Dilma e o PT começam a censura por corte de verbas publicitárias na revista Veja

Os governos Dilma e Tarso, muito antes de Veja, cortaram toda publicidade para o site www.polibiobraga.com.br Este tipo de pressão econômica (censura)  foi também recorrente durante a ditadura militar. 

A presidente Dilma Roussef determinou o corte de todas as verbas publicitárias do governo e das suas estatais na revista Veja.

. A ordem já vale.

. A informação foi passada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no seu site. O jornalista reclamou corte de verbas para outras revistas, jornais, TVs, blogs e emissoras de rádio que não estejam alinhados com o PT e com o governo.

Análise - No RS, os governos Olívio Dutra e Tarso Genro, há muito mais tempo fizeram o mesmo, conforme depoimentos no livro "A Vanguarda do Atraso". A questão não é a Veja. A questão não é se a Veja vai sobreviver ou não sem anúncios (vai sobreviver). A questão não é se é um “alívio” para a Veja ficar com ou sem verba estatal. Nada disso faz parte da questão. O que ocorre aqui é um marco: antes e depois. Igual o 11 de setembro. A partir do momento em que a Veja tem as verbas cortadas por falar mal governo, e os adeptos da liberdade silenciam, inicia-se oficialmente uma era onde passa a ser legítimo censurar oponentes do governo.
Pela guerra simbólica, Dilma consegue estabelecer a censura apenas por marcar um espaço no senso comum da patuleia, com a ajuda da ausência de protestos do nosso lado.

27 comentários:

Anônimo disse...

ué, CHOQUE DE CAPITALISMO na Veja. vão ter que se viabilizar no mercado, ao invés de mamarem na publicidade estatal.

Anônimo disse...

Agora fica escancarado que o governo petralha compra apoio de jornalistas venais usando dinheiro público. Cada dia eles se afundam mais.

Anônimo disse...

Sou contra esta atitude, porém a Veja ficou forçando a barra principalmente às vésperas da eleição, as denúncias poderiam ter sido publicadas bem antes, e deixaram pra soltar em cima da hora, ficou muito explícito o apoio ao candidato Aécio. Votei nele, porém a Veja jogou todas as cartas em cima do candidato e agora está colhendo os frutos. Muitos jornais de interior fazem isso, e muitos quebram após o candidato oposto vence.

Anônimo disse...

Não acredito em jornalismo subsidiado com propaganda estatal.

Para que existe a propaganda estatal ? Só pra comprar apoio da mídia !!! A mídia deve sobreviver APENAS E EXCLUSIVAMENTE com a propaganda da iniciativa privada !!!

Quem quiser saber das ações do governo que perca seu tempo não no "feici" ou lendo sobre futilidades da grande imprensa, mas acessando os sites oficiais.

É assim que funciona nos países em que as pessoas andam eretas e sabem manusear talheres !!!

Anônimo disse...

Jornalista é um bicho engraçado. Reclama que o governo gasta mal os recursos, mas está sempre chorando pra mamar na teta. Quanta contradição.

Anônimo disse...

Logo os safados pressionarão as empresas que lá anunciam a também se retirarem sob pena de ter pedidos de financiamento, ou qualquer outro, dificultados e/ou indeferidos, ainda mais que o Brasil é delles...

Gente que não faz é craque em vingancinhas e criar dificuldades para sabotar quem faz, afinal, o socialismo é a ideologia e personificação da inveja.

Anônimo disse...

Se não tem para a Veja, não deve ter para ninguém - tv, rádio, blogs...

Chega de mensagem publicitária e mentirosa.

Francisco Pompeu disse...

Caro Políbio,
Este Amorim não tem nenhuma confiabilidade. Até acredito que Dilma tenha determinado que se faça isso, mas há regras. O governo tem de distribuir sua publicidade institucional entre os diversos veículos conforme índices de circulação verificáveis. A Veja é a revista semanal de maior circulação, é impossível excluir a Veja. No âmbito da Internet o governo federal financia, a meu ver irregularmente, um monte de blogs da esgotosfera petista em nenhum tipo de licitação, privilegiando alguns em detrimento de outros a margem de quaisquer critérios legais. A oposição tem deixado isto muito barato!

o vingador disse...

Ta mas o que o editor queria que alimenta-se os monstros para depois os mesmos comelos como tentaram nesta eleição está correto tem de matar a minguá.

Anônimo disse...

Políbio,

Não vamos esquecer:

- A VEJA sobreviveu aos milicos;

- A VEJA tem "bala de prata" guardada a 7 chaves, contra o Lulla, desde 2010(pelo menos);

- A VEJA nunca dá toda a matéria, pois sabe onde pisa. Parte das denuncias vão para o "cofre de proteção";

- O Lulla sabe disto, dai a "cólera" contra a VEJA!!

JulioK

Anônimo disse...

a partir de desta semana a revista Veja ganhou mais um leitor, comprarei sempre esta revista até que o ultimo petralha saia do governo.

Anônimo disse...

Dinheiro público não tem que por que ir para órgãos de imprensa nem para financiar clubes de futebol e sim, todo o dinheiro que é gerido pelo governo deve ir para saúde, segurança, educação e infraestrutura, nunca para publicidade governamental e menos ainda para partidos políticos e seus parasitas corruptos governamentais e adendos!

Anônimo disse...

Votei nulo no segundo turmo, mas passou da hora - desde as investidas desta revistinha que capitaneia golpes brancos contra a soberana decisão do eleitor brasileiro (ver, p.ex., o que sucedeu com o pres. Collor)- de quebra as pernas do referido lixo impresso a serviço dos donos do Brasil e do mundo. De minha parte, como cidadão brasileiro, não quero meu $$$ sendo dado aos jornais, revistas, TVs, rádios etc.

Anônimo disse...

O anônimo 17:33 é o típico bocó que mantém o SISTEMA, rs.

Pergunto-me: por que esse anônimo não usa esse $$$ pra comprar ração para cães abandonadas, por exemplo, que morrem de fome e de sede, em vez de dar dinheiro para os donos desta revista Veja, a qual serve aos donos do Brasil e do mundo? Idem para outros impressos, igualmente subservientes ao referido sistema de dominação das massas, seja aqui, seja alhures.

Anônimo disse...

Nao deixa de ser uma bofetada na cara dos que ainda pensam que isto e Democracia. Jamais uum Governo Brasileiro escancarou tanto uma Ditadura como este que usa e usou o patrimonio e o dinheiro de nossas Instituicoes para se manter e propagandear uma Democracia que nao esta na cabeca deles.. Esta so nas cabecas dos alienados que sao vitimas de sua propria ignorancia. E que estao sendo exterminados inocentemente dentro de casa por seus proprios filhos ennvenadis pela droga,pela falsa cultura do terror,da anarquia e da falta de um ideario que conduza o pais para um futuro de paz, porem sem desconhecer que a sabotagem subversiva sempre estara presente sentada a nossa mesa e dormindo a nosso lado. Acorda Brasil!

Anônimo disse...

Caríssimos não é só o fato de que o jornalismo vive dos subsídios do Estado não...acontece que o próprio Estado sabe do alcance dos variados veículos de comunicação e faz investimentos propagandísticos para melhor passar...pode até ter nisso tudo um rolo de caixa 2, mas aí é outra historia.
O desgoverno e aí vale para qualquer um necessita muito mais da Veja do que a Veja dele ou deles...lembrem-se que o seu alcance é imenso...um abraço.
Carlos Bonasser

Anônimo disse...

A Veja já tem ajuda do Governo de São Paulo e esse dinheiro todo faz muita falta em politicas públicas depois não adianta pedir para conter gastos públicos!!!

***Alckmin renova 5,2 mil assinaturas da Veja

No último dia 14 de junho, enquanto as atenções estavam voltadas para os protestos nas ruas de São Paulo, o Diário Oficial do Estado publicou a compra – sem licitação – de 5.200 assinaturas semestrais da revista Veja para serem distribuídas nas escolasda rede pública. O valor contratado foi de R$ 669.240,00, a ser desembolsado em nome da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, órgão do governo estadual.

http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2013/08/sem-alarde-da-midia-alckmin-renova-5-2-mil-assinaturas-daveja-2556.html

Anônimo disse...

ESQUERDALHA, PETRALHA, LADRÕES, DIFAMADORES, processem a Veja, exijam PROVAS, então veremos todos na fila do caixa do Tesouro Nacional para devolver o dinheiro desviado.

Anônimo disse...

51 Uma boa idéia. Acabar com a publicidade enganosa oficial paga nos órgãos de imprensa. Todos querem morar na propaganda do PT, só que esse lugar não existe.

manrel disse...

Esse governo canalha não tem que escolher em quais mídias gastar o meu dinheiro! Isso se chama Censura à liberdade de imprensa garantida pela Constituição. Querem calar os contrários e financiar só quem fala bem de suas maracutaias! Em apenas dois anos de Lei de Medios a Argentina quebrou e deu o calote. A Venezuela está prestes a fazer o mesmo. Não é preciso dizer que todos esses governantes, todos, inclusive os brasileiros, ficaram milionários e quebraram os seus países!

Anônimo disse...

Assinem a VEJA!!

Comprem a VEJA!

Anunciem na VEJA!!

Anônimo disse...

A partir de hoje vou assinar Veja! Já cancelei a assinatura de ZH, pois não pode ser mais tendenciosa! Vejam o editorial do dia 01 de novembro e depois deduzam.Chega!

Anônimo disse...

Contra ofensiva: eu assinei a Veja hoje. Não era assinante. Vamos assinar para garantir que a sujeira não seja escondida debaixo do tapete. Muda Brasil!

Anônimo disse...

Principalmente, o corte de verbas para a Veja funcionará como uma forma de chantagear AS OUTRAS revistas...

"Se falar mal de mim, corto tua verba também".

É um balão de ensaio. Se der certo, depois serão as emissoras de tv e rádio, etc.

(Anhangüera, do www.prosaepolitica.wordpress.com )

Anônimo disse...

"O anônimo 17:33 é o típico bocó que mantém o SISTEMA, rs.

Pergunto-me: por que esse anônimo não usa esse $$$ pra comprar ração para cães abandonadas, por exemplo, que morrem de fome e de sede, em vez de dar dinheiro para os donos desta revista Veja, a qual serve aos donos do Brasil e do mundo? Idem para outros impressos, igualmente subservientes ao referido sistema de dominação das massas, seja aqui, seja alhures."


PARABÉNS, anônimo. Vc disse tudo.

Anônimo disse...

"Votei nulo no segundo turmo, mas passou da hora - desde as investidas desta revistinha que capitaneia golpes brancos contra a soberana decisão do eleitor brasileiro (ver, p.ex., o que sucedeu com o pres. Collor)- de quebra as pernas do referido lixo impresso a serviço dos donos do Brasil e do mundo. De minha parte, como cidadão brasileiro, não quero meu $$$ sendo dado aos jornais, revistas, TVs, rádios etc."

Muito bom, anônimo. Gostei.

Anônimo disse...

não meu querido vc anda muito enganado, ela eo PT não iriam levar 12 anos para fazer isso. Nesse tempo todo a imprensa toda não cansou de engordar seu rabo gordo com a verba do governo sem distinção E se o fez foi pq dinheiro publico não pode ser usado em quem comete crime eleitoral toda eleição presidencial (vide a cara do gelado de xuxu na capa e nos outdoors etc)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/