PF acha prova de que Lula, presidente, atendeu pedido de lobista da Odebrecht

PF acha prova de que Lula, presidente, atendeu a pedido de lobista da Odebrecht. Alexandrino Alencar, preso na Lava Jato e depois solto, era o homem da empresa designado para as relações com LILS – hoje a sigla que denomina uma conhecida empresa de palestras; na ocasião, era a sigla para Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República. O e-mail recuperado pela Lava Jato é novo indício de tráfico de influência do ex-presidente

Em um ato rotineiro, em dezembro de 2009 Cleantho de Paiva Leite Filho, diretor comercial da Braskem no México, enviou um e-mail pedindo ajuda a Roberto Prisco Ramos, seu colega de trabalho na empresa petroquímica controlada pela empreiteira Odebrecht. Naquele fim de ano, ao saber do teor da conversa, Ramos rapidamente encaminhou o pedido a outro colega, mais bem posicionado para resolver a questão, chamado Alexandrino Alencar. Diretor de relações institucionais da Odebrecht, Alexandrino tinha os contatos certos. “Preciso de sua ajuda em relação a este tema. Dar uma força para que LILS aceite um convite especial do Calderon e vá ao México no início de fevereiro”, dizia o texto de Ramos. 

Em miúdos, a Odebrecht queria muito que LILS – para ela; presidente Lula, para os brasileiros – estivesse no México com o então presidente do país, Felipe Calderón, em uma reunião para assinatura de um contrato da Braskem com a mexicana Idesa. O acerto previa a construção de um complexo petroquímico de US$ 5,2 bilhões em Coatzacoalcos, no Estado de Veracruz. A presença de Lula daria um peso especial ao negócio, de grande interesse da empresa brasileira. Dois meses depois, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2010, Lula esteve no México para a 2a Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento. No dia 23, Lula teve uma reunião com Calderón, na qual o principal resultado foi a comemoração da assinatura do contrato entre a Braskem e a Idesa.

9 comentários:

Anônimo disse...

A necessidade obriga as pessoas compactuadas a aparecerem.

Edir Macedo negocia ministérios com Lula para salvar Dilma.

Anônimo disse...

E adianta alguma coisa isso?? A PF faz um trabalho excelente pra depois os velhacos do STF, o escritório de advocacia dos PTralhas, simplesmente jogarem anos desse trabalho no lixo?

Anônimo disse...

Família de Capez abriu mais de 20 empresas nos últimos anos:

Um dos principais alvos da investigação sobre a máfia da merenda no estado de São Paulo, o tucano Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa, terá de lidar com o fato de que parentes próximos entraram na mira do Ministério Público; a informação é da Carta Capital; segundo a revista, os investigadores querem entender como dois parentes do deputado abriram mais de duas dezenas de empresas nos últimos anos; são companhias nas mais diversas áreas como, telefonia, pedras preciosas, vestuário, turismo e agência autônoma de investimentos; a maioria dessas empresas foi registrada nos mesmos endereços; parte delas não existe (...)

ops, esse é Dep Estadual pelo PSDB de SP, notável jurista e Promotor de Justiça do MP de SP.

Anônimo disse...

And?

Anônimo disse...

MAS AFINAL O QUE AINDA FALTA PARA PRENDEREM ESTE VERME NOJENTO ORELHUDO PORCO COMUNISTA LADRÃO VAGABUNDO ANALFABETO IGNORANTE CORNO FDP PETRALHA FASCISTA GOLPISTA BOLIVARIANO SEM VERGONHA SAFADO LACAIO DE FIDEL PUTA DE STALIN, FILHO DE UMA RAPARIGA NORDESTINA????? TEM QUE FUZILAR ESTE ANIMAL RAIVOZO

elias disse...

13:46
Faça um BO.

Ah, voce faz parte da quadrilha petralha e tem o rabo preso?
que pena;

Anônimo disse...

56% são contra impeachment e 83% não querem Temer presidente
:
Levantamento do instituto de pesquisa Digzoo feito entre os leitores do portal iG mostra que 56% acham que Dilma não deve deixar a Presidência da República; a pesquisa mostra que 83% dos internautas não ficariam felizes com o vice-presidente Michel Temer no comando do país; além disso, 81% deles não acreditam que um eventual mandato do peemedebista solucionará a atual crise política do País; 80% não acreditam que a corrupção diminuirá em um governo peemedebista

Anônimo disse...

Pensei que o Xi estaria na prisão da PF em Curitiba, mas não, voltou a bostar textos as 13:45.

Concluo que trata de texto do Instituto dos mafiosos.

Anônimo disse...

Desculpe Políbio, mas isso não é crime em lugar nenhum. Presidentes atuam em favor das empresas do seu país no exterior. Além disso, o lobby existe em qualquer governo, aqui e em qualquer lugar do mundo. O que seria então o financiamento privado de campanha? Não é um lobby institucionalizado? Ou será que as empreiteiras ``emprestam``(financiamento de campanha) dinheiro aos políticos só porque são bonzinhos. Claro que não. Se investigarem todos os governadores e ex-presidentes todos terão atendido a algum lobby.
Se o Lula cometeu crimes, não é pelo lobby em si, mas se recebeu dinheiro ou bens para fazer isso. Se essa atuação fosse no Brasil seria um problema mais grave, mas a atuação foi no exterior nesse caso. O caso da Petrobras, aí sim, são outros quinhentos. De maneira geral lobby nem pode ser considerado crime.
Seria bom que depois que tivessem fim os problemas políticos no Brasil, dever-se-ia criar alguma legislação oficializando o lobby, assim como é nos EUA, onde existe até a profissão oficial de lobista.
Não adianta querer achar que não haverá lobby. Sempre haverá. O que se precisa é criar as regras para evitar abusos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/