A inflação do tomate é apenas a ponta do iceberg da alta dos preços que assusta os consumidores

- Ana Maria Braga e seu colar de tomates. Desta vez não é um legume, o xuxu, mas uma fruta, o tomate.

A revista Época que já circula em São Paulo, abre sua reportagem de capa com o título "A ameaça da inflação". A ilustração é um tomate. O problema dos preços em elevação causa dores de cabeças infernais para o governo, que depois de muito protestar contra o tom dos avisos que recebe de economistas e do mercado, resolveu tomar juízo e vai adotar o receituário clássico bastante dolorido, que é aumentar os juros e conter os gastos públicos, mesmo que isto vá custar-lhe pontos preciosos no Ibope. 

. Leia um trecho da reportagem.

Estou usando uma joia.” Com essa frase, a apresentadora Ana Maria Braga apresentou o colar de tomates de seu figurino no programa da quarta-feira passada. Foi apenas uma das muitas piadas que pipocaram ao longo da semana sobre o mais novo símbolo da inflação. Numa piada da internet, a atriz Claudia Raia, chefe de uma quadrilha internacional de prostituição na novela das 9, diz que mudará de ramo e traficará tomates. Em outra, um caqui que se passa por tomate vai para a cadeia. Alguém sugeriu um novo programa social – Meu Tomate Minha Vida. Na semana em que a inflação acumulada nos últimos 12 meses ultrapassou o teto da metaestipulada pelo Banco Central, o Brasil se transformou no “país do tomate”. Com alta de 122% em um ano, o fruto contribuiu para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechar o período em 6,59%.

. O conteúdo integral da reportagem não foi disponibilizado, ainda, por Época, mas está nas revistas, que em Porto Alegre chegará esta tarde nas bancas. 

6 comentários:

Anônimo disse...

NÃO são os legumes a causa da inflação, mas sim as ERVAS DANINHAS E OS RATOS.

Anônimo disse...

Veja e Época fazem lobby por juros altos para banqueiros e panfleta para oposição:

A revista Veja e Época dão um chilique em "reporcagens" de capa (bem ao contento dos banqueiros e dos demotucanos que clamam por juros altos) porque o acumulado nos últimos 12 meses ultrapassou 0,09% a meta neste momento (por sinal um valor muito baixo, nada assustador). Mas é apenas o retrato de um momento em que o cálculo de 12 meses passados atingiu um pico, em consequência do que aconteceu entre setembro e janeiro. Esse pico já passou, mas continua entrando no cálculo do passado, dos últimos 12 meses.

A partir do segundo semestre deste ano, o índice mais baixo esperado para setembro de 2013, será uma parcela que substituirá o índice mais alto de setembro de 2012, reduzindo o cálculo acumulado em 12 meses. O mesmo se repetirá em outubro, novembro e dezembro. Daí o cálculo dos próprios operadores do mercado financeiro de que o ano fechará em 5,7%.

Além disso o IPCA de março foi 0,47%. O maior impacto dentro desse número foi 0,28% nos alimentos e bebidas, em consequência de quebras de safra, cujas perspectivas são de ser superadas nos próximos meses, com o agora famoso tomate (e outros alimentos) voltando a preços normais.

Onde Ana Maria Braga colocou a mandioca?

A apresentadora da TV Globo Ana Maria Braga apareceu com um colar de tomates pendurado no pescoço para ironizar o preço. Mas a farinha de mandioca teve alta maior do que o tomate. Onde a madame colocou a mandioca?

Anônimo disse...

ué, o que essa tonta esta fazendo com o colar de tomates, pois vivia puxando o saco da primeira presidentA dessepaiz?

acabou o encanto?


Daniel disse...

Uma sociedade e uma imprensa que tem como exemplo a Ana Maria Brega, nao pode ser levada a serio ne? E jornaleiro que utiliza a Ana Maria Brega, pra respaldar suas ideias, com certeza tambem acredita em coelhinho da pascoa, no Arminio (Selic a 45%), no FHC (comprador de votos), no Aecio (cachaceiro), no Mailson (inflacao de 80% mes), na Miriam Peitao, no Aique Batista, etc. Ah, esqueci de lembrar do Ze de ca, ne? Que e amiguinho!

Anônimo disse...

Blog do Claudio Humberto:

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, pediu ao advogado Sérgio Bermudes para cancelar o jantar que estava preparando para o magistrado. Segundo divulgou o jornal Folha de S.Paulo, a festa, que ocorreria no dia 26, no apartamento do advogado, na zona sul do Rio, reuniria políticos e a cúpula do judiciário nacional e do Estado para celebrar os 60 anos de Fux. "Estamos cancelando a pedido do ministro", disse Bermudes. Segundo o advogado, Fux disse que sua mãe, Lucy, de 78 anos, teve uma crise de hipertensão com a repercussão negativa da celebração, o que teria preocupado o ministro. Nos bastidores, ministros criticaram a festa que, além de ser bancada pelo advogado, ocorreria pouco após o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, ter criticado o que considera "conluio" entre juízes e advogados. Coincidiria também com o julgamento dos recursos dos réus do mensalão, que tentam reduzir suas penas. Foram convidados 180 desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e o governador Sérgio Cabral.

Anônimo disse...

DANIEL! Quanto ganhas do pinguço, teu chefe? Traga o teu preço aqui.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/