CPI evita mostrar o que tem sobre merenda solidária em Gravataí

É constrangedor para a bancada do PT na Assembléia a exposição do contrato para o fornecimento de merenda escolar em Gravataí. A prefeitura é do PT. Na ocasião, 2007, o prefeito era Sérgio Stasinski, o secretário da Educação era Márcio Souza e o deputado estadual já era Daniel Bordignon.

. Os deputados Stela Farias e Daniel Bordignon, ambos do PT, avisaram nesta terça-feira que pretendem mostrar novos áudios e documentos, desta vez em sessão aberta. Até o momento, a bancada do PT tem mostrado apenas áudios do final do inquérito de 3.584 páginas, e unicamente os que podem atingir seus adversários do PMDB e do PSDB.

. O caso é narrado em detalhes no inquérito da Polícia Federal sobre a Operação Solidária e está com todas as letras na CPI do PT.

. A presidente da CPI, a deputada Stela Farias, já abriu 12 áudios do inquérito que lhe forneceu o TRF, mas até agora não liberou um só áudio ou documento sobre o caso de Gravataí.

. Na quarta-feira da semana passada, o ex-secretário da Educação de Gravataí, Márcio Souza, falou como testemunha na Justiça Federal de Canoas e sobre o caso que ocorreu durante sua administração como secretário do então prefeito Sérgio Stasinski, do PT, disse ao juiz federal:
- Quando tomamos conhecimento das denúncias envolvendo as empresas, suspendemos o processo licitatório.

. O contrato emergencial deu vitória à Verdurama, empresa controlada pelo mesmo pessoal que controla a SP Alimentação, dona dos contratos escandalosos de Canoas e Sapucaia. Até o telefone das duas estava sob o mesmo domínio (11.8145.7326) Nas denúncias que a levaram a agir, a Polícia Federal soube que o edital de Gravataí “veio de Brasília” e veio “debaixo do braço” de agentes públicos locais.

. Apenas cinco prefeituras gaúchas terceirizavam seus serviços de merenda escolar em 2007: Canoas (PSDB), Sapucaia (PMDB), Passo Fundo (PDT), São Gabriel (DEM) e Gravataí (PT). Todos receberam a visita do cartel liderado pela SP, que contava com “apoio” de parlamentares da região, executivos e lobistas.

. O ex-secretário da Educação do PT não contou tudo. É que ele foi obrigado judicialmente a suspender o contrato emergencial. O agravo aceito pela justiça partiu do próprio cartel liderado pela SP. A Polícia Federal flagrou o ex-secretário Chico Fraga comemorando a “vitória”:
HNI - .... Acabou de sair a liminar do juiz dali de Gravataí, viu ?
Chico Fraga (secretário, Canoas) – Ah !
HNI – Suspendendo a licitação !
....
Chico Fraga – Ah, ta. Apesar ? Oh, HNI, que ficou, aquela de Gravataínão ta no pacote, viu ?
....
Chico Fraga – O presidente vai ficar feliz (com a notícia). Ta aqui o telefone dele.

. Tem mais sobre Gravataí.

Um comentário:

Anônimo disse...

Petista não fala a verdade nem sob tortura!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/