Artigo, Celso Ming - Troca de sinais

CLIQUE AQUI para ler também o estudo "Integrar para crescer. O Brasil na economia mundial", de Edmar Bacha. O editor recomenda vivamente.

Na sua coluna do jornal O Estado de S. Paulo, o jornalista Celso Ming escreve que existe na administração da política econômica do governo rápidas trocas de sinais: o que antes era ruim de repente vira bom e vice-versa. Às vezes, confunde, digamos assim. Ele se refere aos chamados capitais especulativos. Leia o artigo completo:

Durante meses, por exemplo, autoridades do governo criticaram a entrada de capitais especulativos. Eram os recursos que vinham para o que, no jargão do mercado financeiro, se chama arbitragem com juros. Resumidamente, são os recursos levantados lá fora em moeda estrangeira a juros insignificantes que desembarcam no Brasil para, na moleza, tirar proveito dos juros substancialmente mais altos. De cambulhada, concorrem para a valorização do real (baixa do dólar) e, consequentemente, para alijar a indústria brasileira do mercado, por incapacidade de competir com produtos importados pagos com dólar barato. Foi para desestimular esse jogo que, em outubro de 2010, o governo impôs um Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,0% a essas operações.

A partir de julho, esse IOF foi removido e o que antes era considerado capital especulativo se tornou bem-vindo, porque passou a ajudar a equilibrar as contas externas, cujo rombo se vai avolumando.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse comentário está em acordo com que já escrevi neste blog de que quando o Real estava se valorizando, por puro efeito externo, os petistas cinicamente afirmavam que era o preço do sucesso do Brasil. E agora que o dólar se valoriza, abriram todas as porteiras para ele voltar e não volta, é pelo descrédito do Brasil? Não esqueçam que o único objetivo do petismo é manter o poder,não é projeto de nação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/