Comissão de Ética Pública da Presidência toca segunda censura ética em cima de Erenice Guerra

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu hoje, por unanimidade, aplicar censura ética à ex-ministra Erenice Guerra nas acusações de tráfico de influência. Na prática, a medida funciona como um reconhecimento de que a ex-ministra teve conduta não-condizente com o cargo que ocupava. A medida não a impede de assumir um cargo público, mas funciona como um aspecto negativo em seu currículo de servidora pública. A ministra deixou o cargo em setembro, durante a campanha eleitoral, após denúncias de tráfico de influência. Parentes da ex-ministra, que sucedeu a presidente Dilma Rousseff na Casa Civil quando deixou o posto para disputar a eleição, teriam intermediado contratos de empresas com entidades ligadas ao governo. Segundo o relator do caso, Fabio Coutinho, a segunda censura ética - a primeira foi aplicada há seis meses - mostra que o Estado brasileiro não considera a conduta compatível com o cargo exercido por Erenice. “Funciona como algo desabonador”, afirmou. Ao rebater a afirmação de que a medida não traz uma condenação ou impedimento prático para a ex-ministra, Coutinho afirma que, com a publicidade da medida, e pelo fato de ser a segunda censura, “cada um que tome suas próprias conclusões”. “O que se aplica na comissão é a pedagogia da Ética”, afirmou o relator.

* O caso não tem nada a ver com a instalação da Escolinha Luciana Genro nas dependências da Escola Superior do Ministério Público do RS. A ex-deputada do PSOL, filha do governador Tarso Genro, é candidata declaradíssima ás eleições para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ladrão se tira do posto, quando pego, evidentemente, incompetente todos temos que engolir até nova eleição.

Isto é o presidencialismo.

SERGIO OLIVEIRA disse...

A escolinha da luciana genro é, de certa forma, o albergue dela, ou seja, sua escola ficará albergada nas salas da Escola Superior do Ministério Público RS.

Anônimo disse...

Sai de Baixo!
http://febajus.blogspot.com/


"Começou o corre corre da turma da Dilma pra se desvincular da famiglia de Erenice. Leio no UOL:


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, negou no final da tarde desta terça-feira (21), que tenha qualquer responsabilidade sobre a nomeação de Erenice Guerra como titular da Casa Civil, por ocasião do seu afastamento do governo. Segundo Dilma, a decisão foi exclusiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O presidente Lula estabeleceu como critério para a sucessão dos ministérios, por ocasião das mudanças em razão da campanha, a indicação dos secretários-executivos. Foi algo generalizado, em todos os ministérios”, disse a candidata petista.


Vamos recapitular: Erenice foi consultora jurídica do Ministério de Minas e Energia sob Dilma; em 2005, Dilma assumiu a Casa da mãe Joana Civil, e lá foi Erenice para a Casa Civil, assumindo a Secretaria Executiva, o cargo chave abaixo da Ministra. Dilma sai, e quem assume o ministério? Erenice, oras. E agora Dilma diz que não teve nada com isso?


Numa tacada só ela devolve o abacaxi para Lula, que nunca sabe de nada mas que declarou no discurso de posse de Erenice:


E eu, ô Dilma, eu te confesso que eu não conheço... mas eu não sei quantas vezes a Casa Civil deste país funcionou com a competência que funcionou na tua gestão na Casa Civil. Eu acho que... eu acho que a tua saída é um prejuízo para o país, mas a tua saída é dentro de uma perspectiva de que você seja mais do que chefe da Casa Civil. Então, a esperança é a motivação da tua saída. E você deixa uma companheira da qualidade da Erenice, que foi... Eu, se pudesse colocar duas ministras em uma só, eu colocaria a Erenice e a Míriam Belchior no... não cabe... Mas a Erenice é a parte que ajudou a Dilma a tocar a Casa Civil, e a Míriam Belchior ajudou a tocar o nosso PAC.
É a sina clássica. A vitória tem muitos pais (e mães), já a Erenice Ministra, essa é órfã...."

Anônimo disse...

Continuas sem assunto...Então idéias: Temos aí o indiciamento do patrolador de ciclistas (seu ícone). Temos aí discursos de Obama acariciando Lula e seu passado. Ou então elogiando Dilma por ter sido uma "Guerrilheira" para desbancar a ditadura militar, adorada (a ditadura) por direitopatas sujos. Indicando aos árabes o Brasil como caminho. Sei que isso tudo dói na direitalha imunda (leia-se o escroto do reinaldo, tá louquinho. Hoje certamente a dose será triplicada). Ah, Tarso revoga aposentadoria de flavio vaz neto, concedida por yeda lá no auge da Rodin. Cruzes, imagina mexer nessa coisa de novo? Podes ir ao futebol para desaluviar. Também temos assuntos. Damião convocado (justamente, embora eu seja tricolor). E como diz o Juremir: AOD cumpriu sua missão, entregará o beira-rio a quem tiver mais bala na agulha. Coisas normais de entreguistas como o "editor", britistas, fhcistas, yedistas e todos aqueles que arriam as calças por meia dúzia de moedas. Bem, era isso...Té mais...

lenibeatriz disse...

ahahahahahah!!!

Uma "censura ética" que não traz qualquer impedimento? Nem punição? Nem mesmo o pagamento de uma cesta básica? Ou trabalho comunitário?
Que "pedagogia" é está?

Mais parece - como dizíamos? - "conversa pra boi dormir"...

A defesa dos valores éticos e democráticos não é aspiração do PT

Se os seus leitores quiserem, podem dar uma passadinha aqui:
http://eutambemacreditoemlobisomem.blogspot.com/2011/03/httpwww.html

Anônimo disse...

Pobre mulher... Deve estar arrasada... Eu no lugar dela faria uma tour internacional, compraria uma Ferrari, uma avião... Tudo na tentativa de compensar o trauma por tão impiedosa pena.

Anônimo disse...

Você esta doente, após exames o médico diz, é câncer, o que você faz, segue o tratamento urgente.O sistema politico e publico no brasil já foi diagnosticado;esta com câncer, é necessario tratamento urgente,mas infelizmente os mèdicos que é a população (Povo) não estão nem ai,
é impressionante a inércia e o descaso dado a todos os milhares de casos de roubo e desvios de dinheiro. A 17 anos atraz a carga tributaria era 26% atualmente e´37% a cada real pago em impostos outro real é sonegado,é só olhar as residencias nababescas no litoral gaucho,portanto existe uma casta que consegue fazer fortunas de um jeito legal ou ilegal.Caixa dois, frio, por fora,sem nota, super faturado, propina, comissão, en negro, o crescimento economico de algumas pessoas sempre passou por estas praticas.É cultural esta no DNA de muitos brasileiros.

Anônimo disse...

Tenho percebido que nestes últimos tempos, os petralhas, estão virando "habitué" nesta página, a exemplo do anônimo das 23:37, que provavelmente não passa de mais um dos que passaram a parasitar o estado depois de 1° de janeiro

Aquiles disse...

O "anônimo" das 23:37 deve ter alguma boquinha de porteiro de alguma repertição pública estadual para poder postar comentários tão tosocos como este as 23:37. Ou seria mais correto dizer "bostar" considerando ao teor patético?

Anônimo disse...

Poxa, que rafuagem o anonimo das 23:37hrs...vem sujar o nosso espaço com sua fuligem

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/