Serra diz que proposta de reforma política de Henrique Fontana é golpista

- Serra, à esquerda, diz que proposta de Fontana é golpista.


Clipping, artigo de José Serra
Título original: Reforma ou golpe.

Ainda bem que a Câmara dos Deputados parece ter sepultado a proposta de reforma política petista, cujo relator era o deputado Henrique Fontana (PT-RS). O mim - o modelo que temos - ainda é melhor do que o pior, representado pela proposta que o PT pretendia enfiar goela abaixo do País, já que não houve debate a respeito. Reforma política? Era mesmo isso o que se pretendia?

Há distinções claras entre revolução, reforma e golpe. A primeira convulsiona a sociedade, conquista a maioria dos que padecem sob a ordem vigente, lança no imaginário coletivo amanhãs redentores e faz novos vencedores. Nas revoluções virtuosas, os oprimidos de antes não se tomam os opressores do novo regime, mas os libertadores das potencialidades do futuro. Penso, por exemplo, na Revolução Americana.

Golpe, em qualquer lugar e em qualquer tempo, é uma reação dos que se veem ameaçados pela emergência de novos atores na cena política ou buscam perpetuar-se no poder eliminando os adversários. O golpe é sempre reacionário - seja o de 1964 no Brasil, o de 1973 no Chile ou os de 1966 e 1976 na Argentina. Ou o que matou César.

E a reforma? É uma tentativa de mudança pacífica, que procura não fazer nem vitoriosos nem derrotados.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Corretissimo o Serra.

Não bastasse o que Getulio fez e Golbery piorou, agora vem outro "gaucho" para esculhambar ainda mais este sistema "despropocional" (não é um eleitor um voto), com a perpetuação no poder de seu partido, aqui chamado de PTRALHA, por toda corrupção envolvidos!

Anônimo disse...

O pilantra quis da um migué, mas não levou.

Anônimo disse...

Quem vota nesse inútil do Henrique Fontana deveria ser multado. Que desperdício de dinheiro....

Anônimo disse...

Corretíssima a análise de José Serra. Atenção constante com esses pilantras do PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/