Financial Times prevê Brasil Campeão da Copa e Dilma eleita em 2010

Diga o que você acha destas duas previsões do FT.
Escreva para polibio.braga@uol.com.br

ma eleita em 2010Um painel de jornalistas do diário britânico Financial Times escolhido para fazer previsões sobre 2010 vê o Brasil como favorito para vencer a Copa do Mundo de futebol, na África do Sul, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, favorita nas eleições presidenciais brasileiras.
Diante da pergunta "Como será a vida após Lula?", o correspondente do diário no Brasil, Jonathan Wheatley, observa que, apesar do perfil parecido dos dois principais candidatos à Presidência, José Serra e Dilma Rousseff, de tecnocratas com pouco carisma, a escolha terá um grande impacto sobre o futuro do país.
"Muitos acreditam que o país está num caminho seguro para se tornar a quinta economia do mundo até 2020. Mas o Brasil ainda precisa de reformas voltadas para o mercado nos setores tributário, de pensões e na educação. A escolha do próximo presidente importa bastante", diz Weathley.
Para o correspondente, Serra e Dilma são diferentes. "Serra acredita em um governo eficiente. Rousseff, aparentemente, acredita em um governo forte", diz seu texto.
"Minha previsão é de que Rousseff vencerá - e de que o ciclo de crescimento do Brasil vai perder gás em três ou quatro anos", conclui o jornalista.
Copa do Mundo
Em outro item, o diário questiona: "Quem ganhará a Copa do Mundo de futebol na África do Sul?"
O colunista de esportes do jornal Simon Kuper diz que "há um padrão no resultado das Copas do Mundo, razão pela qual o mais provável ganhador da próxima será o Brasil".
"Quando a Copa do Mundo não é na Europa, o Brasil normalmente ganha", observa o colunista.
Apesar disso, ele aponta ainda a Espanha como "a segunda superpotência" atual do futebol, ao lado do Brasil. "A vitória da Espanha na Euro 2008 não foi acidente", diz Kuper.
Correndo por fora na luta pelo título, o colunista aponta a seleção dos Estados Unidos, que se aproximou dos dez primeiros do ranking da Fifa após vencer a Espanha na semifinal da Copa das Confederações, em junho, e "assustar" o Brasil na final.
Entre as demais previsões do diário para 2010 estão a de que será o ano mais quente da história, que os mercados de ações continuarão boas opções de investimentos no ano que vem, ainda que com ganhos menores do que neste ano, e que os Republicanos recuperarão terreno na política americana com as eleições para o Congresso.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero entender como a opinião de 2 jornalistas do Financial Times , vira um " painel de jornalistas ".

Anônimo disse...

Se isto ocorrer, esta senhora conseguir seu intento, podemos afirmar que nós brasileiros, todos, temos preço, e ele é barato, já que o voto é obrigatório.
Foram três grandes desastres de aviões nesta administração federal. O estrago será de tamanha monta que só futuras gerações sentirão. Por exemplo, no futuro, teremos neste País outra Nação, neste governo fundada, bem ao norte. O resultado de um governo se verifica até 50 anos.Quem viver verá.

Anônimo disse...

ACHO UMA IDIOTICE, NEM DILMA, NEM SELEÇÃO BRASILEIRA, PREVISOES QUE BOBAGEM NEM DEUS AS FAZEM ISTO CHAMA-SE OPORTUNISMO..

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
ESSA TURMA DA IMPRENSA AMERICANA NÃO ENTENDE NADA DO DIA-DIA DOS POVOS DA AMÉRICA LATINA. MANTIVERAM-SE SOLIDÁRIOS AO MANUEL ZELAYA, AQUELE FARSANTE DE HONDURAS, RETARDANDO ENORMEMENTE À SOLUÇÃO DO IMPASSE HONDURENHO, OND, LULA, HUGO CHAVEZ E TANTOS OUTROS COMUNISTAS DO FORO DE SÃO PAULO, TOMARAM A MAIOR PORRADA, POR PARTE DOS HERÓICOS HONDURENHOS, SOLIDARIAMENTE APOIADOS PELAS FORÇAS ANTICOMUNISTAS DE TODO O MUNDO.
JÁ DISSE E REAFIRMO: ESSES AMERICANOS NECESSITAM RECEBER AULAS SOBRE POLÍTICA CONTEMPORÂNEA, AQUÍ CONOSCO.
DEPOIS DA ESCOLHA DE OBAMA, CONSIDERANDO LULA "O CARA", FICA BEM CLARA A IGNORÂNCIA NORTEAMERICANA, QUANTO AOS VALORES AO SUL DO RIO GRANDE.

Olga disse...

Puxa vida! Mas sera que ja nao sacaram que aqui o que eles sacaram la fora, ou seja, o tamanho do Egão do Lula. Assim, agradar o Lula significa assegurar o mercado brasileiro,onde o mundo todo quer botar a mão.Conclusão> o Lula vendendo o Brasil e o povo achando o maximo. Credo!!!

Justiniano disse...

Se as previsões deste jornal forem iguais as previsões que fizeram no início de 2008, quando mantinham expectativas de crescimento da Europa e depois com uma bomba que explodiu nos bolsos com uma grande crise.
Pelo visto a mãe Dinah anda fazendo escola com esses jornalistas. Depois dessa durmo tranquilo, porque na inglaterra nunca saiu um bom profeta do futuro. No país que gerou um principe pateta chamado Charles, não há seriedade.......

Anônimo disse...

Chora direitalha!!! Eheheh

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/