A crise na Europa é bem pior do que parece.

O ex-secretário da Fazenda e atual consultor do Banco Mundial, Aod Cunha, voltou a Porto Alegre nesta quarta-feira, vindo de Barcelona. Na Espanha, Aod foi palestrante de um seminário internacional organizado por fundos de investimento. Antes disto, ele passou duas semanas em Cabo Verde, a serviço do Banco Mundial.

. Sobre as duas viagens:

Cabo Verde – A crise econômica européia afetou bastante as avaliações feitas por Aod, porque Cabo Verde depende muito de recursos financeiros e humanos de Espanha e Portugal, dois Países gravemente afetados neste momento.

Crise na Europa – Segundo Aod, ela tem três vetores, conforme percebeu em Barcelona:

1) A crise fiscal.

2) Crise sistêmica de ativos podres no sistema bancário europeu.

3) Crise de funcionalidade do sistema de livre mercado na Europa, dado a existência de leis restritivas da liberdade econômica.

. “A questão não é só dinheiro”, avisou Aod Cunha ao editor, numa conversa por telefone.

- Aod levou na viagem um exemplar de “O Safári da Estrela Negra”, livro de Paul Theroux, que descreve sua recente incursão pela África. O livro foi um presente do editor.

* Leia entrevista, a seguir.

Um comentário:

Júnior Eckert disse...

O presidente das empresas prestadoras do serviço deveria no mínimo apresentar um plano de melhorias, e não defender a inércia do poder público. O serviço da banda larga é fundamental para o desenvolvimento econômico do país... omitir-se desta questão é ser complacente com o atraso de uma nação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/