Procurador da Assembléia reafirma que proposta de novo piso é ilegal

O governo Tarso continua mentindo sobre o governo Yeda. 



Mesmo que a Assembléia aprove a proposta ilegal de Tarso, o caso poderá ser resolvido na Justiça. A maioria dos deputados parece disposta a violar a lei e atender interesses políticos. O governo Tarso conhece a lei federal e quis criar constrangimento para a Assembléia e o governador Sartori.

O presidente da Assembléia do RS, deputado Gilmar Sossela, decidiu levar adiante a votação da proposta do governador Tarso Genro de reajustar o piso salarial estadual em 16%, embora ela seja manifestamente ilegal.

. Como corre regime de urgência, a proposta teria que ser examinada unicamente pela Comissão de Constituição e Justiça, mas seu presidente, Heitor Schuch, disse que não fará exame algum e com isto irá tudo diretamente ao plenário. 

. As decisões de Sossela e Schuch contrariam parecer do próprio procurador-geral da Assembleia, Fernando Ferreira, que repetiu hoje a afirmação de que o encaminhamento antecipado do projeto de lei, no mês de novembro, foi uma novidade, já que o piso costuma ser reajustado no primeiro semestre do ano, observando o que disse a lei complementar 103 de 2000, que instituiu o piso:

– Isso sempre foi respeitado pelos governadores. É a primeira vez que se discute o reajuste do piso regional com tanta antecedência e em um ano eleitoral. Está claro na lei que a prerrogativa não pode ser exercida no segundo semestre de um ano com eleições.

. O entendimento do procurador é contestado pelo governo. Para o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, a legislação invocada por Ferreira trata da instituição do piso, em 2001, e não de reajustes. Ele afirma que a ex-governadora Yeda Crusius enviou projeto de aumento em julho de 2010. O editor falou com Yeda, que está na Itália, e ela desmentiu a ibnformação. A proposta de 2010 foi votada em junho, primeiro semestre do ano eleitoral.

. Ainda que governos anteriores tivessem cometido a ilegalidade, o que não é o caso, nem isto justificaria nova ilegalidade. 

CLIQUE AQUI para ler a lei, que é muito enxuta e é claríssima. A lei tem apenas dois artigos.

4 comentários:

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
É interessante como certos assuntos e temas realmente mobilizam a Assembléia Legislativa, as comissões, o Plenário e o próprio presidente da Assembléia Legislativa, que se exaltam em manifestações.
Porém, outros assuntos de grande relevância para a sociedade, não trazem a mesma empolgação.
Um exemplo? O próprio Políbio mostrou a total falta de interesse da Assembléia Legislativa na questão do desvios do escândalo do PRONAF.

Anônimo disse...

Além de governador incompetente temos um bando de deputados estaduais incompetentes, sendo que alguns são ladrões e assassinos!

Anônimo disse...

Coitado do RS,não merece isso.

Anônimo disse...

Os proxenetas do vocabulário já estão a postos para justificar o injustificável. Mas eles são assim mesmo.
Tem trouxa prá tudo.
Miltinho já dizia:
"Tem bobo para tudo"

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/