Indecisão da justiça põe eleições no limbo

A três dias das eleições, o brasileiro não sabe nem ao menos quais documentos são necessários para votar. Desconhece tampouco se o candidato que escolher poderá assumir o cargo em caso de vitória nas urnas. Esses são alguns dos problemas decorrentes da indefinição das regras eleitorais no país reconhecido por avanços como a urna eletrônica. O Supremo Tribunal Federal enterrou ontem as últimas esperanças em relação à Ficha Limpa ao extinguir o processo relativo a Joaquim Roriz.

. Com o arquivamento do caso, os candidatos condenados pelo TSE concorrem na eleição, mas não terão os votos contabilizados. Para agravar a insegurança jurídica, a mais alta corte não fechou questão sobre a necessidade de se apresentar um documento com foto além do Título de Eleitor. Sete ministros votaram pela suspensão da obrigatoriedade, mas Gilmar Mendes pediu vista do processo. O magistrado se comprometeu a manifestar o voto na sessão de hoje do STF.

6 comentários:

Anônimo disse...

..isso se o escândalo serra de ligar ontem não se repetir hoje

Anônimo disse...

Alem disso, temos como confiar 100% na surnas eletronicas reguladas por este governo que e uma fraude so?!

Anônimo disse...

O melhor "ficha limpa" é, ou deveria ser, o próprio eleitor. Convenhamos... se o candidato em que a pessoa pensou em votar estiver metido em falcatruas, não é nem preciso que a justiça decida se ele pode se candidatar ou não. O poder da justiça, neste caso, está na mão do eleitor. O normal seria esperar que nenhum ficha suja se eleja. Entretanto, sabemos que muitos acabam se elegendo, seja por desconhecimento do eleitor, seja por sua ingenuidade, seja por outros interesses. De qualquer forma, isto faz parte da democracia e seria assim em qualquer país. Mas, como se sabe, democracia, assim como muitas coisas na vida, é algo que se aprende. Esperemos que as pessoas aprendam com o tempo para chegarmos ao ponto de nem precisar existir uma lei de ficha limpa. Até lá, muita gente vai continuar dando com a cabeça.
Mas volto a enfatizar: quem decide e tem o poder é o eleitor. Então cada um pode fazer a sua parte sem esperar as decisões deste tipo.

Anônimo disse...

O sr. editor não escreveu que o Gilmar Mendes foi indicado pelo FHC e recebeu ligação do Serra para pedir vista...
Citando a dona yeda "não sei se má-fé ou desconhecimento"...
é má-fé? encerre este blog! é desconhecimento? encerre este blog!

Anônimo disse...

Tem petralha que quer que existam só os blogs "sujos" na internet, isto é, aqueles que são sustentados pelas verbas da CEF, PETROBRAS, Banco co Brasil, e que invarialvelmente só fazem elogios ao Lulla e a Dillmá. Alguns desses donos de blogs sujos contratados da Empresa Brasileira de Comunicações mais conhecida como TV LULLA.

Anônimo disse...

Parabéns ao JUIZ Gilmar Mendes!!!Pena que não foi seguido pela maioria...

O correto seria manter a exigência do título de eleitor mais um documento oficial com foto,até em respeito àqueles eleitores que gastaram dinheiro e perderam tempo para estarem em dia com as exigências anteriormente votadas e sancionadas pelo presidente molusco!!!

Mudar em cima da hora,quando o jogo está em andamento,e,para piorar ainda mais,na parte final do mesmo,francamente,isto é coisa de moleque...

E como há brasileiros que adoram uma molecagem,mesmo em seu prejuízo!!!Depois,ainda,alguns ficam cheios de prurido,como quando se chama este país e seu povo pelo seu devido nome:macunaíma fdp(pleonasmo)!!!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/