Ata do Copom sinaliza novas quedas dos juros

A ata da última reunião do Comitê Política Monetária do Banco Central (Copom) reafirmou o comunicado divulgado após a reunião quando as taxas de juros foram cortadas de 9,25% para 8,25%. 

O Comitê levou em conta o comportamento da inflação, que permanece bastante favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis baixos, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária. A ata explicitou que o Comitê acredita que a conjuntura econômica prescreve que a política monetária permaneça estimulativa e que segundo as estimativas do comitê as taxas ex-ante atuais como inferiores à taxa estrutural. O documento apontou como riscos baixistas para o cenário de inflação, os efeitos secundários do choque favorável nos preços dos alimentos e propagação do nível baixo de inflação corrente para a inflação futura. Por outro lado, aponto o aumento dos prêmios de risco com a frustração das reformas e a reversão do cenário externo favorável para os mercados emergentes. Em linha com o comunicado da decisão, o BC sinalizou, para a próxima reunião, uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária, condicional à evolução da conjuntura em linha com o cenário base. Ademais, o Comitê antevê um encerramento gradual do ciclo, o que sugere que ocorrerão quedas de juros ao menos nas duas próximas reuniões. Esse documento reforça a expectativa de que a taxa Selic deve encerrar o ano em 7,0%.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só espero que o Banrisul reduza sua taxa de juros e deixe de explorar o servidor público, que além de ter seu salário achatado, também o tem de forma parcelada. Anunciar recorde de lucro todos os anos não orgulha nenhum gaúcho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/