Mendonça de Barros é o sócio brasileiro da Foton. Conheça mais sobre a fábrica de caminhões de Guaíba.

Muito pouca gente sabe, mas o presidente da Foton Aumark do Brasil, indústria chinesa que implantará uma fábrica de caminhões em Guaíba, no mesmo terreno onde ficaria a Ford, é o ex-presidente do BNDES e ex-ministro das Comunicações do presidente FHC, Luiz Carlos Mendonça de Barros (foto ao lado). Ele tem 70 anos e vai mudar radicalmente de vida. 

. Mendonça de Barros já esteve com Tarso em Porto Alegre, tratando do projeto.

. Ele decidiu sair da Quest, área financeira, e investir tudo na Foton, na qual ficou com 50% do negócio.

. O investimento inicial da nova fábrica é de R$ 280 milhões.

. A Foton atuará no segmento de caminhões de até 24 toneladas, que corresponde a 73% do mercado nacional do setor.A fábrica começará a operar em 2016 e no começou as estamparias da carroceria virão da Cyhina.  O modelo mais barato, o 650, 6,5 toneladas, custará R$ 83 mil.

. A empresa chinesa já procura concessionárias e define formas de oferecer financiamento para os clientes. Neste momento, a Foton fechou um acordo do gênero com o Banrisul, conforme notícias do início da semana. 

3 comentários:

Alberto disse...

A Fotom do Brasil, é 100% BRASILEIRA,
pois o BNDES, vai alocar 250 milhões, assim até eu ponho fábrica, principalmente sendo amigo dos donos do dinheiro.

Anônimo disse...

Um guaibense disse:

Uma fábrica de caminhões por só 280 milhões? Acho que sairia por esse valor se fosse construída na China e não aqui no Brasil. Acredito que seja mais montadora de peças importadas da China (produzidas com o nosso aço que volta com valor agregado) do que uma fábrica mesmo. Prefiro uma fábrica de caminhões da Ford para a cidade (rsrsrsrs), mas essa, é melhor que nada, né?

Anônimo disse...

Caro Polibio
Falta dizer de quem são os outros 50%.
Será o BNDES?
Olivier

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/