Exportações: Brasil volta aos melhores tempos do Brasil Colônia

É bem verdade que não apenas o PT, mas também os políticos, empreendedores e estudiosos brasileiros sempre criticaram a dependência do comércio exterior às matérias-primas.

. A pauta brasileira de exportações sempre foi muito pobre.

. O governo FHC começou a mudar esta pauta, incluindo nela produtos industriais de maior valor agregado.

. Acontece que durante os oito anos do governo Lula e neste primeiro ano do governo Dilma Roussef, o que ocorreu foi um formidável recuo.

. A balança comercial só não despencou de vez porque os brasileiros passaram a produzir cada vez mais alimentos e minerais.

. Sobre este assunto, vale a pena ler o que escreveu em seu blog desta quinta-feira o ex-presidente do Banrisul e ex-deputado Cesar Maia:
1. O aspecto menos positivo, quando se pensa em prazos mais longos, reside na dependência das exportações de matérias-primas. A parcela que corresponde à exportação desses produtos atingiu 64% no fim de 2011, uma alta próxima a 20 pontos percentuais desde 2008. A China exerce papel fundamental nesse quadro, tendo se tornado o principal parceiro comercial brasileiro, destino de 17% de nossas exportações. Deste total, quase 90% se referem a minério de ferro e soja.
2. As exportações fora do setor de commodities, por sua vez, patinam e permanecem abaixo do patamar anterior à crise de 2008. Considerando apenas a indústria de transformação, o saldo é negativo em US$ 43 bilhões -evidência de que a baixa penetração dos produtos brasileiros é um problema crônico.
. No RS as coisas não ocorrem de modo muito diferente. Assim sendo, foi por água abaixo o enorme esforço feito pelos últimos governos, que tentaram mudar o paradigma da economia gaúcha, incentivando a modernização industrial e atraindo empreendimentos fabris modernos.

Tudo isto é sufocado pela falta de políticas públicas federais no setor, o que acabou conduzindo à crescente desindustrialização. Até mesmo a grande muda da economia gaúcha, a Fiergs, já reconhece que o cenário nacional destrói a indústria.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma das grandes diferenças entre o Brasil e a China são os planos de longo prazo. O Brasil teve alguns, mas sua longevidade sempre foi muito curta. Temos tomado medidas pontuais acertadas, mas é necessário elaborar metas de desenvolvimento de longo prazo que estejam acima das ideologias e partidos, que submeta os próximos governos a sua execução. Esse plano deveria abranger metas para a educação, regulamentação da previdência pública, saúde, financiamentos e definição de setores econômicos prioritários para serem desenvolvidos, o que fazer com nossas riquezas minerais, a água, florestas?. A China tem visão de longo prazo e, de quebra, impõe a indispensável disciplina, sempre muito rígida. Precisamos seguir esse exemplo. A Democracia não precisa ser essa bagunça brasileira, uma nau que só pensa no próximo porto (eleições???). A China é comunista, mas usa muito bem o melhor que o capitalismo e políticas neoliberais tem a oferecer. O Congresso Nacional seria a instituição correta para controlar a execução do plano de longo prazo que atravessaria vários governos. Mas, infelizmente, para que o Congresso possa fazer isso, seriam necessários novos políticos e mudar a maneira pela qual decidimos (vendemos?) nosso voto. É o dilema do Brasil, o país do futuro, de um futuro que sempre chega e nos encontra despreparados. Um dia o futuro poderá nos tirar da sua rota.

Anônimo disse...

O Brasil não pode/deve ficar na dependência apenas do setor primário.
Imaginem se ocorressem secas(chuvas) de norte a sul, prolongadas, por sucessivos anos ? Como ficaria ? Prejuízos imensos !
Ahhhh mas isso nunca aconteceu/acontecerá ! É mesmo !? E se acontecer ?
O Brasil DEVE se (re)industrializar. Não pode abrir mão disso !
Abraços !

Anônimo disse...

O maior valor agregado da economia brasileira é a corrupção esquerdo-bananeira. Temos bananas prá dar e vender!

Anônimo disse...

Brasil Colônia com D. Pedro II sim, não com esta "princesa do cofre", dignidade e respeito as autoridades pois este foi um estadista, enquanto esta serviçal do terrorismo é uma oportunista liga zé dirceu consultoria lula e vigaristas de cuba. Que que é isto Brasil Colônia- Não Brasil saqueado, isto sim.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/