Maria do Rosário sai de cima do muro e critica governo Tarso por não investigar"mortes camufladas" no Presídio Central

Sem oposição no RS, o PT, agora, faz oposição ao próprio PT. A Assembléia omite-se vergonhosamente diante das denúncias. Nem um único deputado sequer se atreve a protocolar um pedido de CPI, de impeachment ou de audiência pública. 


Sem oposição visível no RS (a oposição sumiu do mapa político gaúcho neste início de verão, o que já levou o jornal Zero Hora a reclamar pela ausência) a ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, saiu finalmente de cima do muro e criticou ontem a falta de interesse do governo gaúcho de investigar os homicídios camuflados denunciados na semana passada pela Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre ao GLOBO. A ministra disse que exigirá de autoridades estaduais que estabeleçam imediatamente os inquéritos necessários para cada um dos casos suspeitos. 

. O governador gaúcho é Tarso Genro, do PT, do mesmo Partido de Rosário. 

. Leia toda a nota de O Globo:

- Na medida em que a VEC considera que existam homicídios camuflados, deve-se solicitar ao Ministério Público que acione os responsáveis. Se houve (homicídios), nós exigimos do estado que estabeleça imediatamente os inquéritos sobre cada um desses casos. Porque homicídio não pode ficar impune - disse Maria do Rosário: - Se foi cometido por preso, se tem agente do estado envolvido, é preciso investigação e responsabilização. O que não aceito é que se diga que houve homicídios, mas não há inquérito.

. Na semana passada, o juiz titular da VEC de Porto Alegre, Sidinei Brzuska, denunciou a existência de uma política camuflada de extermínio de presos no Presídio Central, o maior do Rio Grande do Sul, com a conivência do estado. Segundo ele, foram cometidos nove homicídios entre 2011 e 2013 na cadeia com características semelhantes. A Superintendência de Serviços Penitenciários, no entanto, considerou que as mortes tiveram causas naturais e não abriu investigações.

. Maria do Rosário pediu informações ao juiz de execuções criminais sobre os casos e afirmou que vai pedir providências ao governo do estado. O Presídio Central está na mira da Organização dos Estados Americanos (OEA), que exigiu medidas que desafoguem a superlotação e que seja garantida a integridade física dos mais de 4,7 mil presos. A prisão tem capacidade para cerca de 2 mil apenados.

. A SDH pediu uma prorrogação do prazo para responder à OEA, que venceu no último dia 14. Segundo a ministra, todas as informações para enfrentar os problemas no presídio de Porto Alegre foram repassadas esta semana pelo governo do estado. Ela disse que uma força-tarefa do governo federal está preparando uma resposta à OEA, que deve ser enviada até o final de janeiro.

A ministra, entretanto, afirmou que as medidas adotadas pelo governo estadual, que reduziu em parte a lotação da cadeia e prometeu adequar as instalações da cozinha, bem como melhorar o atendimento de saúde, não são suficientes.

- A secretaria fez um monitoramento, e reconhecemos que houve diminuição no número de presos (no Central), embora não suficientemente. Houve só um começo, digamos assim. E não houve, por parte do estado, a conclusão das obras dos demais presídios - criticou a ministra.

. O governo do Rio Grande do Sul enviou à SDH um documento em em que se compromete a equipar o Presídio Central com extintores de incêndio, brigadas contra fogo e atendimento médico. Informou que até o fim do ano deverá abrir 3.266 novas vagas no sistema prisional - 750 delas até março. O déficit atual é de 5.713 vagas.

. Maria do Rosário assumiu parte da responsabilidade "pelas bárbaras violações dos direitos humanos dos últimos dias". Mas ressalvou que a situação no complexo de Pedrinhas, no Maranhão, onde houve 60 mortes em 2013, já vinha sendo monitorada pela SDH e informada ao governo estadual. Ela disse que enviou ao governo do Maranhão 31 comunicados sobre a situação de risco desde 2011. E deu a entender que os alertas foram desconsiderados pela governadora Roseana Sarney (PMDB):


- Nós, como governo federal, disponibilizamos recursos ao estado e alertas sobre a situação do complexo. Eu vejo então que podíamos ter uma atuação melhor não apenas do Maranhão, mas de todos os estados cumprindo a sua responsabilidade quanto ao sistema prisiona

17 comentários:

Anônimo disse...

Coitadinha da Maria do Ossário, agora ela vai passar a exigir providências do Tarso Genro, para aquilo que todos sabemos, Deixam morrer os presidiários para abrir novas vagas com a morte destes.

Ela que conte outra anedota porque esta é mais que conhecida.

O que está ministra mais gosta é de ver OSSOS HUMANOS, até pela sua magreza já sabe quantos ela tem. O que falta nela são neurônios, parece cabeça de camarão, que não tem nada. Vazia.

Anônimo disse...

Difícil dizer quem eu mais detesto, se esse Tarso ou essa Rosário. Acho até que destesto mais os dois.

Alberto/NH disse...

'Coitado' do Tarso! Estava tomando um banho de mar em Capão. Esta Maria 'dos Otários' não tem ética mesmo. Deveria vir à Novo Hamburgo ver quantos compatriotas dela já foram assassinados este ano enquanto o "Papagaio de Pirata" Tarcísio Zimmermann curte uma praia às custas da Corsan!

Anônimo disse...

E a oposição, hein! Saiu de férias e não deixou ninguém de plantão, esse bando de preguiçosos!...ou já foi comprada também, como a mídia!

Anônimo disse...

Nunca houve oposição ao Tarso por que ele tem todos na mão inclusive o Zambiazi este sempre foi o grande medo de todas as quadrilhas ops partidos que o Tarso assumi-se o governo do RS muita e muita sujeira se esconde embaixo do tapete e ele sabe de todas pois tudo foi investigado quando ministro.Se quiser sera reeleito mas sera tao corrupto quanto os por não revelar tudo que sabe.

Anônimo disse...

A SUSEPE NÃO INVESTIGA A MORTE DOS PRESOS NO PRESÍDIO CENTRAL POIS QUEM MANDA LÁ É A BRIGADA MILITAR QUE POR SUA NÃO TEM INTERESSE NA INVESTIGAÇÃO. QUEM PRENDE NÃO DEVE CUIDAR.

Anônimo disse...

O editor agora deu para colocar palavras na boca da Ministra Maria do Rosário. Ela disse "se", ou seja, condicionou editor, seja de mimimi.

João coragem disse...

Enquanto a oposição indolente está em Punta Del Este, comendo um pescado a la plancha, nossos larápios embusteiros fazendo demagogia e jogo de cena até no fim de semana... A culpa do RS estar nessa M e' compartilhada por PT (partido do trambique) e essa oposição preguiçosa e permissiva. Lamentavelmente o cenário só mudará quando aparecer por aqui alguém incomum como Vargas, coisa difícil com a atual mediocridade. Afinal onde estão os líderes????

Anônimo disse...

Até hoje dia 19jan, não li nada a respeito do tarso e o pt com o Barba agente do DOPS, começarem um processo contra o delegado Tuma Junior, pelas declarações em seu livro. Deve ser pq o delegado tem tudo documentado. É melhor ficarem calados e deixarem morrer no esquecimento.

Anônimo disse...

Políbio,

Esse é o legítimo "Quadro da Dor", que mostra o RS , Província dos Botocudos Arrogantes, no fundo do poço.

Anônimo disse...

"LOBOS SE APRESENTAM EM PELE DE CORDEIRO E URUBUS COM PLUMAGEM DE POMBA "

RIO GRANDE DO SUL UMA SODOMA OU GOMORRA POLÍTICA

"FORÇA TAREFA DO GOVERNO FEDERAL" vai exigir de TARSO.......
Dá licença?
-Háháháháháháháhá....
Tarso sabe do medo que impõe a cada político e por iso não tem oposição,que medrosa se esconde,se omite, tem medo da máquina de moer reputações, mesmo que sejam calúnias (lembram o que os covardes criminosos petralhas fizeram com Yeda as crianças alguem declarou em juízo"vi claro como num filme" e era pura mentira,crime de CALÚNIA difamação praticado por elemento de de mau carater)
Todo mundo tem filhos,familia,amigos, e a reputação é valorada por quem tem honra e dignidade.Os petralhas destroem a HONRA E DIGNIDADE das pessoas com CALUNIAS, DIFAMAÇÕES.

Lembram do que cantávamos:
"...E SE ALGUÉM ME PISAR O PALA..."?

O RIO GRANDE DO SUL DEVE SE ENVERGONHAR DO QUE FEZ, ELEGENDO PETRALHAS QUE AGORA APARELHAM ÓRGÃOS PÚBLICOS, PIOR DO QUE MAFIOSOS USAM A MÁQUINA PÚBLICA, O PODER QUE LHES FOI CONCEDIDO.

O GAÚCHO QUE SE VANGLORIA E CANTAVA "E SE ALGUÉM ME PISAR O PALA..."NÃO TEM BOCHINCO NADA, APENAS "SE AGACHA"!

VERGONHA NÃO TEM MAIS,AGORA USAM ATÉ BOMBACHA COR DE ROSA...

SÃO USADOS ÓRGÃOS PÚBLICOS PARA INVADIR RESIDENCIAS COM OBJETIVO POLÍTICO(VEJAM O QUE OCORREU EM DOM FELICIANO: ANULARAM UMA ELEIÇÃO LEGÍTIMA, E ATERRORIZARAM A POPULAÇÃO INVADINDO RESIDENCIAS ,MANOBRANDO URNAS)
ESTÂNCIA VELHA ONDE OS PETRALHAS ASSASSINARAM QUASE TODOS DA OPOSIÇÃO ...)

O RIO GRANDE PERDEU A VERGONHA E A DIGNIDADE.

LOBOS SE APRESENTAM COM PELE DE CORDEIRO E URUBUS COM PLUMAGEM DE POMBA

O RIO GRANDE DO SUL FOI TRANSFORMADO PELOS PETRALHAS EM UMA SODOMA OU GOMORRA POLÍTICA.

Anônimo disse...

A Oposição no RS e no Brasil, tem que ter aulas com o PT.
No RS deve ter mansalao pra estes vagabundos não se mexerem.

FAÇANHA disse...

ISTO É UMA PASQUINADA BRABA, UM CONLUIO ALARMISTA DAS VEDETES MIDIÁTICAS DE SEMPRE, ROSÁRIO, DR. SEDENEI, OAB, OEA, ETC..
SÃO OS PODERES TROMBANDO ENTRE SI, VERTICAL E HORIZONTALMENTE, - A SNDH DA ROSÁRIO X GOVERNO ESTADUAL, O JUDICIÁRIO DO DR. SEDENEI X EXECUTIVO, A OEA X SOBERANIA NACIONAL.
PARA APARECER, AFETAM PIEDADE PELOS INTERNOS DO P. CENTRAL.

Anônimo disse...

"MANSALÃO" ESTE É O TERMO!

Custou mas foi parido,todos mansos e acovardados, terão que em algum momento dizer a que vieram, mostrar posição ou então SAIR,DESOCUPAR A MOITA, alguém virá,mais cedo ou mais tarde.

MANSALÃO, PARABÉNS QUE INVENTOU ESTE NEOLOGISMO QUE CAI COMO UMA LUVA NA COVARDE OPOSIÇÃO.

DO JEITO QUE VAI TARSO VAI BOTAR BATISTI(LULA BOTOU DILMA) DE GOVERNADOR PELEGO E VAI LEVAR,POIS SE NÃO BATEM PALMAS CONSENTEM COM O COVARDE SILÊNCIO.

POVO QUE NÃO TEM VIRTUDES TERMINA POR SER ESCRAVO

POVO QUE NÃO IMPÕE E EXIGE RESPEITO TERMINA POR SER CAPACHO.

Luiz Vargas disse...

Acho que esta informação não corresponde a realidade por que, no último final de semana, ela estava agarradinha no saco do peremPTório prevaricador (de sunga) no litoral botocudo em plena campanha eleitoral extemporânea.

Anônimo disse...

E vocês acreditam nesta "paranga"?

Anônimo disse...

Você troca uma Maria do Rosário por uma Marta Shimit Suplicy?Ou pelo próprio Eduardo Matarazzo Suplicy?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/