Na foto, Leo Pinheiro acompanha Lula na visita ao triplex que a OAS "deu" de presente para a família do líder do PT.
Uma mensagem apreendida pela Polícia Federal no celular
do empresário Léo Pinheiro, sócio da OAS, aponta que a empreiteira conquistou
uma obra de cerca de R$ 1 bilhão na Guiné Equatorial "com ajuda do
Brahma". De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, esse era o codinome
usado pelo empresário para designar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,
segundo interpretação da Polícia Federal em análises feitas na Lava Jato.
Ainda segundo a publicação, a obra se trata de uma
estrada de 51 quilômetros que liga a capital da Guiné Equatorial, Malabo, a
Luba, os dois principais portos daquele país africano. Bancada pelo governo, a
obra foi contratada por US$ 320 milhões, o equivalente a pouco mais de R$ 1
bilhão.
A mensagem foi enviada em 31 de janeiro de 2013 pelo
diretor de Relações Institucionais da OAS em Brasília naquela época, Jorge
Portes, para Pinheiro. O objetivo da mensagem era que Pinheiro conseguisse, com
a ajuda de um ministro cujo nome não é citado, que a presidente Dilma Rousseff
colocasse a pedra fundamental da estrada. O diretor da OAS dizia que a obra
ficava ao lado do aeroporto onde Dilma desembarcaria em fevereiro de 2013. Ela
visitou o país naquele mês, quando perdoou uma dívida de R$ 27 milhões do país,
mas não há notícias de que tenha atendido o desejo do executivo da OAS.
O suposto lobby de Lula para empreiteiras brasileiras na
África é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, em uma
apuração paralela à Operação Lava Jato.
3 comentários:
Se ajudou e não se locupletou, bom para o Brasil. Lula ajudou inúmeras empresas a entrar no seletivo e concorrente mercado mundial.
Meudeusdocéu!
Aqui em SC, o trecho da BR-280 entre o porto de São Francisco do Sul e a BR-101, com a mesma quilometragem da estrada da Guiné Equatorial, foi prometida a duplicação em 2011, pessoalmente em SFS, pela mandiocona. Adivinhem o que aconteceu? Nem um mísero quilômetro foi executado.
Esse trecho é um verdadeiro corredor da morte com trânsito diário pesadíssimo de ônibus municipais, intermunicipais, interestaduais, caminhões, carros, motos e bicicletas. Tudo com pista simples e mal sinalizado.
O pt ama os ditadores bolivarianos e africanos. Ajuda esses marginais de todas as formas, com dinheiro do BNDES e empreiteiras sempre prontas para tocar as obras. Por que será?
Pergunta que não quer calar.Como pode 51 km custar um bilhão na africa e 21km da 448 custar um bilhão e trezentos milhões no brasil????
E ninguem perceber??
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