Petrobras acertou, mas não deveria cortar preços, diz Adriano Pires

A ilustração é também do Brazil Journal.

Na sua newsletter deste sábado, o jornalista Geraldo Samor, publisher da newsletter Brazil Journal, entrevista o ex-superintendente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Adriano Pires, que continua sendo o maior especialista em Petrobras que a publicação costuma consultar.  Nos últimos anos, ele não deu trégua ao governos do PT, criticando tudo que levou a Petrobras ao estado atual:  preços artificiais, política de conteúdo nacional, ufanismo com o pré-sal, gigantismo e corporativismo.

O Brazil Journal conversou com ele nesta sexta-feira à noite sobre a nova política de preços anunciada pela Petrobras.

O editor resolveu publicar tudo para melhorar a massa crítica dos seus leitores em relação ao assunto.

Você passou os últimos 10 anos batendo forte no governos do PT porque eles usaram a Petrobras como instrumento de política econômica — congelando preços para não gerar inflação e criando uma política de conteúdo nacional que se tornou uma estufa de corrupção e ineficiência.  Essa nova política de preços põe fim a essa instrumentalização?
Começa a por fim na medida em que atende a duas coisas que há muito tempo o mercado pede à Petrobras:  uma política de preços transparente e com previsibilidade. O presidente da Petrobras falou que daqui para frente o preço da gasolina e do diesel não será inferior ao do mercado internacional. Com isso, ele garante que a empresa não será mais usada de forma populista para ajudar a eleger políticos e controlar a inflação. É sempre bom lembrar que a Petrobras perdeu no primeiro mandato da Presidente Dilma US$ 40 bilhões com os subsídios à gasolina e ao diesel. [Pedro Parente] também anunciou que será criado um grupo dentro da empresa para acompanhar os movimentos do mercado internacional, a taxa de câmbio e o market share da empresa no mercado interno. 

Houve outros avanços?
Outra medida é que a empresa poderá praticar preços diferenciados por região no Brasil, com o objetivo de preservar seu market share.

CLIQUE AQUI para ler mais.

9 comentários:

Alberto disse...

Os caras de pau irão baixar R$ 0,05 o litro!!! Viva a Petrobrá$$$!!!

Anônimo disse...

Olha a cara desse tal de adriano pires...nao é o tipico coxinha com cara de arrogante e corno? É o retrato dessa raça asquerosa q se acha

Anônimo disse...

Duvido que com esse setor cartelizado o desconto chegue nas bombas, pra subir é um rojão, pra baixar é no conta gotas, subam o preço da conta de luz, é mais fácil fazer um gato que achar um poço de petróleo, não adianta baixar ou subir, vou continuar abastecendo dez pila.

Anônimo disse...

Quando sobe o preço do combustível os donos dos postos sobem imediatamente o preço. Quando baixa o combustível vem a conversa afiada estamos tirando os descontos bla bla bla sempre a mesma história.
POR ESSE MOTIVO QUE OS MAIORES EMPRESÁRIO BRASILEIROS ESTÃO NA CADEIA, OS DONOS DE POSTOS DE GASOLINA NÃO DIFERENTES SÃO DESONESTOS COM OS CONSUMIDORES.
DEVERIAM SER HONESTOS E BAIXAR O PREÇO DO COMBUSTÍVEL IMEDIATAMENTE.
BACARIA

Anônimo disse...

CÍNICA, MÍDIA FESTEJA REDUÇÃO NO PREÇO DA GASOLINA. SE FOSSE LULA...

A PEC 241 parece já ter congelado a inteligência do país; no momento em que o governo destrói o futuro na nação ao contingenciar os gastos em educação, saúde e infraestrutura, a imprensa comemora queda de míseros 3% do preço dos combustíveis nas refinarias; quando os governos do PT baixaram medida semelhante em 2003 e 2009, a oposição e a mesma mídia gritaram que era uma medida de populismo que iria quebrar a Petrobras; fez-se pior com Dilma, quando reduziu em 20% o preço da energia, num movimento de alto impacto social e anti-inflacionário; para a mídia, ficamos combinados assim: a gente reduz a gasolina em 3% e vende o pré-sal com deságio de 90%.

15 DE OUTUBRO DE 2016

247 - O anúncio da redução de 3% no preço dos combustíveis mais uma vez desnuda que as intenções do golpe estão pouco vinculadas ao ideário da “Ponte para Futuro” de Michel Temer. Nesse caso, mais uma vez a mídia usa dois pesos e duas medidas para tratar os governos de Dilma Rousseff e da coalizão conservadora de PMDB, DEM, PSDB e Centrão.

No momento em que o verdadeiro futuro é destruído pela PEC 241, que congela os gastos sociais, e,m educação, saúde e infraestrutura, a imprensa comemora a mísera queda no preço da gasolina. Quando o presidente Lula fez medida semelhante, em 2003 e 2009, a oposição, mídia ao lado, dizia que era uma medida de populismo e que a redução iria "quebrar a Petrobras".

A presidente Dilma Rousseff também foi severamente criticada por não aumentar o preço da gasolina para ajudar a controlar a inflação. Agora, discurso enviesado, só elogios rasgados. Não houve grita nem mesmo quando o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confessou que a redução é para ajudar a controlar a inflação e reduzir os juros. A imprensa não tem interesse em ser coerente com o que diziam ontem e do que afirmam hoje.

O pior é constatar que, nos postos, a redução será de, no máximo, de 1,5%. Foi o que aconteceu em 2003. A redução nas refinarias foi de 10%, mas a redução máxima nas bombas foi de 5%. O resto foi embolsado pelos postos.

E tem mais: quando Dilma anunciou a redução de 20% das tarifas de energia elétrica (uma medida muito mais importante para o controle da inflação e no aspecto social), a mesma imprensa criticou pesadamente, em defesa dos interesses do "mercado" e do "realismo tarifário".

A PEC 241 parece já ter congelado a inteligência do país. Congelou a inteligência e liberou o cinismo. Então ficamos assim: a gente reduz a gasolina em 3% e vende o pré-sal com redução de 90% sobre o preço de mercado.

MÍDIA HIPÓCRITA, COMO SEMPRE, E OS MESMOS OTÁRIOS CAEM, FEITO PATINHOS AMARELOS!

Anônimo disse...

Discurso meio contraditório, não acha?
Ele diz que o mercado quer previsibilidade! Mas como haverá a tal previsibilidade se agora os preços dos combustíveis vão oscilar em conformidade com as oscilações dos preços no mercado externo?
Desse jeito, parece que o entrevistado não sabe o que diz!

Anônimo disse...

COXINHA E O QUE TUA MULHER TEM NO CU E QUE TODA A ESQUERDALHA JÁ COMEU E JÁ GOZOU SEU CORPO PANACA!

Anônimo disse...

COR NO DESESPERADO PELA PERDA DA MULHER E DO EMPREGUINHO DO PARTIDO DA TRAPAÇA ESCREVE UM CHOROSO MIMIMI PRA TENTAR TIRAR O SEU GRANE IDOLO CAFAJESTE COMUNOFASCISTA CHEFE DA ORCRIM E GANGSTER DA LAVAJATO MANDALETE DO FIDEL E OFFICE-BOY DA ODEBRECHT. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! !!

Anônimo disse...

COR NO DESESPERADO PELA PERDA DA MULHER E DO EMPREGUINHO DO PARTIDO DA TRAPAÇA ESCREVE UM CHOROSO MIMIMI PRA TENTAR TIRAR O SEU GRANE IDOLO CAFAJESTE COMUNOFASCISTA CHEFE DA ORCRIM E GANGSTER DA LAVAJATO MANDALETE DO FIDEL E OFFICE-BOY DA ODEBRECHT. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/