Depois de 111 dias de greve, enfrentando o intransigente governo Dilma, aulas na UFSM entraram janeiro adentro. Isto explica a quantidade de jovens na cidade, numa época em que ninguém fica em Santa Maria

Nesta época do ano, Santa Maria,não costumam ter muitos jovens da classe média fazendo vida noturna, porque a maior parte dos estudantes já terminou o ano letivo, já prestou vestibular na imponente UFSM (26 mil estudantes) e voltou para suas casas em outras cidades, Estados e Países, ou simplesmente foi para a praia.

. Desta vez foi diferente, o que explica a grande quantidade de universitários e estudantes no interior da boite Kiss, participando de um evento formatado pelos centros acadêmicos.  

.  Acontece que os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, voltaram às aulas no dia 17 de agosto, depois da mais longa greve realizada na cidade. Eles estavam parados desde o dia 29 de maio, quando os professores começaram a greve que durou 111 dias.

. A greve demorou todo esse tempo, obrigando a reposição das aulas em pleno verão, porque o governo da presidente Dilma Roussef foi intransigente e derrotou amplamente os professores e estudantes grevistas, obrigando-os a abrir mão do plano de carreira e das demandas por melhores salários. O reitor Felipe Muller, sempre alinhado com o governo, manteve a ordem unida até o final.

- Faltavam seis semanas de aula quando a paralisação começou. A previsão é que o fim do ano letivo se estenda até fevereiro de 2013. A categoria reivindica um plano de reestruturação da carreira docente, que teria sido prometido pelo governo federal para março deste ano. Entre as reivindicações está uma carreira mais curta, com 13 níveis remuneratórios (atualmente são 17), variação de 5% entre os níveis e um salário mínimo para a carreira de 2.329,35 reais referente a 20 horas semanais de trabalho (atualmente esse valor é de 1.597,92 reais). Os professores pedem também melhores condições de trabalho e infraestrutura.

20 comentários:

Anônimo disse...

DILMA SENTIU CONSCIÊNCIA CULPADA?

Estudantes mortos podiam estar vivos nas suas cidades,com suas famílias...como não resolveram a greve que o PEREMPTÓRIO também tem a ver,ficaram em Sta. Maria, e morreram porque não cumpriram o que um determinado ministro assinou...que tal discutir o assunto?

Amábilo Alcântara disse...

No meio desta tragédia, vejo um insano, demente e doente que associa esta fatalidade a ações políticas. Sincceramente, vá se tratar.

Anônimo disse...

Nem numa hora destas os politiqueiros recalcados não relaxam, e muito menos se comovem. Que coisa sórdida!1 eita!!
Fernando Pereira

Anônimo disse...

Parece que aquele incêndio agora pouco ali perto da Arena do Grêmio têm algo a ver com os benefícios sociais do governo Dilma. Não duvido que me saia com essa também. O que falta é censo de ridículo para certos "jornalistas"...

Anônimo disse...

Muito infeliz tua postagem, tentar relacionar uma tragédia com uma greve, é muita pobreza de espirito.Moro em santa Maria e sei muito bem que as boates mesmo em janeiro estão sempre cheias de jovens, pois a Universidade não para nas férias existem muitos bolsistas que permanecem realizando trabalhos de pesquisa e nos finais de semana lotam as boates.

Anônimo disse...

Também nao concordo, polibio. Acho que nao faz muito sentido.

Abs

Anônimo disse...

O senhor é um imbecil!!!! Daqui a pouco culpa os pais por permitir que filhos fossem na boate.

Anônimo disse...

Poli, tens toda a razão!
A culpa da morte dos jovens de Sta. Maria é da Dilma e do PT!!

Anônimo disse...

Por favor:
Se não tiver nada construtivo para escrever, faz um favor para vc e em memória de todos nós que sofremos as perdas, que não foram poucas, eu só eu perdi muitos amigos e alunos. Escreva uma mensagem de carinho ou melhor faz uma prece, mas principalmente inclua vc e peça muita oração e discernimento. NÂO USE A DESGRAÇA ALHEIA PARA FAZER POLITICAGEM> NÂO CABE NESTE MOMENTO DE DOR>

Anônimo disse...

Políbio, tu és ridículo... tua capacidade máxima é ter um blogzinho de baixo nível...

Anônimo disse...

Lamentável saber que a miudeza de caráter e o oportunismo ralo do ser humano não tem limites.
Enfim, aqui eu só confirmei o que já sabia. Mas é sempre deprimente confirmar isso.

Anônimo disse...

Sou amigo de quatro dos falecidos. Procurando informações sobre a tragédia, deparei-me com este blog. Desculpe-me por dizer, mas não encontrei, em todo o lixo produzido na internet, nada mais grosseiro e infeliz do que isso. Totalmente descabidas as colocações políticas e o clima de beligerância. Se vocês não fazem nada, poderiam pelo menos ficar em silêncio. Por favor, sr. jornalista, tenha um mínimo de respeito e senso de luto.

Anônimo disse...

Gosto de vc, Políbio.Mas dessa vez vc exagerou.

Anônimo disse...

Como não associar a fatalidade a ações políticas se elas estão pululando em nossa cara? Só que vejo como culpado a greve. Os professores não ganham tão mal assim para manter uma greve por tanto tempo.

Juan disse...

Concordo em gênero, número e grau.

Este é o "jornalista" Políbio Braga: um baita oportunista.

No meio desta tragédia, vejo um insano, demente e doente que associa esta fatalidade a ações políticas.

Sinceramente, vá se tratar.

Anônimo disse...

FALAR A VERDADE É PECADO?

APURAR CULPADOS PARA NÃO MAIS ACONTECER É ERRADO?

QUANDO SE PÕE O DEDO NA FERIDA, OU QUANDO SE FALA A VERDADE, AS VEZES DÓI, NÃO É VERDADE?

SE ESTAVA VENCIDO O ALVARÁ,ISSO PROVA QUE JÁ TINHA SIDO DADO O ALVARÁ, PARA UMA SALA INADEQUADA, COM DEZENAS,DEZENAS DE ERROS, DENTRE OS QUAIS MATERIAIS INFLAMÁVEIS!

IRRESPONSABILIDADE PORTANTO DA AUTORIDADE QUE DEU UM ALVARÁ PELA PRIMEIRA VEZ, NÃO DEVERIA,JAMAIS,JAMAIS,IRRESPONSABILIDADE DA AUTORIDADE NOMEADA PELO SEU SUPERIOR, E PELO OUTRO E PELO OUTRO QUE FOI VOTADO, QUE FOI "EMPREGADO" PELO ELEITOR,SIM SENHOR!

TEM GENTE QUE NÃO QUER VER, E POR ISSO VOTA EM DEMAGOGOS IRRESPONSÁVEIS, SENDO IGUALMENTE RESPONSÁVEL!

TEM QUE APONTAR CULPADOS SIM, PARA QUE NÃO ACONTEÇA DE NOVO.

QUANDO VOTAREM, VOTEM, "EMPREGUEM" FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DECENTES, HONESTOS E COMPETENTES PARA EXERCEREM CARGOS PÚBLICOS.

QUEM NÃO VÊ ISSO TEM QUE TRATAR DA "CATARATA" ...

BLOG DO SOFRENILDO disse...

Prezado Jornalista,
não está na hora de abordar a responsabilidade do poder público municipal no episódio do incêndio, superlotação e licenças de funcionamento?

BLOG DO SOFRENILDO disse...

Prezado Jornalista,
não está na hora de abordar a responsabilidade do poder público municipal? Onde está o papel da Smic de Santa Maria? Onde está o Prefeito Schirmer que só sabe dizer nunca vi algo parecido"?

SE você for isento, de fato, também abordará o assunto citando responsabilidades tanto municipal quanto estadual.

Marco Antonio

Ivo Leo Hammes disse...

Não penso que seja insanidade ou demência ou doença analisar objetivamente as causas desta tragédia. Inclusive as que se relacionam com a primazia de aparelhamento do estado com a companheirada em vez da capacidade técnica e fiscalização do cumprimento da lei, lei que já existe.

José disse...

ah tá. então se não tivesse greve não teria a festa e não teria sinalizador e nada de mal teria acontecido... agora és senhor do tempo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/