IBGE: mais de 11 milhões de brasileiros vivem em favela

Um total de 11.425.644 de pessoas - o equivalente a 6% da população do país ou pouco mais de uma população inteira de Portugal ou mais de três vezes a do Uruguai. Esse é o total de quem vive, atualmente, no Brasil em aglomerados subnormais, nome técnico dado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para designar locais como favelas, invasões e comunidades com, no mínimo, 51 domicílios.

. O número foi divulgado nesta quarta-feira pelo instituto como complemento ao Censo 2010, do final de abril deste ano. Além do mínimo de moradias, outro critério-chave para classificar essas áreas como aglomerados subnormais é carência: com origem em ocupações de locais públicos ou particulares, a maioria sofre a falta ou a inadequação de serviços públicos de qualidade, além de, em geral, estarem dispostas densa e desordenadamente.

. A região Sul aparece no mapeamento como a quarta região com mais comunidades carentes, 5,3% ou 590.500, mais da metade, 297.540, no Rio Grande do Sul.

. De acordo com o censo das áreas carentes, a maioria esmagadora de seus domicílios está concentrada em um grupo de 20 regiões metropolitanas (RMs) - são 88,6%, ao todo, sobretudo na RM de São Paulo (596.479 pessoas) e na do Rio (520.260). Já nas capitais da região Sul, são 70.373 em Porto Alegre e 51.923 em Curitiba. Florianópolis não aparece na lista. 

7 comentários:

Anônimo disse...

O numero real e verdadeiro deve ser o dobro. Essa é forma de mostrar as estatística de governos socialistas e(ou) populistas. Metade do que não convém e o dobro do que favorece.

Mujahedin do PT disse...

Culpa do FHC...

Anônimo disse...

Caro Políbio:

E deve ter gente que acredita nestes números divulgados pelo IBGE. Só pode ser coisa de inimigo na trincheira, porque depois de nove anos de governo(?) petista, o Brasil é uma maravilha e, por tal, deve ter um assento no CS da ONU.

Anônimo disse...

mentira. o Brasil virou um paraíso da eleição de lula para cá. Somos perfeitos e 100% da população vive muito bem aqui. Prova é a popularidade dos petistas quando entram no governo. se eles são amados pelo povo, é porque o povo está vivendo muito bem...

Anônimo disse...

RS tem a metade da região sul porque estamos parados no tempo, temos um estado que arrecada para si mesmo, não investe. O futuro poderá ser triste !

Anônimo disse...

nao pode!!!

o Grande e Estimado Lider, Luix Inaxiu da Silva disse que nos somos de primeiro mundo e uma potencia...

temos que rever ai esses critérios do IBGE...

o erro só pode estar nos critérios utilizados...ahahah

todo mundo sabe que pra esse governo quem ganha 1.200 paus eh - pausa para risos - classe-media...

Anônimo disse...

só o câncer para livrar o país deste tumores!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/