Artigo, Elio Gaspari, Correio do Povo - Brugera, a filha do guerrilheiro

A artista cubana Tania Bruguera tem 46 anos, já foi detida três vezes e toma atitudes que fazem dela um novo tipo de dissidente do castrismo. Foi presa há pouco porque marcou um evento para a Praça da Revolução, durante o qual as pessoas teria um minuto para dizer o que quisessem. Levaram-na para a delegacia por "desordem pública". Ela foi solta pouco depois.

. Desde que o presidente Obama anunciou o restabelecimento de relações entre os Estados Unidos e Cuba, sua prisão tornou-se uma faísca para o repúdio à ditadura castrista.


. Ao contrário dos dissidentes cubanos habituais, ela não vive num prédio decadente de Havana, nem no bairro latino de Miami. É uma intelectual cosmopolita, educou-se no exterior, divide seu tempo com temporadas em Chicago e já expôs suas instalações em dezenas de cidades, inclusive nas bienais de Veneza, São Paulo e Xangai. Está em Cuba porque é cubana. Se quisesse, poderia viver em qualquer lugar do mundo.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Maria do Rosario vai lá defender ela...

fred olkiveira disse...

O pt, Dilma e, sobretudo, Lula, adoram essa ditadura, que tem suas prisões com centenas, talvez milhares de presos políticos, pessoas que ousam fazer críticas aos ditadores da ilha. Como defender, em pleno século 21, ditaduras? Como imputar a Lula a condição de líder num país ainda democrático como o nosso, se ele apóia a aberração do regime cubano?

Anônimo disse...

Cuba é o melhor lugar do mundo para roubar, os Petralhas sabem disso, então "adoram" a ilha.

Anônimo disse...

Será que teremos Comissão da Verdade em Cuba?
Imagina quanto trabalho vai ter.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/