Nardes diz que Dilma deve ser responsabilizada pessoalmente pelas pedaladas fiscais. O caso é de impeachment.

O jornal O Globo ouviu neste sábado em Comandatuba, Bahia, o ministro do Tribunal de Contas da União, o gaúcho Augusto Nardes, que afirmou que a presidente Dilma Rousseff pode ser responsabilizada legalmente pelas "pedaladas" nas contas do governo. Nardes considera ainda que caso o governo entre com recursos contra o relatório do TCU, eles terão caráter protelatório, apenas para retardar o julgamento pelo colegiado. O jornal fez o contraditório com Adams, CGU. 

Se o caso for a decisão final contra Dilma, a presidente tomará impeachment. 

Leia mais:

— Existem várias situações de ilegalidade em relação às pedaladas. Já no ano passado havíamos encontrado uma situação muito crítica pelo fato de o Ministério da Fazenda não ter contabilizado algumas operações. E agora constatamos que houve uma série de empréstimos feitos pela Caixa Econômica Federal e outras instituições que somam mais de R$ 40 bilhões sem uma sustentação legal — afirmou Nardes, que participa do 14º Fórum de Comandatuba, promovido pelo empresário João Dória Jr.

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, rebateu as declarações de Nardes. Ele disse ao GLOBO neste sábado que o recurso não é protelatório e negou novamente que a presidente DIlma Rousseff possa ser responsabilizada pelo caso. Segundo Adams, o recurso tem por objetivo levantar elementos que afastarão o entendimento de que houve irregularidades.

O que nós fizemos é que entendemos que existe uma necessidade de se submeter esse processo, essa análise ao contraditório, inclusive admitindo a própria mudança de compreensão do TCU sobre o tema com os elementos que vão ser apresentados — explicou Adams, negando também eventual crime de responsabilidade pela presidente:

— Não existe nenhum elemento fático que aponte ou indique que envolva a atuação pessoal da presidente. Para atribuir esse tipo de coisa tem que haver esse tipo de situação

Agora o debate do TCU vai ser aprofundado ainda. Nesse aprofundamento, vamos levar esses elementos inclusive para afastar a própria configuração dessa compreensão.Na sexta-feira, Adams e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já tinha dado uma entrevista coletiva para defender a presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, frisaram que ela não é "imputável" na decisão do TCU.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, a presidente Dilma ordenou que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e o procurador-geral do Banco Central dessem entrevista para contrapor o argumento. Cardozo chegou a classificar a proposta de impeachment, ventilada pela oposição, de "patética" e de "desespero compulsivo".


Dezessete pessoas, entre ministros e autoridades, serão ouvidos para determinar responsabilidades pela manobra fiscal. A expectativa é que o relatório sobre as contas seja concluído em junho. As contas são referentes ao último ano do primeiro mandato de Dilma. Caso ela seja apontada como responsável pela pedalada, a oposição estuda entrar com um pedido de impeachment contra a presidente.

12 comentários:

Anônimo disse...

Toda população que não usa pano vermelho e sujo, tem conhecimento das falcatruas desta ANTA que está na Presidência do Brasil, e ela de tão COVARDE que é, não dá explicação, mas manda, e eles obedecem para não perder os "carguinhos" virem a explicar o inexplicável.
Na sexta-feira, a presidente Dilma ordenou que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e o procurador-geral do Banco Central dessem entrevista para contrapor o argumento. Cardozo chegou a classificar a proposta de impeachment, ventilada pela oposição, de "patética" e de "desespero compulsivo".

Patético, são os dois serviçais, achando que estão falando a milhões de otários.

Anônimo disse...

Esse é só mais um motivo para o impeachment da presidanta que já cometeu muito outros crimes. Mas Polibio, e o vagabundo do Arno Augustin, que punição existe para o "profissional" (em maquiagem contábil) que comete um crime de embuste contábil desta magnitude? Acredito que prisão, mas no Brasil simplesmente não acontece nada, e no mínimo deveria ser proibido de prestar serviço público, até mesmo como assessor de vereador!

Anônimo disse...

A culpa não é só da Dilma, quem a indicou tem mais culpa e o partido que a sustenta ainda muito mais. Não adianta tirar uma peça da engrenagem toda enferrujada.

Anônimo disse...

o petralhas acham que ser eleito é receber carta branca pra fazer o que bem entenderem...

vamos impichar essa doida pra mostrar pra essa gente que é preciso seguir as regras...

Luiz Vargas disse...

Este senhor que esta advogado geral da união deveria estar advogado geral do PeTê.
Aliás, quando que o MPF o irá indiciar pelo crime de prevaricação?
Quanto ao seu Nardes, me parece que ele dá uma no cravo e outra na ferradura. Acho que li algo a resPeiTo de este senhor considerar aceitáveis os acordos de conveniência (dizem leniência, mas a realidade nos mostra outra coisa) da AGU.
Aliás, quando o MPF moverá uma ação pelo crime de prevaricação contra o senhor Jorge Hage?

Anônimo disse...

COM PODERES TODOS COMPROMETIDOS, SERÁ DIFÍCIL FAZER ALGUMA COISA.

PT AGORA ESTÁ COBRANDO DE TODOS QUE GANHARAM DINHEIRO. ESTÃO DOS COM TELHADOS DE VIDRO. E TODOS OS PODERES MESMO, SEM EXCEÇÃO.

NEWTON disse...

Dilma e Luis Adams, socorro! A mais de 10 anos, costumo andar de carro a mais de 120Km por hora numa estrada federal aqui no RS, e a semana passada, um radar móvel me pegou e querem me cobrar multa. Por favor me encaixem ai na defesa da pedalada fiscal, pois se a 10 anos faço isso tranquilamente, por que agora essa frescura de multa?

Anônimo disse...

No desgoverno Fhacê já se fazia estas pedaladas fiscais.....teve algum comentário do nobre editor???ah no pesdb pode...vá te catá...

Anônimo disse...

o gamba deve ter falado isso qdo nao estava sobrio....

Anônimo disse...

Se os outros roubaram nós também
podemos, e já roubamos a vontade ( petralha 23:39).

Carpes Júnior disse...

Depois da pedalada fiscal vêm de pedalada legal.
Pelamordedeus, e reponsabilidade é por algum acaso delegável?
Se algum desvairado faz "cacas" contumazmente, o comandante pode dizer que não sabia? E, neste caso, estará isento da responsabilidade?
Putzparilis!

Anônimo disse...

Este é filho do Severino Cavalcante que o indicou para o TCU e esta numa denuncia de acobertar o irmão Cajar Nardes candidato a deputado e não eleito ex dirigente do dnit em goias denunciado por falcatruas abdicou de julgalo mas influenciou os outros ministros segundo denuncias que estão neste link
https://fichacorrida.wordpress.com/category/severino-cavalcante/ e tambem foi ex ARENA ex PDS e por ultimo PP que esta na lava jato sera que pode se manifestar.outra esta na Bahia convidado por João Dória Júnior espero que não apresente faturas de despesas para o TCU melhor dizendo nos povão pagarmos e sera que foi de avião de carreira pagando o bilhete ou o convidante pagou ou jatinho da FAB.era filiado ao PP ate 2005 quando foi indicado por Severino Cavalcanti para o TCU ocupou a vice presidencia do partido. agora posa de legalista.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/