Análise - O eleitoralismo de Dilma e do PT é responsável pela explosão dos preços das tarifas elétricas.

CLIQUE AQUI para ler reportagem sobre os estúpidos aumentos previstos para o fornecimento de energia elétrica

As intenções eleitorais subjacentes a MP 579 acabaram se voltando conta a feiticeira, infelizmente um pouco tarde para atrapalhar suas ambições. A medida que através da base aliada a troco de favores teve sucesso na forma de lei própria, transpôs artificialmente energia que era negociada no mercado livre em energia cativa, de comercialização exclusiva com as distribuidoras.

Da mesma forma que causou uma instabilidade regulatória abalando a confiança dos agentes e investidores, transtornou o mercado de energia que é extremamente sensível, ao deslocar a energia para o mercado cativo.Além disto, foi flexibilizada a obrigatoriedade das distribuidoras informarem suas necessidades de compra de energia para os próximos anos, que é justamente o mercado que é disputado nos leilões de energia nova, patrocinados pelo Ministério de Minas e Energia, onde os agentes ganham contratos de venda de energia e viabilizam seus empreendimentos para 3 e 5 anos.

Ora, na situação de instabilidade e sem a obrigatoriedade de informar suas demandas, as distribuidoras não solicitaram e o mercado leiloado diminuiu, e portanto os gteradores ou empreendedores diminuíram suas expectativas e portanto reduziram novos empreendimentos de geração para atender a este mercado.

As primeiras conseqüências foram no caixa das empresas de geração que aderiram, que tiveram suas receitas reduzidas em alguns casos a 30% da original e levando-as a comprar energia no mercado livre para honrar seus compromissos, receita ideal para uma quebradeira. As distribuidoras, mesmo com a energia transposta do mercado regulado através de cotas a preços de custo, em boa parte dos casos subestimaram suas necessidades e tiveram que comprar no mercado livre, que a esta altura estava nas alturas, devido as ingerências cometidas e pela intempestividade com que foram cometidas, uma vez que já se previa um longo período de seca.

Para sustentar a manobra, lançou-se mão do dinheiro dos contribuintes, depois da exaustão da Reserva Global de Reversão e da Conta de Desenvolvimento Energético, que agora devem ser ressarcidos, ocasionando um repasse total de R$ 61 bilhões para as tarifas de energia elétrica, através de uma provável revisão tarifária extraordinária.

10 comentários:

Anônimo disse...

deveriam cobrar só do Nordeste, Rio de Janeiro e Minas...

Anônimo disse...

Dilma provou, mais uma vez, que é a Nossa Senhora da Incompetência Genérica e Particular! O PT é seu séquito de cegos e cínicos adoradores de coisa nenhuma!

Anônimo disse...

ELES ESTÃO POUCO LIGANDO FAZEM GATOS, ELES VOTAM E NÓS TOMAMOS.

Anônimo disse...

Porque não zera o ICMS que é cobrado de forma cruel para os consumidores, a sanha dos governos é tanta com dinheiro alheio proveniente de imposto que bastava zerar os impostos pra resolver o ploblema!

Anônimo disse...

Falaram para os petistas que o Brasil necessitava de um Choque de Gestão,como eles não sabem o que é estão dando um choque na população com aumento de 40% na energia elétrica,para petista tudo a ver.

Anônimo disse...

ORA! Anonimo das 17:44 a plebe tem que pagar também a conta da corte!

Gilrikardo disse...

Nesta hora lembro-me que nossa oposição carece de estratégias ou vontade de fazer oposição... Taí uma grande oportunidade de buscar (vídeos) a fala da "presidAnta" a anunciar a redução da tarifa elétrica... isso é fácil de fazer, são os fatos, não há como contestar. É só reproduzir os discusros anteriores e a realidade dos dias atuais fará o resto.
No entando, do Oiapoque ao Chuí, manchetes e manchetes revelando mirabolantes explicações "técnicas" para o aumento da tarifa elétrica. Quando se sabe que a incompetência da gerentona vem lá dos tempos em que era do Ministério das Minas e Energia... a oposição tem aí uma grande opotunidade de "OPOSICIONAR", ao invés disso, simplesmente se cala! Assim é difícil... parece que estamos sós... e sós deveremos trilhar por um "long time".

Anônimo disse...

A minha conta de luz subiu 21% o kwh, e aposto que teremos mais aumento este ano ainda!
A petralha Dilma conseguiu destruir tudo no país, nos seus quatro anos fazendo merda!
A terrorista deve ser impichada urgentemente, pois só na roubalheira da Petrobrás, estando ela como presidente do conselho da empresa, já existem elementos suficientes para coloca-la na cadeia!

fred oliveira disse...

Os brasileiros tiveram a oportunidade de se livrar disso agora mas, infelizmente, ela foi, supostamente, reeleita.

Anônimo disse...

Bem feito. A COISA há uns dois anos falou na TV, que ia diminuir a tarifa de energia elétrica das indústrias e das residências para alavancar o crescimento econômico e beneficiar o povo. Levou à falência as distribuidoras e geradoras. Agora estamos pagando a conta dessa incompetente. A COISA chega a ser pior do que o governo Sarney.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/