"Sozinha à beira do abismo", por Bernardo Mello Franco

Folha de São Paulo

A delação de Ricardo Pessoa empurrou Dilma Rousseff de volta para a beira do abismo. Desde os protestos de março, o governo nunca pareceu tão frágil, e o desfecho da crise, tão incerto.

O chefe do "clube das empreiteiras" transferiu a delegacia da Lava Jato para o Palácio do Planalto. Em uma só tacada, envolveu dois ministros no escândalo, os petistas Aloizio Mercadante e Edinho Silva, e lançou suspeitas sobre o financiamento das duas campanhas que elegeram Dilma, em 2010 e 2014.

Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", Pessoa ainda entregou aos procuradores uma planilha com título autoexplicativo: "Pagamentos ao PT por caixa dois". Se comprovados, os repasses podem desmontar o discurso do partido de que a prática de receber dinheiro em espécie ficou para trás com o mensalão.

De quebra, o delator acrescentou um novo verbete ao dicionário da corrupção, ao relatar que o tesoureiro João Vaccari se referia à propina como "pixuleco". Nos últimos dias, o partido voltou a pedir a libertação do ex-dirigente preso, alimentando os rumores de que ele está ameaçando romper o pacto de silêncio.

Ninguém mais questiona a gravidade da situação. Entre sexta e sábado, Dilma convocou duas reuniões de emergência no Alvorada, atrasando a aguardada viagem oficial aos Estados Unidos. Passará a visita de quatro dias com a cabeça no Brasil, onde sua base se desmancha e a oposição tenta ressuscitar o fantasma do impeachment.


O repique da crise encontra a presidente mais fraca e mais sozinha, pouco depois de bater novo recorde de impopularidade no Datafolha. Enrolado em seus próprios problemas, Lula ensaia um afastamento e sinaliza que não saltará do precipício com ela. O PMDB retomou o clima de ameaças, lideradas pelo presidenciável Eduardo Cunha. As citações a Mercadante e Edinho fragilizam a blindagem que resta, a das paredes e janelas do palácio.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não adianta o Aécio fica de mimimi o tempo todo na imprensa marrom glace, golpe paraguaio não cola no Brasil.

Anônimo disse...

Políbio, enquanto nós nos estarrecemos com as falcatruas os petrallhas estão montando um golpe bolivariano no Brasil. Não vão deixar o poder sem fazer algo muito ruim, pois elles odeiam o povo brasileiro e querem ser os ditadores.

Anônimo disse...

Os crimes são tantos na campanha e durante o desgoverno da petralha Dilma que ninguém mais fala na roubalheira de Pasadena e que ela é a principal responsável! Cadeia e apreensão dos bens dessa mulher e de sua filha!

Anônimo disse...

Golpe Bolivariano, essa é boa. O Aécio perdeu a noção de tudo, que se presidente de qualquer jeito, pois comemore vc foi eleito presidente do PSDB.

Anônimo disse...

A Dilma está muito tranquila. E o Lula está se mobilizando. Não estranhem se começarem a ter tumultos em várias cidades do país. Ele já avisou que vai colocar seu exército nas ruas. Estranho é não ser chamado para prestar contas de suas declarações.

Anônimo disse...

O Tucano das 21:01 já sentiu o golpe. Achavam que iam aplicar o golpe paraguaio em cima da Dilma do PT, legitimamente reeleita Presidente do Brasil, (assim como foi reeleito o Governador Alkmin, Governador Richa, do Paraná, Governador Jatene, do Pará e Govenrador Pirilo, de Goias, todos do PSDB)os movimentos sociais e os pobres iriam assistir de braços cruzados? Querem governador o Brasil, ganhem no voto, já ganharam antes, com fhc.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/