Entrevista, Seger Luiz Menegaz, presidente da Famurs - Queremos maior fatia do FPM ainda este ano

ENTREVISTA
Seger Luiz Menegaz, presidente da Federação das Associações Municipais do RS, Famurs

O senhor é prefeito de Tapejara e foi eleito presidente da Famurs, representando todos os prefeitos do Estado. Os prefeitos do RS e de todo o País reclamam muito do atual formato do chamado Pacto Federativo.
A rediscussão dele é um dos três pontos sobre os quais daremos mais ênfase no atual mandato, iniciado há duas semanas. Sobre o bolo total de carga fiscal cobrada dos cidadãos, 62% vão para a União, 25% para os Estados e apenas 13% para os municípios. Isto é intolerável.

Mas há uma demanda imediata dos prefeitos no que diz respeito a um ítem da carga fiscal, que é a participação de vocês no FPM, o Fundo de Participação dos Municípios.
Sobre o total do FPM, 22,5% seguem mensalmente para os municípios. A presidente Dilma prometeu elevar a fatia do boolo em 0,5% a mais em 2015 e 0,5% a mais em 2016, quando nem será mais presidente. Nós queremos 2% já, ou pelo menos 0,5% imediatamente. No ano passado, recebemos o adicional de 1%, mas este ano não veio nada.

O que dá isto em dinheiro ?
Cada 0,5%, mais R$ 125 milhões para os municípios do RS.

O que diz a presidente ?
Falei com ela na sexta-feira em Porto Alegre. Ela me respondeu o seguinte: “Vocês têm problemas para fechar as contas, mas eu também tenho”.

E ?

Bom. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/