Fortunati botou Tarso numa saia justa.
- O Reitup, aprovado ontem no Senado, terá pelo menos duas exigências saneadoras: 1) Exigirá que as empresas que se inscreverem no programa abram a caixa preta das planilhas de custos, coisa que em Porto Alegre a ATP jamais se dispôs a fazer e a prefeitura jamais exigiu. 2) As prefeituras e governos, terão que licitar os serviços, o que também nunca ocorreu em Porto Alegre, simplesmente porque ATP e prefeitura jamais quiseram.
As passagens de ônibus e de lotações cairão para R$ 2,80 e R$ 4,20 respectivamente, amanhã, em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati assinará esta manhã a lei aprovada pela Câmara de Vereadores.
. Fortunati confia em mais redução, por duas razões diferentes:
1) Ele quer que o governador Tarso Genro elimine a cobrança do ICMS sobre os preços do diesel, carrocerias e chassis de ônibus, o que reduziria os custos das empresas de ônibus, facilitando a redução das tarifas de ônibus. Tarso mandou avisar que não fará isto.
2) O governo federal, por força do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Público Coletivo e Metropolitano de Passageiros, Reitup, aprovado ontem no Congresso, concederá incentivos fiscais às empresas da área, com o mesmo objetivo de diminuir seus custos e facilitar redução dos preços das passagens.
- O vereador Valter Nagelstein, PMDB, avisou nesta quarta-feira que apresentará projeto prevendo abertura total das planilhas de custos para o cálculo dos preços das passagens em Porto Alegre.
5 comentários:
Pois é Sr. Políbio, o senhor como defensor do mercado e do capitalismo, deve apoiar o pleito do Fofucho e da ATP... Pois devemos manter os licros dos empresários.
Retirar impostos é uma medida que vai beneficiar, em última análise, somente os empresários, pois esse dinheiro não será investido em outras áreas carentes.
O Guerreiro agradece.
ATP pelo jeito, é o quito poder da república.
Depois da mídia.
Acho que tem que rebaixá-los para o sexto poder, e colocar o facebook em quinto.
:)
Eles mandam.
... será porquê hein ?
By Tcheq
Não acredito que o governo Fogaça, Fortunati, com a base aliada de 11 partidos (+ que o governo federal e governo estadual), inclído Wambert de Lorenzo, candidato do PSDB que se dizia ser o único candidato de oposição e que se eleito, terminaria com a EPTC, um governo que proporcionalmente tem mias CCs que o governo federal e estadual juntos, não tem força para abrir a tal caixa preta dos transportes?
O governador Tarso enrolador Genro disse na campanha eleitoral que faria licitação para concessão das linhas intermunicipais, insinuando que os governos anteriores não as faziam por interesses não confessaveis (R$), passados mais de 30 meses não cumpriu (mais uma) de suas promessas. Disse o mesmo das rodoviarias. Sua palavra não vale nada mesmo.
Prezado Polibio e leitores:
Fico surpreso como se falam bobagens e todos as acatam como verdades.
Quando dizem que as empresas não abrem as planilhas de custos, além de bobagem é uma tremenda inverdade.
A planilha que é utilizada para o cálculo tarifário de Porto Alegre é baseada na planilha Geipot (disponível para ser baixada pela internet), com pequenas alterações e adaptações. Esta planilha foi criada pelo Ministério dos Transportes há muitos anos atrás, e serve de base para os cálculos tarifários dos serviços de transportes de passageiros, tanto urbanos como metropolitanos e de longo curso. Portanto, as "planilhas" são abertas!
Mensalmente, as empresas entregam ao órgão gestor (Prefeitura) cópia de seus balancetes, onde constam receitas e despesas. Novamente, há transparência nas informações!
O que é que querem mais?
Se os empresários são "ricos", é porque realizam a gestão de suas empresas, controlando custos, conseguindo otimizar a utilização de recursos. Isto, no Brasil, parece ter virado crime!
Comparem os custos das empresas privadas com o da Carris. Periodicamente a Prefeitura de Porto Alegre precisa "injetar" recursos na Carris, sendo este ano uma média de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais)por mês.
Desafio quem saiba ou demonstre qual das empresas privadas recebe qualquer valor compensatório da Prefeitura para cobrir suas ineficiências e mordomias dadas aos trabalhadores.
Que é preciso realizar a licitação das linhas, concordo plenamente, mas tenhamos honestidade no trato das questões e vamos procurar saber como são as coisas antes de simplesmente criticar.
Flavio
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