Artigo, Valdir Silveira -Vietname: um canteiro de obras.

Vista de Ho Chi Minh.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Vietname. 


Neste segundo artigo da série "Vietname: a terra do "Tio Ho", o agrônomo paranaense Valdir Izidoro Silveira, graduado pela Ufrgs, conta de que forma o País de Ho Chi Min virou um canteiro de obras.

Por que terra do “ Tio Ho”? Porque é o herói vietnamita quase que venerado em todo o país. Visitei o Museu Ho Chi Minh, situado na cidade de  Ho Chi Minh, onde está retrata a vida, a presença desse homem de pequena estatura e porte físico franzino, mas que com firmeza, determinação e mobilização tático-estratégica levou o país a se livrar da sanguinária ação americana no seu país.

Falando sobre o país posso me referenciar só ao que vi nas minhas andanças;  uma viagem que fiz a praias do oceano pacífico e a cidade de Bien Hoa onde se localiza o grupo Proconco, que possui uma joint venture com um grupo francês.
A primeiras impressões, na viagem de duas horas até Bien Hoa foram de surpresa. Por que? Porque a mídia brasileira, por desconhecimento ou má fé, bem como a imprensa internacional, mostrar uma realidade totalmente diferente do que se vê. Viajando para Bien Hoa, nos dois lados das estradas, muito bem construídas – as faltadas-, bem conservadas e em conservação, limpas, nos deparamos com um grande canteiro de obras que não vi no Paraná e tampouco no Rio Grande do Sul; só em São Paulo. Corro o risco de dizer que estão superando São Paulo; impressionante!
No fim de semana fui até a praia, na localidade de Phan Thiet, no Pacífico, distante 200 km da cidade de Ho Chi Minh, também vi o desenvolvimento que está atingindo o país. Obras e mais obras; áreas industriais sendo construídas. Percorremos um trecho de 60 km, como se fosse um trecho de Curitiba-Paranaguá, em rodovia elevada com  de pista dupla, de ótimo padrão de construção. Ao largo dessa rodovia plantio de arroz, criação de peixes e áreas industriais. É um povo que trabalha muito. Creio que dormem muito pouco, porque o comercio abre as portas até nos domingos; aliás eles moram na parte de cima ou nos conjugados no próprio prédio do comércio.

CLIQUE AQUI para ler mais.

VÁ ESTA NOITE.
O melhor no gênero segundo Veja. 
Chopes e cervejas artesanais globais.
Carta de bebidas, cardápio, serviços:
www.biermarkt.com.br

12 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto a Ásia se desenvolve, a América Latina cada vez mais atrasada com bolivarianos corruptos.

Se você ver o Brasil nos rankings internacionais... verão que a grande maioria não mostrará progresso ao povo...

Liberdade econômica? 100º lugar
Educação? 84º lugar
Competitividade? 44º
Saúde? 72° no ranking da OMS
Índice de Desenvolvimento Humano? 84º
Corrupção: 72º lugar entre 177 países

e ainda tem os índices de segurança, saneamento básico, defesa nacional, segurança jurídica, índices de liberdade de imprensa.

Diga-me, para onde vai toda a riqueza do Brasil? Por que para o povo não vem retorno.

Anônimo disse...

Câmara de Comércio e Indústria Brasil China:

www.camarabrasilchina.com.br

Corrupção entre Brasil e China:
www.youtube.com/watch?v=-j7X_17ZOrI

as nossas riquezas só servem para exportação. Mandar para Europa, EUA, Ásia.

Desenvolver o Brasil que é bom nada.

Progresso no Brasil só nos bolsos dos corruptos tipo Renan Calheiros, Lula, Dilma, Michel Temmer e outros mais que ficam ricos do nada e fica por isso mesmo.

Anônimo disse...

O que o viajante inimigo dos americanos não informa é que o que deu certo foi o que os americanos queriam manter, o capitalismo. Ninguem trabalha dia e noite no comunismo. No comunismo todos ganham "bolsa família" e ficam em casa vendo TV da década de 50, não é cubanos?

Anônimo disse...

Conheco asiaticos, da area de tecnologia. O Vietna eh conhecido por ter uma das maos de obra (incluido carreiras superiores, como engenharia) mais fracas da Asia. Se duvidar sao ate piores que brasileiros formados em UNIESQUINAS que temos por todo canto.

Apontar o Vietna como exemplo eh ou ma fe ou sacanagem. Estados Unidos, Australia ou mesmo Chile nao seriam mais adequados?

Anônimo disse...

Que tal morar e trabalhar lá, propagandista de Ho Chi Min? Pois vá!

Anônimo disse...

Vá para lá , Valdir. E aproveite e se locuplete com peixe Panga.

Anônimo disse...

FALTOU MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O COMUNA HO CHI MINH, ERA UM VELHO DOENTE QUE FOI OBRIGADO A LUTAR PARA LIVRAR O VIETNANE E ENTREGA-LO A CHINA, O VELHO USAVA UMA SANDÁLIA DE PNEU E DORMIA NO MATO, MORREU ONDE SEMPRE VIVEU E NÃO VIU A VITÓRIA SOBRE OS EUA.

EDUARDO MENEZES

Gil Rikardo disse...

São coisas para turista ver!

Anônimo disse...

Mais um ex-país comunista que abandonou a doutrina do atraso. Os petistas, atrasados como sempre, querem repetir o que outros países já fizeram e deu errado.

Cap Caverna disse...

Eu vejo a reportagem sobre o Vietnam como um exemplo de recuperação e de um povo que morre por seu País. Em 2005 eu fui ao Vietnam, Laos e Pequim. No Vietnam, realmente as marcas da guerra com os EUA, foram quase todas apagadas ou viradas em simbolos e o Pais progrediu bastante, tendo sido erradicado a miséria e o analfabetismo. Mas querer que nós ocidentais, e mais especificamente os brasileiros vá viver por lá e ser feliz é utopia e ignorância. Para nós é impossivel de nos adequarmos ao modo de vida milenar deles,e seriamos um peixe fora d'água. O anonimo das 15:54 hs fez um comentário completamente descabido e deve ser petista.A Ásia se desenvolve a uma velocidade impressionante, e o Brasil, quando ocupa uma posição de destaque em relação as demais nações, é por roubalheira, crime, safadeza, crescimento negativo da economia, indice educacional entre os últimos, enfim só merda.Os amantes do comunismo, doutrina falída, devem mudar-se para CÚba, Coréia do Norte para virarem escravos, e iriam adorar.

Anônimo disse...

Capitão Caverna, leia de novo meu comentário (anônimo das 15:54). Eu, petista? kkkkkkkk

Anônimo disse...

Analisando os países asiáticos, que atualmente se sobressaem nas áreas de tecnologia e conhecimento, todos eles passaram por situações de extrema dificuldade e conflitos armados. Pergunto: não serão essas "intempéries" uma das razões para forjar a capacidade e o aprimoramento de uma população?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/