, segundo a ONU, manterão as suas até o final do século. O ápice brasileiro ocorrerá em torno de 2045, com 235 milhões de pessoas. Ao fim deste século, serão 185 milhões. As consequências são duras: economicamente, perde-se mercado e as fontes da Previdência Social secam; socialmente, a população envelhece, perdendo sua vitalidade; e, geopoliticamente o País perde sua representatividade.

Por que nossas famílias desistiram de ter filhos se as condições de renda e bem estar melhoraram e existe maior liberdade sexual ?

CLIQUE AQUI para ler mais.

14 comentários:

Anônimo disse...

Com envelhevimento da população, apologia ao homossexualismo, campanhas a favor do aborto, ciminalidade entre os jovens entre outros motivos, demonstra a velocidade do decréscimo dá população brasileira. A quem interessa isso?

Anônimo disse...



ESTADO QUEBRADO....FALIDO....PROJETOS NA ASSEMBLÉIA A SER VOTADO PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO CALAMITOSA DAS FINANÇAS ....DEPUTADOS BABAQUARA DE ESQUERDA IMPEDINDO QUALQUER VOTAÇÃO....

BEM FEITO PARA QUEM ELEGE ESSA ESCUMALHA DA ESQUERDA...PAGAMOS TODOS JUNTOS A CONTA DO ATRASO DE VIDA....P.Q.P

Anônimo disse...

A análise está errada, a causa maior do decréscimo de natalidade é a
fuga do RS!
Seja para outro estado ou para outro país, os jovens não querem mais ficar no estado. O atraso da vida aqui é tão grande, que não é possível vislumbrar um futuro saudável, levando milhares a sairem em busca da vida em outro lugar.

Anônimo disse...

Com as esquerdas no poder os corruptos acharam o seu meio perfeito e com apoio oficial sub-reptício no maior toma lá dá cá da história do Brasil.

Anônimo disse...

Sugiro uma avaliação melhor:

1- Queda de natalidade? OU

2- Fuga de jovens para outros países?

Há anos os jovens gaúchos povoaram o oeste brasileiro. Agora estão indo embora do Brasil. Vários amigos de meus filhos ou conhecidos foram para Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Portugal, Espanha e até Alemanha. Todos com curso superior e pós graduação.

Anônimo disse...

EXCELENTE ARTIGO PARA SER LIDO POR SARTORI, BOLOSNARO!

Realista disse...

Os dois primeiros comentários acima descrevem a nossa realidade.
As pessoas que pensam no futuro não se deixam enganar pela falsas promessas dos atuantes e bem pagos (alguns idiotas úteis trabalham de graça) emissários da chamada Nova Ordem Mundial e derivados, encastelados no partido das trevas e em suas filiais.
Muitos se iludem e votam nos "exterminadores do futuro" e os que pensam no futuro, desiludidos, não geram filhos ou emigram.

Anônimo disse...

Esse Júlio é amiguinho do Sartori e não fala a verdade! É um eterno mamador de cargos públicos! Amigo do rei!
A verdade é que aqui no RS ninguém tem futuro! Há uma fuga em massa para fora do estado e do país.
Governo incompetente que parecia que era a salvação ao canalha do Tarso, só soube preparar vendas de empresas para levar pixulecos!

Anônimo disse...

Concordo.

Anônimo disse...

Os jovens estão indo embora para países melhor para se viver. Quem quer ficar num país onde não há investimentos na Saúde, Educação e Segurança? Ninguém

Anônimo disse...

País de corruptos e corruptores. Trouxa são as pessoas que ainda insistem em serem honestas, trabalhando e pagando imensos impostos sem nada receber em troca. Sustentamos um governo que nada produz e arrecada 5/12 de impostos/ano, isto é, trabalhamos 5 meses de graça para o governo. E nada recebemos em troca. Melhor é ir embora daqui.

Anônimo disse...

Quem vai querer ter filhos com esse salário que se ganha no Brasil. Não se consegue nem se auto sustentar, vai sustentar uma criança?

Justiniano disse...

O problema de todos comentário é unanime a saída dos jovens para outros estados ou países, mas há um redução significativa no RS na taxa de natalidade basta ver os números de alunos do 1 ano do fundamental que está em queda acentuada nos últimos 10 anos. Isso se reflete nos colégios estaduais que tem uma população estudantil cada vez menor, obrigando a fechar escolas e juntar turmas.

Já os Estados Unidos a taxa de natalidade está voltando a crescer a taxas de 3,1 por casal. Tem um conhecido que ficou três anos morando por lá e ficou impressionado porque via muitos casais jovens com 3 até 5 filhos, segundo ele quando a economia americana melhora a taxa de natalidade aumenta e o mesmo disse ser da cultura americana ter muitos filhos. A Sabrina Sato visitou na Flórida uma família americana sendo a esposa brasileira em que tinha oito filhos biológicos era uma escadinha de filhos.

Anônimo disse...

Aqui em São Paulo a população não para de crescer.. Já somos 42 milhões...principalmente porque brasileiros de todos os estados querem vir para cá...como fazem há mais de cem anos....e por falar nisso mesmo com população menor a economia pode crescer e muito.. porque hoje se produz com maquinas e não com gente.. uma população instruida produz mais com menos.. e menos gente dependendo da ação social do governo....mas o gosto por aposentadpris gordas e sem respaldo na economia faz a crise no RS...o que precisa ai é de relho no lombo da vermelhada.. só isso já faz o RS ter um bom futuro...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/