334 mil empregos na construção civil viraram pó em um ano

Se todos os demais setores da economia tivessem direito ao seu próprio programa de manutenção dos postos de trabalho, ainda assim seria praticamente impossível segurar a taxa de emprego neste ano. Não há FAT ou política de desoneração da folha capaz de compensar o esfarelamento da área de construção civil no país. Nenhuma outra atividade tem deixado um número tão expressivo de trabalhadores pelo caminho. 

A análise é do Relatório Reservado de hoje. Leia tudo:

Os dados são assustadores; só não vê quem não quer. Entre maio de 2014 e maio de 2015, o Brasil registrou, no total, um decréscimo de aproximadamente 593 mil postos de trabalho. Sozinho, o segmento de construção entrou com 56% dessa estatística macabra, informa o Relatório Reservado. Significa dizer que mais de 334 mil vagas viraram pó em 12 meses, o equivalente a quase mil carteiras de trabalho a menos por dia nos canteiros de obra do país.

Há pouco mais de um ano, o setor representava 6,4% de todos os empregos do país. Hoje, este índice já está em 5,8%. E que ninguém pense que a devastação está restrita à indústria da construção pesada, duramente afetada pela paralisia de investimentos em infraestrutura. Este nicho do mercado, de melhor remuneração, perdeu mais, é verdade: 174 mil postos de trabalho em 12 meses, o correspondente a 29,4% de todas as vagas fechadas no Brasil. No entanto, o segmento de construção civil não ficou muito atrás: a degola atingiu 160 mil empregos, ou 27% do total. A deterioração do setor de construção tem um enorme efeito corrosivo sobre a economia como um todo. Cada R$ 1 milhão que deixa de ser investido em obras significa um corte de R$ 1,6 milhão em termos de valor adicionado. Se convertida em gente, a perda é ainda mais dolorosa: 56 postos de trabalho a menos.
Este quadro é consequência direta de uma trágica combinação. De um lado, a Lava Jato, que criminalizou quase um setor inteiro e atinge o futuro das empreiteiras, por praticamente inviabilizar sua entrada em novos projetos na área de infraestrutura; do outro, a grave crise financeira do Dnit, um explosivo de efeito imediato, que espalha estilhaços por obras já em andamento. Some-se a isso os cortes de investimento decorrentes da política de ajuste fiscal do governo. É como se as bombas de Hiroshima e Nagasaki caíssem no mesmo lugar e na mesma hora, num catastrófico sincronismo.


O mais estranho é que um setor com tamanho impacto econômico e social como a da construção civil tenha sido colocado à margem dos seguidos programas de manutenção dos postos de trabalho. Parece até que o esquecimento tem como segundas intenções reduzir o salário real do trabalhador com o objetivo de colaborar no ajuste fiscal e no combate fiscal. O governo joga uma roleta russa, que salva, sim, alguns segmentos da economia intensivos em mão de obra, mas atinge a femoral do maior de todos os empregadores do país. Curiosa seleção nem tão natural assim. Mecanismos como a desoneração da folha de pagamentos e o recém- anunciado Programa de Proteção ao Emprego têm servido para eleger uma elite do trabalho. Alguns setores vêm merecendo uma deferência negada a outros. No fim das contas, a quem é essa deferência: ao trabalhador ou ao empregador?

7 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADO ESQUERDALHA MALDITA DE SATANÁS !!!!

OBRIGADO COMUNISTAS MALDITOS E LADRÕES !!!!

VÃO SE FO$#@! !!!!

Anônimo disse...

PÓ TÁ VIRANDO A PACIÊNCIA DOS BRASILEIROS.

Anônimo disse...

todos vao votar no lula em 2018. conheço nosso gado

Anônimo disse...

ONDE O PT TOCA,VIRA O CAOS,BADERNA,ESCULHAMBAÇÃO,CORRUPÇÃO.O MISTÉRIO E ISSO CHEGA A SER REALMENTE UM MISTÉRIO,É SABER COMO ESTA GENTALHA CONSEGUIU CHEGAR AO PODER E SE MANTER LÁ COM TODA ESTA ROUBALHEIRA.É SEM EXPLICAÇÃO TUDO ISSO.NUM PAÍS DECENTE,SÉRIO,DESENVOLVIDO,ESTA ESCUMALHA JÁ ESTAVA ATRÁS DAS GRADES.AQUI COMO É UM PAÍS POBRE,ATRASADO,FICA O DITO PELO NÃO DITO.

Anônimo disse...

Esse anônimo das 12:56 é petralha !!!

Anônimo disse...

Com essa massa de milhares de desempregados, por um lado será bom para quem vai construir, fazer reformas ou um puxadinho em casa, a concorrência vai fazer baixar o preço da mão de obra dos pedreiros, serão centenas de milhares de trabalhadores fazendo bico, e pasmem, não entrarão para as estatísticas de desempregados. Valeu PT, valeu Dilma!

Anônimo disse...

sou nao! dizer que nosso gado vai votar no lula nao significa que eu concorde. nao sou jornalista que critica governos e poupa os idiotas que os elegem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/