Editorial - O editor é contra a prisão preventiva de Ricardo Neis.

72% dos leitores desta página acham que os ciclistas que interromperam o trânsito na Cidade Baixa, Porto Alegre, sexta-feira, não poderiam ter feito isto. Eles não pediram autorização para ninguém para levar adiante seu protesto contra a existência de carros na face da terra. Este tipo de manifestação deve ser comunicado à EPTC e Brigada Militar, já que vai atrapalhar o trânsito. Além disto, até o gandula do Inter sabe de que modo comportam-se multidões em caso de confronto iminente.

. É o que também acha o editor. O editor não teme patrulha e convida os leitores a fazer o mesmo, saindo imediatamente do armário. A lei deve ser cumprida e vale para todos, o que não parece o caso.

. Embora considere que o episódio trabalha contra o motorista Ricardo Neis, o homem que atropelou duas dezenas de ciclistas que interromperam o trânsito e entraram em confronto com ele, o editor nem de longe aprova o pedido de prisão preventiva elaborado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual. Trata-se de um evidente exagero. É possível que o juiz do caso ilumine-se no que diz a lei e trate de repelir essa concessão a grupos que se intitulam politicamente corretos e para os quais as regras valem apenas para os outros.

- Não existe uma só roda de portoalegrenses bem informados que aprova o que fez o motorista Ricardo Neis, mas em nenhuma delas não existe uma só posição majoritária que lhe atribua responsabilidade exclusiva pelo que aconteceu.

66 comentários:

Aquiles disse...

Devem ser ciclistas vegetarianos de esquerda, simpatizantes do movimento gay e da liberação das drogas pesadas.

Anônimo disse...

A questão de prender é o seguinte, na Austrália e Alemanha este sujeito já estaria preso e nem preventiva era, seria definitiva. É claro que nestes paises estas passeatas tem que ser autorizadas e pela educação do povo nem seria necessária fazê-las. Agora, estamos neste paizinho miserável. Então temos que olhar pela seguinte ótica: - Quais os antecedentes deste cidadão? Ele é contendeiro? Como é seu comportamento com vizinhos? Ele usa o cargo para humilhar/ameaçar e escrachar pessoas e desafetos? Se sim, tem que prender! Se não, tem que dar um desconto, pois num mundo de hoje qq um pode ter um surto (desde que não seja a índole dele). Quem não conhece alguem que que ta sempre aprontando e dando carteiraço, dando voz de prisão por ser "autoridade" no trânsito, condomínio, trabalho, clube etc, estes tipos tem que ser reprimidos com medidas de privação de liberdade antes que cause trajédias anunciadas.

Anônimo disse...

Cadeia urgente para ele! o cara é um psicopata. ele não fugiu, ele jogou o veículo contra os ciclistas. Ele coleciona multas de trânsito. Deve ser um daqueles que se exibe comentando a quantidade de multas e atrocidades que ele comete no trânsito. Os ciclistas exageraram, mas o Neiss é louco varrido! não precisamos desses bárbaros no trânsito! cadeia já!

Anônimo disse...

automóvel, caneta e a lingua também são armas. Sou vegetariano por amor a vida. Sou tb ciclista e corredor.
Tem mais psicopatas soltos que ainda aprovam a barbaridade.

Gustavo disse...

Discordo veementemente e considero absurdo seu comentário. Se alguém atropela várias pessoas e não vai preso, quem então será?

Mais uma vez o raciocínio é no sentido de que as vitimas são as culpadas... é o mesmo raciocínio de quem coloca a culpa na moça que usava minissaia e foi estuprada.


Mesmo se o trânsito estivesse totalmente interrompido - e não estava - o motorista não tem direito algum de atropelar quem quer que seja. Ainda mais passar por cima de várias pessoas, como se viu no vídeo.


Infelizmente vivemos no Brasil. Se esse comportamento do motorista fosse nos EUA, com certeza ia pegar uns 15 anos de cadeia... aqui no velho Brasil vai acabar só com a ficha suja. Que, aliás, já está suja por agressões físicas anteriores.

Luiz disse...

Prezados

Tem que prender sim. Neste país a legislação é frouxa. As consequências estão ai....QUANTOS MORREM NO TRÂNSITO POR DIA NESTE PAÍS????

VAMOS A TOLERÂNCIA ZERO NO TRÂNSITO

Gustavo disse...

Aliás, acabei de ler no Correio do Povo o detalhe abaixo, ou seja, o sujeito já batia na mulher e sempre foi um perigo no trãnsito:

"Outra questão que contribuiu para o pedido de prisão preventiva é o fato de Neis já ter antecedentes por agressão contra a ex-companheira, registrada na Delegacia da Mulher, entre 2009 e 2010. No trânsito, seu histórico de multas incluí infração por excesso de velocidade, trânsito na calçada, na contramão, em marcha ré e por conversão proibida, segundo o Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul."

Anônimo disse...

Sinceramente, não acredito no que acabei de ler. Políbio, tente ser menos parcial em teus comentários. É dose manipular até a enquete do site de forma negativa a ponto de chamar os ciclistas de "bandos de bicicleteiros". Lamentável. Uma vergonha ao jornalismo.

Carlos disse...

Senhor Aquiles

O que é isto meu caro..Este mundo esta como esta em função de pessoas como o sujeito que acelera um carro contra pessoas de bem E TAMBÉM POR PESSOAS RANCOROSAS COMO O SENHOR

Anônimo disse...

Ontem, quando assisti o Jorna Nacional, vi o depoimento de um motorista que estava no carro atrás do Golf do Ricardo Neis, o cara que atropelou os ciclistas na sexta-feira. Esse motorista disse “Se ele não acelerasse, iam linchar ele”.

Confesso que quando vi isso, pensei que a história poderia ter uma nuance, um viés que não estava tão claro. Bem, isso ontem. Porque hoje, li no jornal que o atropelador tem o seguinte currículo:

• Tem um histórico de infrações GRAVES no trânsito;

• Infrações por dirigir na calçada e na contramão;

• Tem processos pro AMEAÇA;

• Já correu atrás de uma namorada com uma MACHADINHA na mão.

Paulo A Gazzana disse...

Eu acho que esse malfeitor deveria estar na cadeia. Nada justifica o que ele fez. Talvez fosse uma ótima idéia multar os ciclistas que atrapalharam o trânsito, mas o motorista deve ficar na cadeia por longos anos. Mesmo que ele tivesse sofrido alguma agressão, isso não justificaria seu ato. Cadeia, já.

Safenado (sc) disse...

Respeito a sua opinião sobre o caso mencionado, mas devo dizer que fui surpreendido negativamente.Independente de ter havido solicitação de licença junto aos orgãos públicos para que a passeata ocorresse, nada justifica a atitude do motorista.Se fosse uma pessoa mais jovem, com pouca experiência de vida,mas um senhor de 47 anos.Covarde !!!! Agora fica se escudando atrás de desculpas esfarrapadas, Cadeia nele !!!

Anônimo disse...

Tô te falando, cara! A dose do teu remédio ou está alta ou está baixa, precisa regular. De onde que vc me tira uma asneira desse tamanho. Esse fdp precisa ir para cadeia direto, e permanecer preso até a sentença final.

Anônimo disse...

Ciclistas, motociclistas e motoristas são arrogantes e prepotentes. Pensam que as vias públicas são deles. Ciclistas circulam, inclusive, pelas calçadas e os pedestres têm que desviar para não serem atropelados. Outro dia, estava parada na faixa de pedestre, aguardando o sinal abrir para eu passar. Estava atenta aos carros, à minha esquerda. De repente, à minha direita, pelas minhas costas, surge um ciclista, que quase me atropelou. Todo cheio de razão, murmurou algumas palavras, como se eu fosse a culpada, por estar adequadamente posicionada como pedestre. O ciclista saiu de uma rua na contramão e entrou em outra grande avenida, também na contramão. Mas, hoje, as minorias sempre têm razão.

VEDOR disse...

EXTERMINADOR DE CICLISTAS

INCÚRIA MENTAL DO MOTORISTA.

O motorista que arremeteu contra os ciclistas é perigoso até andando a pé.

Mesmo sem licença de passeata,NADA, MAS MESMO NADA,NADA AUTORIZA O PROCEDIMENTO DEBILÓIDE,OUSO DIZER ASSASSINO.

QUEM ARREMETE E CONTINUA A FAZÊ-LO MESMO QUANDO BATER A PRIMEIRA BIKE,PARARIA,MAS NÃO, O DITO CUJO CONTINUOU ATÉ A ULTIMA.ATÉ A ÚLTIMA TERIA QUE SER "ABATIDA".

A decisão do motorista é EXPLÍCITA, não demonstra condições eelementares para dirigir NUNCA MAIS.

ORA, mesmo que tivessem trancando totalmente a rua, justificaria a fúria assassinja? Mas onde é que estamos?

Autorizamos isso e autorizaremos uma jamanta, uma carreta a passar por cima do nosso carrinho porque a rua está trancada,congestionada?

LOUCO ,DOIDO VARRIDO, e como diz o Baldi, tem que prender , capar para não tirar cria ruim.

QUE É ISSO? Violência da turba,não é o perfil daquele pessoal, êles não tem histórico deste tipo, e o EXTERMINADOR DE CICLISTA TEM!
Acho que não vais publicar, mas pensa nisto, o cara é MALUCO, e só pode andar a pé com supervisão.

CARLA disse...

SEGUNDO INFORMAÇOES DA RADIO RUA OS CICLISTAS AGREDIRAM OP CARA E O MESMO NA TENTATIVA DE ESCAPAR COMETEU ESTE HORROR..PORTANTO CULPA SAO DE AMBOS...

angelo cuissi disse...

Vem cá, é normal as pessoas justificarem seus crimes dizendo se sentirem incomodadas pelo comportamento alheio? Protesto é protesto, e será tão mais eficaz quanto menos permitido. O gesto bárbaro de Ricardo depõe a favor dos ciclistas, e não contra eles: arma de argumentos quem quer denunciar a covardia daquele que, no comando de uma máquina, se considera superior - seja ele motorista ou blogueiro.

Anônimo disse...

Tem testemunha que ameaçaram o motorista.E esta(testemunha) vai depor confirmando agressão dos ciclista e também vai identificar os agressores.Parece que tem câmaras de vigilância que vão confirmar a versão do motorista.vamos aguardar que este processo é pra mais de um ano.

Anônimo disse...

Correção: "Até o gandula do grêmio..."

Anônimo disse...

Nunca será preso esse psicopata...seria preso se não estivesse com o IPVA pago, não ter feito a vistoria anual ou ter-se recusado ao teste do bafômetro...por assassinar pessoas deliberadamente, nunca !!!

Anônimo disse...

vai ser preso,porque já tem antecedentes.Já agrediu a ex-companheira.Já tem histórico.

Anônimo disse...

políbio, deverias ter ficado sem essa. e se fosse alguém da tua família uma das vítimas? ademais, nada justifica o que esse psicopata fez, e, até mesmo, ele já tem um longo histórico rico em contravenções de trânsito - graves - e outras coisas mais...se esse cara sair bem dessa, vai virar gandaia geral... vou atropelas meus desafetos sem problemas.r.r.r.r

Ricardo disse...

Concordo que houve falha na organização do manifesto, pois deveriam ter comunicado às autoridades e ter pedido apoio. Isso é um fato. Mas o que é lamentável mesmo é a posição do editor de desviar o foco da discussão para encobrir e justificar os atos de um criminoso. Sem palavras....

Tiago Vieira disse...

Quanta ignorância... Vocês não sabem ler??? O Políbio não esta autorizando o atropelador. É bom lembrar que cabe a justiça julgar e condenar. O infeliz atropelador provavelmente seja condenado, mas prisão preventiva é uma ferramenta para ser usada em casos extremos, onde, por exemplo seja iminente a fuga do acusado, ou no caso de um matador em série, sinceramente não parece ser esse o caso. E chega de generalizar! Por causa de uma minoria todos os motoristas são bandidos. Quem procurar ler as estatísticas no site da EPTC vai verificar que metade das mortes no trânsito de POA são por atropelamentos e 90% desses são pedestres que atravessaram fora da faixa de segurança. Então quem é o culpado pelo massacre no trânsito de POA?

Mordaz disse...

Informa o BBC BRASIL que este movimento vindo de fora causa problemas em todos os locais da qual existe justamente pela vontade em provocar atritos e agressões no trânsito, desrespeitar as normas de tráfego, negarem-se a pedir permissão as autoridades e falta de uso de proteção. Na maioria dos casos é sempre caso de polícia e acaba na justiça! O que vimos neste caso na hora do pique das 19 horas de sexta-feira que foi para provocar tumulto mesmo!
.
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4967818-EI306,00-Evento+de+ciclistas+atropelados+foi+polemico+em+outros+paises.html
.
Apenas acharam aqui um motorista destrambelhado para se passarem de mártires.
.
Hoje fizeram nova manifestação para agredirem os que não tem nada com o que eles criaram.

Anônimo disse...

Ninguém, absolutamente ninguém pode impedir o direito de ir e vir dos cidadãos, a tal da massa crítica não passa de uma via campesina sobre duas rodas conduzida por membros de quatro patas. Já tive meu direito de passagem nas ruas impedido de forma arbitrária, irônica e desrespeitosa por estes bicicleteiros mal
educados, irresponsáveis e ademocráticos.

Anônimo disse...

POLIBIO ! Nesta tenho que discordar de ti.

"UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO"

Ademais, a história desse senhor faz prova contra ele.

Por ter alto poder aquisitivo e estabilidade constitucional não lhe faculta esta atitude.

PÔ POLIBIO ! Onde estais com a cabeça !

Anônimo disse...

Vivemos uma inversão de valores tão grande que qualquer grupo militante se arroga o direito de impedir pessoas de ir e vir, sem arcar com os riscos conseqüentes.
Todos estão seguindo os ensinamentos do MST. Impõem sua vontade pela intimidação e pela força sufocando qualquer qualquer ação individual de discordância.
O atropelador tem maus antecedentes, mas quem criou a situação foram os próprios ciclistas ao tentar impor goela abaixo os seus pontos de vista.
Bastiat.

Anônimo disse...

Prezado Polibio Braga, respeito toda e qualquer posição dos leitores, mas alguns aspectos merecem reflexão da opinião pública. Veja bem, acaba de ser noticiado na imprensa a ação criminosa de um sargento da Brigada Militar que atuava como motorista do governador Tarso Genro. Esse policial desacatou e intimidou guardas de trânsito que flagraram esse policial em situação irregular. Retido por força de lei, teve a capacidade de botar o dedo no rosto do agente e fugir do local, atropelando outro agente e quase atropelando outros - inclusive uma criança. Cabe perguntar, tendo a ação sido praticada por um agente de segurança pública, motorista do Governador do Estado, não teria ele demonstrado sua periculosidade através de seus atos? Merece permanecer solto? Algum promotor pedirá sua prisão preventiva?

Anônimo disse...

Prezado Polibio Braga, respeito toda e qualquer posição dos leitores, mas alguns aspectos merecem reflexão da opinião pública. Veja bem, acaba de ser noticiado na imprensa a ação criminosa de um sargento da Brigada Militar que atuava como motorista do governador Tarso Genro. Esse policial desacatou e intimidou guardas de trânsito que flagraram esse policial em situação irregular. Retido por força de lei, teve a capacidade de botar o dedo no rosto do agente e fugir do local, atropelando outro agente e quase atropelando outros - inclusive uma criança. Cabe perguntar, tendo a ação sido praticada por um agente de segurança pública, motorista do Governador do Estado, não teria ele demonstrado sua periculosidade através de seus atos? Merece permanecer solto? Algum promotor pedirá sua prisão preventiva?

C. Hugo disse...

Aquiles, sou ciclista de longa distância, já competi em competições nacionais e sul-americanas e hoje pedalo por prazer. Não sou gay, não sou vegetariano, não uso droga alguma nem sequer sou eleitor do PT. Ah, e adoro uma cerveja no fim da tarde

Já que tu é tão homem, e tem uma necessidade inexplicável de te afirmar com tal, te desafio. Pego uma bicileta qualquer, e te cedo minha Trek Lance Armstrong. Te deixo escolher o trajeto. Se tu chegar a menos de 15 minutos de mim, boto 5.000 reais, cash, na tua mão.

Se tu perder, tua humilhação já será o suficiente.

Topa? Se topar, bota teu email aí para combinarmos os detalhes.

Conrad Hugo/Porto Alegre-RS

Anônimo disse...

Políbio, nessa eu não te acompanho. Não tem justificativa, um marginal, atropelar vinte ciclistas(eu tb sou ciclista) pq eles estavam bloqueando uma rua. Será que qdo o CPERGS, qq sindicato pelego, ou o MST bloquearem uma rua ou estrada tá liberado usar um caminhão prá passar por cima delles todos...??? um sujeito desses tem que ser preso.

Anônimo disse...

Esse mau caráter apelou e deve ser afastado da sociedade. Não precisava fazer o que fez. Se a rua estava tomada por ciclistas que alterasse o percurso. Não tem perdão, precisa ir para a prisão.

Anônimo disse...

Políbio, muito bem posto por vc. A lei vale para todos e isso é fundamental para o convivio em sociedade. O atropelamento foi um horror porém fechar a rua toda, nao utilizar capacete, entre outros tb. não é prudente e nem legal.

Anônimo disse...

Ë incrível como condenam o motoristas sem saber o que houve. E se ele estava discutindo com alguns membros do grupo e passou a correr risco de linchamento? Isso é bem possível de ter ocorrido. Nesse caso qualquer um teria acelerado, até eu. Claro que talvez a maioria de nós nem chegasse ao ponto de discutir com pessoas que se sentem donos da rua e fecham todo o transito. Deem uma olhada no que esta sendo dito sobre o caso na imprensa ao redor do mundo.

Gorge O. Ruel disse...

Mais uma vez vou dormir sossegado sabendo que o Políbio e eu estamos em lados diferentes... valeu, queridão, tu é o meu termômetro - tu e o Aquiles, o tolerante do primeiro comentário! Beijo no coração!

Douglas Dickel disse...

Abaixo os automóveis.

Ninguém se deu conta ainda do transtorno que eles causam ao planeta e aos próprios motoristas?

Um deles é o ruído que atrapalha as pessoas que querem descansar e contribui para o stress e a dor de cabeça dos acordados. Já parou para ouvir os sons ao seu redor? Já estamos acostumados aos carros e às construções, mas pelo menos quando vai acampar, ou à praia no inverno, a pessoa se dá conta de como no meio do absurdo. Nós vivemos pelas máquinas. Os automóveis são a espécie dominante. A prioridade é das máquinas maiores; seres humanos por último.

Outro transtorno é causar falta de paciência. Participei do protesto de hoje a pé e não senti pressa, não senti vontade de me movimentar o mais rápido possível. Dentro do carro todo mundo tem pressa. Inclusive você. E eu. A Terra está sendo soterrada (soasfaltada?) pelo asfalto. Os motoristas estão deixando de experimentar a vida, acoplando à sua volta essa prótese de aço, esse robô que anda em quatro rodas. Não sentem o sol, a brisa, a garoa; não têm tempo para observar as folhas, as árvores, as garças de Porto Alegre; não têm tempo de olhar para o lado e sorrir para um estranho. Os seres humanos estão cada vez mais deprimidos (e enriquecendo a indústria farmacêutica) porque já não pisam na terra, já não têm contato com o mundo do qual fazem (?) parte. Todos com pressa e com medo do sol e com medo da chuva. E os aterros de lixo já estão se esgotando, com não sei quantos metros de lixo abaixo da terra. Fora o lixo que está no mar ou na órbita do planeta.

Não é radicalismo. É urgência de transformação. O progresso deve ser parado. Estamos nos encaminhando ao nosso próprio fim.

Reflitamos.

Anônimo disse...

Com certeza não devemos nos referir ao assunto de forma ofensiva, como fez o próprio editor, pelos termos utilizados ao propor a enquete. Acredito que todos, mas principalmente pessoas públicas devem ter uma certa "pitada" de autocontrole para que a discussão seja no mínimo civilizada. Não somos ingênuos a ponto de sujar nossa imagem dessa forma. Penso que a imparcialidade é o melhor caminho para quem quer propor uma enquete e ter um resultado fidedigno. Obrigado ao editor pela oportunidade de propor essa reflexão.

Anônimo disse...

Polibio, vamos pegar um Pais civilizado, por exemplo a Suiça, la uma manifestaçäo nas Ruas com as bicicletas deve ser autorizado e ter acompanhamento Policial. Isto chama-se organização e Educaçäo, eles não däo chance para o Azar.
Bom e Paris tem um esquema de locacao de bicicletas, para deslocamentos e passeios, tudo funciona de maneira civilizada.
Eles tem outros problemas, mas em educaçäo estäo alguns kilometros na nossa frente.

Anônimo disse...

A lei também se aplica aos ciclistas. Ninguem é dono da rua nem mesmo eles por mais razao que tenham.

Anônimo disse...

Olha o que teu " anjinho" já fez: pesa contra o motorista um histório de multas de trânsito e três processos por ameaça e agressão física

Anônimo disse...

Terra sem lei e povo sem educacao! Cada um faz aquilo que bem entende e pensa que esta com a razao (vale para ciclistas e motoristas).

Anônimo disse...

Claro que este motorista é um demente, ninguém aprova a barbaridade que o cara fez. Mas com certeza ele é um 'demente na hora certa' pros 'bicecleteiros do massa crítica'...Era só o que faltava pro 'comando' dessa 'bicletada', no caótico trânsito da rua José do Patrocínio: achar um motorista em dia-noite de fúria e provocar um acidente grave pra conseguir mídia local, nacional, internacional...O comando do 'massa crítica' se lixou para a segurança da sua 'massa'...

Anônimo disse...

Se um grupo de baderneiros começa a bater no meu carro, colocando em risco minha integridade eu toco por cima de qualquer um para sobreviver, nem penso duas vezes....

Felipe Koch Machado disse...

As ruas não feitas para os automóveis e sim para os veículos em geral, incluidos os sem motores como é o caso das bicicletas. Isso não é opinião, é lei.

Anônimo disse...

Caro Políbio

Concordo com você tem que se averiguar bem a situação este movimento é internacional e a forma deles protestarem é agressiva em todo o mundo basta buscar video na internet para se tirar está conclusão tem um video de um senhor que teve o carro arranhado que sai do carro é os manifestantes ficam tirando fotos deles e rindo do mesmo. Como identificar o culpado no meio da massa ? Se coloque na situação. Claro ele talvez ele tenha extrapolado poderia ter abandonado o veículo e saído dali. Muito complexa a situação vai ser um longo julgamento.

Mordaz disse...

Douglas Dickel mostra cristalinamente o que é este movimento. Não tem nada a ver com respeito no trânsito, com civilidade, com educação, mas é uma ideologia que quer se impor a força aos demais cidadãos a força e a porrada. (Como bem demonstra as ações aqui e fora, ao redor de vários países).
.
Abaixo os automóveis.
.
Eles decretam o que acham certo e que os outros devem achar na marra. Eles querem impor de forma nazi-fascista a sua opinião de minoria. Querem no seu número inibir as demais pessoas a circular, querem criar a massa crítica para impor a sua vontade a maioria desorganizada. Não querem paz, querem guerra, e procuram justamente a hora do pique no trânsito para esta provocação. Quantos motoristas foram impedidos de passar na hora da baderna sobre rodas? Certamente muito mais do que os ciclistas que interromperam o trânsito para impor o seu "gosto"! A sua "iluminação" do que é certo. Uma minoria agredindo a cidadania da maioria.

Anônimo disse...

Caro Polibio, neste caso nao acompanho sua opiniao, acho que tem que dar um susto neste sujeito sim, que obviamente sera preso e recorrera com facilidade a um habeas-corpus, foi paraece que ele faz parte do grupod e marajas do Banco Central e , portanto pode recorrer a um bom Advogado e ai tudo fica em paz para ele. Na Europa, onde tenho expeirencia, por muito menos do que ele fez, se pega de cara uns 12 anos sem direito a fianca coisa nenhuma. Aqui delitos de transito sao tratados como devem ser, como crimes!
Esperem so para verem o que vai ocorrer de barbaridades e de bebedeiras neste carnaval ai de despedida do verao, os caras irao fazer um massacre na estradas e tudo com "impunidade total"!

Anônimo disse...

acho que foi uma "reação imediata" de uma pessoa, que estava solitária na ocasião,sendo provocada por muitas outras pessoas.Exerceu, diante das circunstancias, o direito de se defender, fazendo-o como lhe era possível.

Anônimo disse...

Caro Polibio, no mínimo triste ler um comentário destes de uma pessoa que eu considerava até então tão esclarecida. Exercer sua opinião é uma liberdade extendida a todos, mas deveria pensar duas vezes em expor suas idéias qd és considerado um formador de opinião. há pessoas de cabeça fraca q vão acabar concordando contigo, assim como o tal Aquiles que chama os ciclistas de gays, como se o fato de ser gay fosse humilhante atualmente, pelo menos não ao meu modo aberto e "culto" de ver o mundo. Concordo plenamente com Gustavo q diz q é o mesmo nível de raciocínio de que a culpa do estupro é da mulher q usou minissaia, é também o mesmo nívelk de raciocínio de quem defende o nazismo, de quem defende cotas pra negros em faculdades, de quem acredita que a republica dos Pampas deveria realmente ser colocada em prática, não por questões políticas, mas de raça. São idéias diferentes sim, mas provêm todas do mesmo "saco", de quem é contra o desenvolvimento cultural e porque não espiritual de uma nação. Triste.

Anônimo disse...

O filho admitiu que quem começou foi o pai...Isto ninguém está comentando!

Luigi - Porto Alegre - Cidade Baixa disse...

Prezado Polibio

Ainda bem, que o seu filho(a) ou parente, não usa bicicleta como meio de tranporte, e tambem, graças a Deus que nenhum deles estava presente na manifestação.

Imagina o senhor, que, cada vez que, eu, e meus colegas ciclistas, formos sair para o trabalho, faculdade, vista a familhares, ou para fazer um treino de longa dista, termos que pedir escolta da EPTC, por que esse tipo de trágiedia, contece todos os dias com Ciclistas X Motoristas.

Sem Mais no momento.

Anônimo disse...

Esses ciclistas só incomodam...atrapalham o trânsito, os pedestres, circulam nas calçadas, nos parques, em meio as pessoas, aos carros...incomodaram sexta-feira e incomodaram ontem novamente.

Flavio disse...

Caro Políbio,

Sou ciclista e sempre ando nas poucas e pessímas ciclovias da nossa Capital. É muito comum encontrar pessoas correndo, carrinhos de sorvete e madames andando com seus cachorrinhos nas ciclovias,eu simplesmente desvio e continuo o pedal. Espero que se algum dia eu não consiga desviar e passe por cima de um bichinho destes, que não tem culpa do sua dona ser uma anta e que quando as entidades protetoras dos animais peçam minha prisão também me defendas.

Anônimo disse...

é.. parece que o Polibio ganhou mais uma. O psicopata do motorista que atropelou 40 pessoas vai ficar fora da cadeia mesmo.

Uma lástima. Se confirma o que eu temia: desde que a onda do PT tomou o Brasil e o RS só se dá bem quem trabalha dentro da maquina (burocrata estatal). O cara é do BC, logo nao pode ser psicopata. Certo? ERRADO!

Mais uma vez no BR vitima vira bandido.
A ultima foi no episodio do desarmamento. Agora mais uma. Pô Polibio. Seja coerente para ser ouvido. Sou teu fã, mas nao incondicional. Precisas de coerência. Barulho não é suficiente.

O triste não foi o atropelamento (porque o lamentavel atropelamento coletivo acaba ajudando a formar consciencia coletiva contra estressados no transito).

O triste foi ver o Polibio perder um pouquinho de credibilidade no episodio. Perdeu porque deixou a defesa dos estressadinhos ser mais forte do que o bom senso da coluna. Pô, eu sou um representante classico dos estressados, e acho que lugar de estressadinho psicopata é na cadeia. Nao ajuda a classe dos estressados de POA.

Por exemplo: os caras nao haviam pedido permissao para ocupar a via publica. Ta. E daí. O motorista pediu permissao para atropelar 40 carinhas ?

ok,entao vamos argumentar que nao da para pedir permissao para atropelar porque atropelar é crime. ALLLOOOO? se é crime nao tem que haver punição? Nao vai pra a cadeia?


Ok, entao vamos dizer que so vai para cadeia de maneira preventiva aqueles que podem se comportar de maneira imprevista e fugir, e o cara tem emprego fixo. Peraí, se o cara tem uma ficha corrida na policia, e é psicopata a ponto de atropelar 40 caras, vai dizer que ele é previsivel? Bota na cadeia, pô.

Para fechar: cadeia serve para manter fora da sociedade quem nao consegue viver na sociedade. O psicopata em questao (o motorista, mas esqueci o nome dele) nao consegue lidar com multidoes, sem se tornar um matador. O que se faz com quem nao consegue lidar com a vida em sociedade? CADEIA, pô. Lugar de bandido é no xadrez. chega de lero-lero e passa-a-mao na cabeça de bandido. Impunidade nao mais!!! Jeitinho brasileiro nunca mais!!

Pô Polibio, controversia é boa, mas nao da para perderes credibilidade.Tua credibilidade nao é baseada apenas no barulho. É baseada no bom senso e no barulho. Deixa o barulho sem bom senso para o PT.

O Brasil precisa de barulho porque com ele vem a luz do sol. Mas precisa de bom senso. Isto faz muito mais falta do que dinheiro.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, se ouvesse uma infraestrutura decente para ciclistas, com vias marcadas e sinalizadas, regras básicas, ciclovias, assim como é feito em qualquer País civilizado do mundo, nada disso teria acontecido. O problema maior do Brasil é que qualquer meio de transporte que nao seja motorizado nao recebe nenhum respeito, e nessa categoria estao incluidos os pedestres. Desafio qualquer pessoa afirmar aqui que consegue atravessar uma faixa de seguranca sem ter que parar e dar prioridade aos carros primeiros e só depois esperar uma brechinha prá atravessar a rua. Pensem no que vcs falam e fazem. Assim como um troglodita nao tem direito de bater em uma crianca indefesa, um motorista nao pode em situacao ALGUMA usar do poder de sua máquina como arma mortífera. Nao importa o fato ocorrido, mas sim a atitude do cidadao. Sao normal morais e de convivência humana, critérios básicos para a sobrevivência humana pacífica em sociedade. Esse caso tem que ser usado como exemplo para gerar mudancas, já que é só assim que as mudancas infelizmente ocorrem: atravez de escândalos e tragédias. Chamar um psicopata de mártir é demonstrar uma falta absoluta de ética.

Anônimo disse...

A bicicleta é o meio de transporte do futuro, e nao do passado. Eu na Alemanha, e por aqui a bicicleta nao é so respeitada, como tambem é insentivado o seu uso, com campanhas, beneficios, e facilidades, como encontrar estacionamentos em todos os lugares, lojas, restaurantes, reparticoes publicas,etc..
O ciclista aqui é respeitado e admirado.

Anônimo disse...

Políbio, não seja medíocre. Leis são feitas para os pobres, o senhor as desconhece.

Anônimo disse...

Este pais não tem infraestrutura decente para carros e pedestres, quanto mais ainda para bicicletas. Já bastam as carroças e carrilheiros para atrapalhar o fluxo do trânsito nas ruas estreitas de de uma Porto Alegre provinciana.

Anônimo disse...

Caro Políbio,

Que decepção, pensei que você fosse bem informado.

Você quer justificar o injustificável, transformar as vítimas em criminosos e o criminoso em vítima.

"Eles não pediram autorização a EPTC e interromperam o trânsito".

Não é possível que você não tenha visto as imagens.

O trânsito estava em movimento, e certamente mais rápido do que os engarrafamentos que os motoristas causam uns aos outros.

Confronto iminente? Com alguém como o motorista em questão, que possui rico histórico em agressões e desrespeito às leis de trânsito, e que agora diz-se com problemas psicológicos é certo que haveria confronto com qualquer um que atravesse seu caminho, até o gandula do inter sabe disso.

Em qualquer País civilizado pedestres e ciclistas são respeitados e esta "Fera Humanóide" já estaria enjaulada desde o dia do "crime".

Pessoas como essa, no trânsito, matam !
Matam desconhecidos, amigos , parentes, matam até a si mesmas, mas só quando as coisas dão muito errado.

Nossas leis são brandas e raramente são cumpridas, e figuras como essa são sempre protegidas pelos seus iguais. Aqueles aos quais pedes para sair do armário.

Você deveria saber que na Europa o uso de bicicletas como meio de transporte é altamente incentivado, e que as prefeituras de grandes cidades com Paris, Milão e outras disponibilizam um serviço de "aluguel" de bicicletas para a população, uma vez que se deseja reduzir a poluição e a quantidade de veículos motorizados nas ruas.

Estive em Madrid recentemente, e o hotel em que me hospedei disponibilizava bicicletas para os hóspedes, como fazem milhares de hotéis espalhados pela Europa.

Porto Alegre, está entrando para história com um episódio vergonhoso. Um exemplo de desrespeito às leis e de impunidade.

Foi muito conveniente para a "Fera", a atuação da Polícia que retardou sua atuação e aguardou que a mesma se apresentasse, que se internasse, etc.

Os fabricantes de automóveis do mundo inteiro estão investindo em bicicletas com a sua marca. As bicicletas comuns e elétricas vão invadir as ruas do mundo, quer você queira, goste ou não.

É impossível deter o futuro, e seus descendentes certamente pedalarão algum tipo de bicicleta.

Seu comentário é preconceituoso contra ciclistas e bicicletas e suas idéias completamente anacrônicas com relação a meios de transporte e civilização.

Re"cicle"-se

Anônimo disse...

caro polibio! como pode se posicionar desta forma, sou ciclista tambem por opçâo, é dificil de admitir que este site apoia banalidades, eu digo banalidades, e nao um movimento saudavel em defesa da vida e por um mundo mais tranquilo e respiravel, precisamos deixar os interesses de lado, desculpa mas seu comentario me da nauseas

Anônimo disse...

"72% dos leitores desta página acham que os ciclistas que interromperam o trânsito na Cidade Baixa, Porto Alegre, sexta-feira, não poderiam ter feito isto."

Quer dar ar de "artigo científico" ao escrito? Quer justificar atos contra a vida?

Bom, depois de ler "95%" de comentários contra teu escrito, fico pensando que atos "contra a ordem", o termo "baderneiros" presente em algumas mesas de discussão, são exatamente o problema em nossa sociedade: falta de mobilização da sociedade civil a favor de seus direitos. Reclamamos todos da corrupção, do abuso policial, da fome, etc etc, mas quando um grupo sai as ruas para reivindicar seus direitos, isto é tachado de "inimigos da ordem pública". Mesmo que compremos a explicação do senhor (termo, provavelmente presente pelo terno e gravata do motorista) Ricardo Neis, nada JUSTIFICA o ato.

Enfim...

PoPa disse...

Dei-me ao trabalho de ler a maioria dos comentários nesta página e é verdade! Tens razão no teu comentário.

A questão da prisão é um exagero óbvio, levado pela pressão da minoria barulhenta, que atropela o bom senso.

A praga do século é o tal politicamente correto. gente que acredita que, para o bem da humanidade, vale qualquer coisa. O motorista é um destemperado e a turma da retaguarda não é muito melhor que ele, pois provocou um maluco até ele surtar...

Anônimo disse...

Há farta literatura sobre os "idiot savant", muitos tem alta capacidade para algumas tarefas matemáticas, como, por exemplo, passar no concurso do Banco Central, por outro lado, não tem a minima capacidade de administrar as relações interpessoais, como, por exemplo, correm atrás da namorada com machadinha e atropelam ciclistas.

Anônimo disse...

Os ciclistas não interrompiam o trânsito! Eles estavam andando, é só olhar os vídeos. Massa Crítica em nenhuma parte do mundo é acompanhada a não ser por ciclistas. Revela-se o cronista um total desconhecedor do que comenta. Deveria haver punição para jornalista que informa mal, que produz tamanho desserviço à opinião pública.
Angelica Duarte (pedestre e ciclista, participante da Massa Crítica em Porto Alegre e em São Paulo)

Douglas Dickel disse...

Anônimo mordaz:

Radical é o enlouquecimento da maioria das pessoas, assim como radical é a vertiginosa queda e fracasso do planeta e seus habitantes, gerando sofrimento e morte para inúmeras espécies. Não penso no meu umbigo e no umbigo do meu carro. E não preciso de carro como instrumento de poder, como prótese fálica. A NASA acabou de anunciar que o derretimento dos polos está mais avançado do que se previu, por exemplo.

Sugestão de DVD: o documentário famoso chamado Corporação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/