La Niña vai prejudicar a próxima safra gaúcha de grãos.

Os leitores desta página sabem desde 23 de junho que a safra gaúcha de grãos deste ano (2009/2010) foi de 25 milhões de toneladas.

. A Conab só reconheceu o número nesta sexta-feira, quando anunciou que a safra brasileira de grãos foi a 148 milhões de toneladas.

. Além da quantidade recorde, os preços também são bons, embora não caracterizem recordes.

. No caso do RS, o mais notável é que ocorreu uma nova – a quarta seguida – supersafra de grãos no Estado.

. A governadora Yeda Crusius puxa a brasa para o seu assado, embora reconhecendo que a razão principal dos êxitos continuados é o clima.

. A safra de verão (milho, soja e arroz) foi excepcional, mas a safra atual, de inverno (trigo) não deixa nada a desejar, embora seja pouco representativa no conjunto. Daqui a um mês, a colheita do trigo começará. Serão 2 milhões de toneladas. Os produtores gaúchos só não plantaram mais por que na época do plantio os preços estavam muito deprimidos (a cotação atual chega a mais de R$ 400 a tonelada) e a insegurança climática era enorme.

- O diretor da Brasoja, Antonio Sartori, com quem o editor conversou nesta sexta-feira, adverte para as más condições do tempo, decorrentes dos efeitos que La Niña já impõem. Ele está convencido de que a próxima safra gaúcha de grãos (2010/2011) será muito ruim.

4 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

Temos o ciclo das vacas gordas, e, o das vacas magras. Nada, como se preparar...

Anônimo disse...

Quem pode administrar bem o Estado quando vier o ciclo de vacas magras, que é inevitável, pois faz parte da rotina da vida de todos nós?
Certamente quem conseguiu solucionar uma série de problemas que o RS enfrentava para seu desenvolvimento e já mostrou sua capacidade.
Espero que o povo tenha essa capacidade de examinar bem, comparando de um lado promessas e de outro lado realizações bem sucedidas e que beneficiaram o Estado do RS.
Só Yeda tem esse crédito.

Anônimo disse...

O fenomeno será outro.

Anônimo disse...

La Niña é a Tarsila filha da Yeda?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/