Artigo, Milton Santos, Zero Hora - Acampamentos se multiplicam pela cidade

- O autor é jornalista

A invasão das calçadas ou passeios públicos por "moradores de rua" em Porto Alegre vem desde a administração passada. Os inquilinos municipais estão fixando residência à vontade. O maior exemplo é o Viaduto Otávio Rocha (foto ao lado), mais conhecido como viaduto da Borges de Medeiros. Antes, eles se instalavam à noite; agora, ficam sempre no local. Ali dá de tudo. Há gente realmente sem teto, vendedores de drogas, usuários, assaltantes e até prostituição, além da sujeira e do cheiro insuportável. Há barracas, colchões, tábuas, um verdadeiro depósito nas calçadas.

Os acampamentos se multiplicam pela cidade. Na passarela de pedestres na rodoviária já há moradores de barracas armadas. Nos arredores da Praça do Papa, na Avenida Erico Verissimo, estão criando uma cidade no canteiro central, e na mesma via, nos fundos do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), já fazem fila para escolher lugar. Fora isso, ainda existem os vendedores de frutas, verduras e quinquilharias chinesas, que tomaram conta das calçadas no centro da Capital. 

Não se consegue nem mais andar. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

21 comentários:

Anônimo disse...

Uma pessoa montou uma banca ilegal de livros usados na Nilopolis , entre o Supermercado Nacional e o Shopping Bela Vista, em plena CALÇADA, em frente à Praça da Encol, um lugar bonito, agradável, que deveria ser preservado. Está há mais de um ano ali e quem tem autoridade para removê-lo não o faz .!!!

Anônimo disse...

Calma Políbio.É preciso dar tempo ao ultramoderno prefeito que os porto- alegrenses elegeram.
Vamos esperar uns 4 ou 5 anos que assim ele vai resolver este grave problema sem pressa.'
É melhor viver nessa pocilga do entregar porto Alegre aos esquerdistas

Anônimo disse...

É a pobreza, ainda não entenderam ?
Vai no centro da rica São Paulo e terão o mesmo quadro.
O Brasil empobreceu.

Anônimo disse...

é o que falta no calçadão da Felipe Schmidt em Florianopolis...

de dia ja é uma completa desordem, com ambulantes de todos os tipos e nacionalidades vendendo de tudo...

so estao faltando as barracas de moradores de rua...

ou vai ver ja existe e eu é que nem sei...

Anônimo disse...

é cidade dos coxinhas viva a cidade coxinharada kkkkk eheheheh kkkkk

ganhatudo disse...

A única justificativa para a prefeitura não retirar essas pessoas seria o fato da prefeitura não disponobilizar abrigo para essas pessoas. Existindo onde oferecer abrigo para essas pessoas deverias ser retiradas compulsoriamente, pois o espaçõ público, calçadas no caso, é para uso de transeuntes. Não é para montar casa na via pública.

Alberto disse...

ZHelotes e outros ladrões são culpados pela miséria do Brasil.

Anônimo disse...

uiuiuiu coxinha...polibio "não vamos entregar aos esquerdistas"... uiuiuiu...vai td deita viado coxinha

Anônimo disse...

Não se preucupem, o prefake MBL Jr., vai colocar tomadas para recarga de celular nas paradas, assim com ele viu no seu turismo por Paris. Prefiro mil vez um prefeito de esquerda, ao menos são mais conectados a realidade da cidade.

Anônimo disse...

Já havia feito comentário sobre a ocupação do viaduto Otávio Rocha, aqui mesmo, dias atras.
Porto Alegre está sem comando.

Anônimo disse...

Na Carlos Gomes, em frente ao Holiday in, um senhor mora a pelo menos 8 anos na calçada. Na Ipiranga entre o palácio de pelúcia e o Mc Donalds é outra lástima. Porto Alegre está perdida. Enquanto isso nosso Prefeito quer uma solução da Nasa em que ele seja o Cara, com a melhor ideia do mundo, ao invés fazer aos poucos, localizadamente. Bom, pelo menos o Prefeito não é de esquerda.

Luiz Vargas disse...

Não nos preocupemos pois o Napoleão Júnior está na Europa garimpando novidades para adotar na caPiTal botocuda. Em breve teremos carregadores de celular nas paradas de ônibus. Assim os desocupados vadios que atendem pela denominação de "moradores de rua" terão o conforto de carregar seus celulares na própria moradia, ou seja as paradas de ônibus, ruas, praças, parques e calçadas da cidade.

ATENTO disse...

MACONHA PODE? LIVRO NÃO PODE?

ORA,ORA, NEM FALE NISSO, É UM MILAGRE QUE ALGUEM VENDA LIVROS E AINDA UM EMPREENDEDOR COM POUCOS RECURSOS TENTANDO VENDER LIVROS...DEIXA O CARA E VAI PERSEGUIR BANDIDO...

Anônimo disse...

Essa vagabundagem votará ano que vem ???????

Anônimo disse...

É o biodiGESTOR da capital mostrando toda a sua "competência"!

Anônimo disse...

Efeito do trabalho do "comPeTentíssimo" Jr. da capital. Outro lixo à semelhança do "cabelinho" vaidoso de Caxias do Sul. Dois que se acham o que nunca foram e nunca serão! São incomPeTentes apenas...

Anônimo disse...

Caxias do Sul está a mesma pocilga. São os "ultramodernos" biodiGESTORES do século 21!

Anônimo disse...

Pelo menos deixará sua marca na capital: a incomPeTência!

Anônimo disse...

Se algum orgão público recolher essas pessoas de lá não vão faltar esquerdopatas dizendo que os "coxinha" estão impedindo o direito de ir e vir das pessoas.

Anônimo disse...

ENQUANTO O MARCHEZAN IRONIZA DE PARIS SOBRE CARREGADORES DE CELULARES NAS PARADAS,COISA NORMAL POR LÁ ISSO,OS PARISIENSES NEM SE ESPANTAM POR ISSO,AQUI A CIDADE ESTÁ ATIRADA AS TRAÇAS.ESTE VIADUTO DA BORGES,É UMA LATRINA A CÉU ABERTO,ALÉM DE ESCODERIJO DE ASSALTANTES E BANDIDOS.TEM QUE ENCOSTAR UM CAMINHÃO DA PREFEITURA,UMA CAÇAMBA,PEGAR AQUELES MENDIGOS FEDORENTOS E JOGAR NO GUAÍBA,TODOS ELES.NÃO ESTOU NEM AÍ PARA DIREITOS HUMANOS,ISSO NÃO PASSA DE FANTASIA.O SER HUMANO É SUJO,ELE É AUTODESTRUTIVO,ELE ARRASA COM O PLANETA.NÃO TEM CURA.QUE VÃO PARA O INFERNO TODOS ESTES DEFENSORES IDIOTAS DE PLANTÃO DE DIREITOS HUMANOS.LIMPEM DE UMA VEZ AQUELA LATRINA DO VIADUTO.ALI SÓ TEM COCÔ.

Anônimo disse...

Em 10 meses de governo o Prefeito já conseguiu fazer 20 dias de passeio pela Europa. Em 10 meses não conseguiu o mais simples, remover o pessoal debaixo do viaduto Otavio Rocha. A diferença do Governo anterior é que agora o viaduto mistura odores de urina,merda e maconha. As moscas são as mesmas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/