Artigo, Tito Guarniere - O doce privilégio de gastar o dinheiro dos outros

Todos os gestores públicos, de todos os partidos, poderes e instâncias, no Brasil, parecem – no que se refere às contas públicas – desfrutar de um privilégio que vem de longe, como se prenuncia nas palavras do constituinte da Convenção de Filadélfia, John Randolph, no século XVIII: “O mais delicioso dos privilégios é gastar o dinheiro dos outros”. 

O Poder Executivo, entretanto, na hora do aperto, fica com a pior parte. Ele, e só ele – ao menos aqui no Brasil – parece ser (e só às vezes, como agora nos governos da União e do Rio Grande do Sul) o único responsável pelo equilíbrio das contas públicas. Ao Executivo são atribuídas todas as culpas de má gestão, e dele são cobradas todas as faturas e todos os compromissos do Estado. A ele se endereçam todas as demandas da comunidade local, estadual e nacional.

Vejam as universidades públicas.  

CLIQUE AQUI para ler mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

É só comparar o Orçamento anual atual com o Orçamento anual da década de 70 e verificar o que os Militares fizeram e o que os "Civis"estão fazendo.Como diz Boris Casoy, "Isso é uma vergonha".Brasil, País de Tolos.A "democracia civil" gerou uma nuvem de gafalhotos num milharal que não sobra nem o talo.

Anônimo disse...

Lula ladrao teu lugar é na prisao

Unknown disse...

Parazitas!!!
Mais pragmatismo e menos populismo!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/