Presídio Central: chegou a hora de construir e não de destruir no RS

Este caso do Presídio Central de Porto Alegre, tem sido uma dor de cabeça inesperada para o governador Tarso Genro, porque repentinamente OAB, Crea e Cremers do RS, jogaram na cara do governo e da opinião pública,  o retrato de um serviço desumano prestado pelo governo estadual a cidadãos gaúchos que se encontram presos.

. Ao sair da inspeção que fez nesta quinta ao Central, o presidente da OAB, Claudio Lamacchia, não conseguiu conter a revolta:
- Isto é um verdadeiro descalabro. Um desrespeito à sociedade. Tem de ser interditado.

. OAB, Crea e Cremers foram ao inferno, viram o diabo e se assustaram.

. O Presídio Central não tem que ser interditado imediatamente, porque simplesmente não há lugar onde enfiar os 4.650 presos que ali estão.

. Se o cenário no local é mesmo o cenário de pocilga infecta e imunda e precisa de intervenção imediata, não se concebe que recursos extraordinários e imediatos não sejam acionados para aplacar o mal agora mesmo.
 
. Em vez de interditar o Presídio Central, o governo estadual pode buscar imediatamente a cobertura do Judiciário e da Assembléia, para iniciar a recuperação de tudo, com o apoio das organizações representativas da sociedade gaúcha e dos próprios presos.

. Um mutirão, sim, que conte com o apoio de todos os gaúchos, e do qual os próprios presos trabalhem como obreiros, lado a lado de outros trabalhadores,  é o começo dos começos. E é para já.

.  Além disto, seria fundamental que o governo do PT deixasse de lado seus prejuízos ideológicos jurássicos, tratando de recuperar projetos como o da PPP do novo presídio de Canoas, que só não foi adiante por que o governador Tarso Genro decidiu que tudo que tivesse herdado da governadora Yeda Crusius deveria ser incinerado. O projeto está pronto, o empreendedor existe, o local foi escolhido e o novo presídio conta com o apoio do prefeito Jairo Jorge, do PT.

. A revitalização do Presídio Central, observando lotação civilizada,  é o desafio de tempos em que os gaúchos deixarão de destruir para construir formas mais dignas de convivência social.

16 comentários:

Anônimo disse...

POLIBIO, ESTE TARSO GENRO NAÕ É UM GESTOR DE COISA NENHUMA.
FALTA-LHE VISÃO EMPREENDEDORA, CAPACIDADE DE REAÇÃO, DE GESTÃO, TRATA-SE DE UM POLITIQUEIRO RANCOROSO, ELE QUE PARE DE OLHAR PELO ESPELHO RETROVISOR E TRATE DE REVOLVER ESTA E OUTRAS MUITAS QUESTÕES, OU DÊ INICIO AO PROCESSO DE SOLUÇÃO.
AFINAL SOMENTE BOTAR A CULPA EM GOVERNOS PASSADOS É MUITO FÁCIL.
AGORA SE NADA É POSSÍVEL, ENTREGUE O CARGO, BOTE O PIJAMA, VÁ PARA CASA E NÃO ENCHA MAIS O SACO DA SOCIEDADE GAUCHA.

Anônimo disse...

uai, mas ha muitos brasileiros trabalhadores que vivem em "pocilgas fétidas e imundas" sem terem cometido crime algum...

por coincidência ainda vi um programa no youtube minutos atras sobre trabalho escravo...

era do programa A Liga, da Band...

mostrou como moram trabalhadores da construção civil, bolivianos que costuram dia e noite para grandes marcas de roupa e gente que trabalha em carvoarias no Para...

degradante eh o termo mais leve que da pra classificar as condições de trabalho da turma, principalmente a dos carvoeiros...

e são trabalhadores...

Anônimo disse...

Já tô vendo aí uma oportunidade de ouro para os embusteiros do PT : alegando urgência, vão dispensar licitação e contratar a Delta, que vai sub-conceder a obra ...

Nessa historinha, o caixa do partido bandoleiro é irrigado e todos saem felizes : a mídia imprestável, o eleitor jumento, os atravessadores e principalmente, o PT.

Anônimo disse...

tem que interditar agora, que levantem campos provisórios nas áreas que o execirto "saican" e brigada possuem no interior do estadp, cerquem, coloquem barracões, banheiros químicos e levem esse peesoal para lá "urgente" campos de concetração são mais humanos

Anônimo disse...

Os recursos para obras imediatas, sejam de restauração ou de construção de nova casa prisional, poderiam ser muito bem utilizados com o tal "auxílio moradia" de juízes e promotores, seria muito melhor para sociedade ao invés de engordar os contra-cheques dessa gente. Nisso a tal oab não toca...

Anônimo disse...

O anônimo das 17:04 disse tudo ...

Anônimo disse...

Enquanto isso, os srs presidiários poderiam ganhar balde, sabão, pincel, tinta e dar uma geral nas instalações. A ociosidade também contribui para essa miséria e sujeira. Ao menos, os detentos não teriam tempo para pensar em maldades e poderiam aprender a fazer algo útil.

Anônimo disse...

O governador Tarso não estranha porque se parece com uma prisão Cubana !!

Anônimo disse...

"chegou a hora" do TARSO TRABALHAR, ou melhor, está passando da hora.

Anônimo disse...

O negócio, desde uma reunião ocorrida no início deste governo, é deixar apodrecer para depois construir com contratos emergenciais.

Blog Cavalcanti disse...

Estás correto, mas não é nada fácil resolver a situação a curto prazo. O governo Yeda tentou isso, em 2007, logo após a CPI do sistema carcerário, que elegeu o Presídio Central como o pior do país. Foram elaborados projetos, vários deles de afogadilho, mas se não fossem esses trabalhos, Tarso Genro não teria como diminuir pela metade a população carcerária daquela cadeia em quatro meses, promessa feita hoje.
Nessa área, os gestores precisam planejar e executar a longo prazo, e isso precisa começar já. O erro do atual governo do Estado, em relação às construções de novas prisões, é que parece estar satisfeito com as obras do governo anterior, já que não tenho conhecimento da elaboração de novos projetos, tarefa que já deveriam ter desenvolvido desde os primeiros meses de governo.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 18:07. Vamos botar esses marginais a trabalhares, mesmo que seja para seu próprio benefício!

Mas isso o PT não faz, porque fere os principos dos DIREITOS HUMANOS!

Anônimo disse...

O que o CREA quer se meter no meio? Nao pago a anuidade, que teve consideravel aumento, pra isso.

E a OAB tb, sempre procurando sarna pra se cocar. Devem estar sem servico de tanto advogado que tem!

Campao disse...

Tudo utopia, meu caro Políbio. Existe Lei que obrigue preso a trabalhar? - Claro que não. Ele e sómente ele,o preso,é quem pode optar pelo trbalho,se existir essa possibilidade numa Penitenciário e o Central não é uma Penitenciária. Essa transformação veio com o tempo, mas ele até hoje é um presídio.
Certa vez,um amigo Agrônomo e que trabalhava na Colonia Penal Agrícola, vendo uma pequena horta mal cuidada,por falta de irrigação, perguntou ao preso que estava encarregado daquela pequena plantação: "mas ha quantos dias não colocas água nestas plantas?"
O preso deu uma cuspida para o lado e respondeu: "doutor,se eu gostasse de trabalhar não estaria aqui".

Anônimo disse...

Todo mundo que tá preso, já sabia antes de comenter o crime, das consequencias de seus atos.

SIM, é uma pocilga aquilo lá !

Mas é assim há mais de 30 anos.

Portanto, às suas excelencias os réus, foi oportunizado lá não estarem.

Se estão, foi por sua conta e risco.

Eu como contribuinte, não quero pagar nenhuma melhoria para quem estupra, assalta, rouba e mata por aí !

Só quem A I N D A não foi sequestrado defende essa escória.

Vida longa ao Presídio Central, examente como está. Quanto mais lotado, mais seleção "natural" haverá.

Anônimo disse...

ESTE TAL DE TAR$$O SECA ATE PÉ DE PIMENTA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/