Artigo, José Eustáquio Diniz Alves - Donald Trump vs Hillary Clinton: o elefante em loja de cristais e o teto de vidro

O editor selecionou esta análise por sua evidente consistência e importância.


Os Estados Unidos da América (EUA) são uma potência em decadência, mas ainda são uma potência e o que acontece por lá sempre tem um grande impacto no resto do mundo. A economia dos EUA representava cerca de 27% do PIB mundial em 1950, caiu para 22% em 1980 e ficou em 15,8% em 2015, segundo dados do FMI. O PIB da China (em poder de paridade de compra – ppp) representava 17% da economia global em 2015. Para 2021 as previsões do FMI são de uma participação na economia internacional de 14,6% para os EUA e de 20% para a China. A China também é a líder no comércio mundial.

Enquanto os EUA encolhem sua presença econômica na comunidade internacional, aumentam seus problemas internos como o agravamento das desigualdades sociais, o encolhimento da classe média, a deterioração da infraestrutura e o aumento da violência, como mostram os diversos casos de estupro em universidades, tiroteios, assassinatos em massa e o aumento dos fundamentalismos, da intolerância e do uso de drogas e da criminalidade em geral.

Mas mesmo sendo a segunda economia do mundo e um dos países desenvolvidos com menor esperança de vida ao nascer, os EUA ainda continuam sendo a primeira economia em dólares correntes e possuem a moeda mais aceita e mais influente no mundo. Assim, as eleições presidenciais americanas de 2016 vão agitar as discussões políticas globais, pois uma crise nos EUA pode comprometer a frágil situação da economia mundial.

CLIQUE AQUI para ler.

10 comentários:

Matias Pasqualotto disse...

Mais do mesmo... Hillary a defensora dos negros, mulheres e gay oprimidos (Que recebe dinheiro dos sauditas e das maiores empresas e bancos) e Trump o exterminador de direitos dos trabalhadores, racista e fascista (que financia sua própria campanha, gastando 3x menos que Clinton)... já ouvi esse discurso em algum lugar...

go Trump

Anônimo disse...

Sei bem quem veio falar que estava tudo bem no Brasil,
em 2015 (Bill Clinton).
São um bando de irresponsáveis com sua
conversa de que não vai doer.
Go Trump .

Anônimo disse...

Texto pontuado com diversos temas da agenda esquerdista; discussão de gênero, feminismo, multiculturalismo...não levou em conta fatores como a queda do preço do petróleo que leva ao desespero economias que abastecem o terrorismo, os oito anos de um governo esquerdista em que mesmo assim a economia se recuperou. Sem falar do desespero da esquerda ao ver uma de suas bandeiras atacada em Orlando pela ideologia que ignoram em nome de sua agenda. Os USA têm Congresso, Trump não terá vida fácil, lá não é banânia.

Edson disse...

A julgar pelo inicio do texto do autor, podemos inferir que a China é um país muito superior aos EUA, pelo amor de Deus Polibio, isso aí é peça do jardim de infância...

Anônimo disse...

Porque estes tantos problemas americanos quase nem são mencionados na China???
E nem são motivos de estardalhaço da imprensa internacional???Será que nestes
quesitos a China supera os americanos? Ou a imprensa internacional é amplamente favorável a China???

Anônimo disse...

Não existe nada de consistente no texto, pois dizer que os EUA são um pais em declínio não tem amparo na realidade, pois se não me engano 60% das invenções do mundo saem dos EUA, ou seja, é a inovação tecnológica que gera desenvolvimento econômico e sem contar que é a última fronteira de defesa da cultura ocidental e do cristianismo juntamente com Israel. Ao contrário da China comunista que utiliza a mão de obra escrava de 1 bilhão de pessoas, não produz inovação tecnológica, somente pirateia, é dependente do dinheiro do ocidente e da sua inovação tecnológica, ou seja é uma economia totalmente insustentável e uma bomba prestes a explodir devido a sua bolha imobiliária segundo economistas. Além da China ser o país mais poluído do mundo ( e dizer que o texto foi escrito num site ambientalista).
Hillary é discípula de Saul Alinski que foi o maior estrategista comunista dos EUA, o mesmo que escreveu um livro chamado Regras para Radicais, onde no prefácio faz uma homenagem ao diabo. Será que é o Trump que é uma ameaça ?
A eleição de Hillary é a entrega total do EUA para todas as forças globalistas.
Cleberson

Anônimo disse...

Na China comunista que utiliza a mão de obra escrava de 1 bilhão de pessoas, os sindicatos são proibidos por lei. Estar elogiar a China, é criminoso!

Anônimo disse...

Caro editor, não deu para terminar de ler o artigo desse Hillarista. Esquerdista dá para cheirar de longe. Fui dar uma olhada rápida no MSN Lá tem uma enquete: Which presidential candidate is best prepared to handle the economy?

Hillary Clinton 35%
Donald Trump 51%
They’re equally prepared 3%
I’m not sure 11%

312.168 votes
Tem que selecionar melhor as suas fontes. A imprensa esquerdista não é muito diferente aqui e nos Estados Unidos. Só faltou combinar com os eleitores.

Anônimo disse...

PIB Estados Unidos: 17.416 trilhões; PIB per cápita: $54678
PIB China: 10.982 trilhões; PIB per cápita: $7989
A China é o pais que vai dominar o mundo segundo o jornalista. Não muito tempo atrás, os comuno-petistas falavam: "agora é a vez China". A China era o sonho de consumo dos comunas brasileiros: uma ditadura comunista sustentada por uma economia de mercado.
No fundo eles torcem para que a Hillary ganhe para enfraquecer ainda mais os americanos.

Anônimo disse...

Polibio, se for pra ter este lixo de análise pró-hillary eu assito à globonews ou leio a veja.
Quem vem a este blog espera mais de ti.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/