Artigo, Igor Morais - E agora Levy ?

No artigo que publicou onem no seu blog, intitulado "E agora Levy?", o economista gaúcho Igor Morais diz que não há como fugir das dúvidas que são criadas na economia, ao analisar a situação das contas públicas do governo brasileiro. Leia tudo:

A diferença é que, em países com visão de mercado, mais desenvolvidos, há menos dúvidas sobre questões relacionadas a assuntos básicos de economia como crescimento, inflação e política fiscal. No caso do Brasil durante alguns anos flertamos com mais certeza sobre a condução das políticas econômicas, algo que se tenta recuperar com a nomeação do novo Ministro da Fazenda. Tal qual esperado, junto com ele veio o anúncio de que serão feitos diversos ajustes no campo fiscal. E aqui são criadas novas dúvidas: onde será feito o ajuste e em que magnitude? Como a economia vai reagir? Terá respaldo político?


. O orçamento da União é bastante rígido. Dos pouco mais de R$ 1 trilhão de gastos do Governo, 38% são do INSS, 21% de pessoal e encargos e outros 3,6% dificilmente serão cortados, pois estão relacionados a benefícios sociais, como LOAS. Já foi avisado que não haverá corte do PAC, que soma 6% do total. Por fim, outros 5% do orçamento são gastos com seguro-desemprego, sendo difícil reduzir esse em cenário de economia fraca com demissões e aumento da demanda por esse benefício.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

Pelas declarações do Barbosa e Levy sobre os cortes, fiquei com a impressão que voltamos a "Era FHC", no período Pré-Real!!

Congelamento de salário dos barnabés e puro FHC!!! kkkkkkkkk

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/