Esta compra, ocorrida durante o governo Dilma Roussef, foi malcheirosa deste o começo.
Responsável pela venda e manutenção dos novos 15 trens para a Trensurb, o consórcio FrotaPoa — formado pelas empresas Alstom, da
França, e Caf (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), da Espanha — voltou
a ser multado pela Trensurb. O motivo é mais um descumprimento do prazo de
reparo dos novos veículos.
O MPF investiga a compra dos trens.
A multa aplicada agora é de R$ 4,87 milhões e corresponde
a 2% do valor do contrato de compra de 15 novos trens da série A-200. O custo
total foi de R$ 242,6 milhões. No ano passado, o consórcio já havia penalizado
as empresas em R$ 2,43 milhões.
Os novos trens estão fora de circulação há quase dois anos (19 meses).
11 comentários:
O primo do senador Paim resolve isto... afinal ganha seu polpudo para que???
quem que goza de consciencia saudavel pode ainda apostar nesse país?
é so patifaria por todo canto...
só estando completamente fora da realidade para insistir nesse mantra de recuperação do país...
é uma massa falida inadministravel...
Dilma FEDE !
Nem precisa mais de enxadada... as minhocas estão em qualquer lugar.
Aplicar a multa é uma coisa. A Alstom pagar é outra. Editor faça o favor de monitorar até o dia que essa multa seja paga (se é que vai ser)
Vejamos.....10% de 242 milhões dá quanto? 24 milhões??? É uma boa comissão,
é ou não é????
Mais uma roubalheira da era dos petralhas.
PAIM METE O BEDELHO TEM COISA FEDORENTA, DILMA JUNTO ATÉ URUBU JUNTA...
NEGOCIO DESTES PETRALHAS DESASTRE CERTO.
só para constar em balanço fim de ano, receber mesmo neca.
Privatiza o trensurb que os trens vão funcionar rapidamente!
Porque tudo isso está acontecendo:
1- 08 de outubro – Emissão do Edital
2- 26 de novembro de 2012 - Assinatura do contrato
Observação: Em 58 dias tudo foi resolvido.
3- Na compra dos trens não foi utilizada a lei 8666 e sim o sistema RDC, Regime Diferenciado de Contratação.
Observação: Este lei foi promulgada em 4 de agosto de 2011, tem 10 itens que devem ser observados para utilizar esta lei, e nenhum dos itens a compra dos trens está atendida.
4- Alastom e CAF formaram um cartel aproveitando a pressa e esta nova lei.
Observação: A Alstom não depende da CAF para fabricar trens e vice-versa. Alem disso a Alstom recebeu 90% do contrato e a CAF 10%, meses depois, pelo mesmo sistema a CAF fica com 90% e a Alstom com 10% no contrato com o metrô de Belo Horizonte. Puro Cartel.
5- Poucos meses após a entrega dos trens houve um aditivo neste contrato de 15 milhões de reais.
6- Após a entrega dos trens a Alstom e a CAF venceram uma licitação de manutenção dos trens, tanto os antigos como os novos.
Observação: A manutenção é feita por empregados das terceirizadas que perderam a licitação, só trocaram o uniforme, pois a Alstom e CAF não possuem filial em Porto Alegre.
7- A Trensurb não necessitava de 15 trens para completar a frota.
8- A Trensurb não possui infraestrutura para ter 40 trens, pois nem espaço no pátio de manutenção possui, alguns trens ficam nos terminais de Mercado e Novo Hamburgo.
Observação: O primeiro trem circulou comercialmente em 22/09/2014, portanto a desculpa que serviria para a COPA, conforme um dos itens da Lei RDC, não se sustenta.
Serviu mais para a campanha de reeleição de DILMA em 2014.
Privatiza esse FrotaPoa... que funciona.
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